Perfis dos MBs

Yago Sampaio: Líder do time de Customer Success do Mobills

Foto do Yago Sampaio
Cecília Mesquita
Escrito por Cecília Mesquita

“O Mobills me ajudou pessoalmente, me incentivando a buscar mais conhecimento, ser mais curioso, ser mais proativo e também incentivou minha liderança.”

Yago Sampaio: Líder do time de Customer Success do Mobills

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Que tal conhecer melhor a equipe do Mobills? Toda semana faremos um perfil de um dos nossos colaboradores (MBs) que vão contar sobre como é trabalhar no Mobills, o que mais gostam na startup e muito mais.

A nossa primeira entrevistada foi a Géssica Passos, não esqueça de conferir a entrevista dela.

Na entrevista de hoje teremos o Yago Sampaio, líder da equipe de Customer Success, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, está no Mobills à três anos e não mede esforços para ajudar e tirar todas as dúvidas dos clientes.

Perfis dos MBs: Yago Sampaio – Líder do time de Customer Success do Mobills

 

Como surgiu a oportunidade de você ingressar no Mobills?

Acho que meu caso foi o mais informal de contratação na empresa, já conhecia o David e o Carlos fazia alguns anos e tinha acabado de chegar de missão (projeto voluntário da igreja) em outro estado, quando o Carlos me convidou para trabalhar e me contou sobre o projeto do Mobills. A vaga era para suporte, atendimento ao usuário.

Eu vim para a entrevista já sabendo da cultura da empresa, vim de bermuda e chinelo e logo comecei a trabalhar aqui.

Na época, ainda não existia um time dedicado ao suporte. Quem fazia o atendimento aos usuários era o Viana, que era estagiário, e pouco tempo antes disso os desenvolvedores além de desenvolver o aplicativo, também cuidavam dessa parte.

Como o Mobills te ajudou, tanto profissional como pessoalmente?

Me ajudou muito, muito mesmo, porque esse foi meu primeiro emprego de carteira assinada, foi como me inseri no mercado. Me ajudou muito por que logo que eu entrei, estava começando a faculdade e ainda não tinha experiência profissional de verdade, a experiência que eu tinha era da missão.

Eu não conhecia nada sobre atendimento ao usuário (mas por causa da missão, aprendi a ouvir e ajudar pessoas, isso ajudou muito!), nem sobre áreas mais técnicas e conhecimento mais específico, então, trabalhar no Mobills me ajudou profissionalmente a entender muito mais do universo da TI.

Essa foi uma das melhores coisas que aconteceu por conta da faculdade e de trabalhar aqui, muita coisa que eu via na faculdade eu conseguia ver ser aplicado aqui na empresa, então isso me ajudou bastante a colocar em prática muito do que que eu via na faculdade.

O Mobills também me auxiliou no lado pessoal, me incentivando a buscar mais conhecimento, ser mais curioso, ser mais proativo e na questão da liderança, quando eu entrei, eu era o gerente da área de suporte (por que era só eu e o Viana :P).

Os gestores me ajudavam, mas eu tinha de correr atrás de aprender para fazer meu trabalho da melhor maneira possível e depois, aprender a gerenciar uma equipe, conforme ela ia crescendo.

Qual o diferencial do Mobills?

Eu acredito que um dos principais diferenciais do Mobills, é dar a oportunidade de você fazer a diferença aqui dentro, eu posso tomar decisões, posso estudar estratégias e tenho a confiança dos gestores da empresa.

Outra coisa que é um diferencial é a cultura da empresa, não ter dress code (expressão relacionada a um conjunto de regras sobre o que se deve vestir), o ambiente em si que é muito confortável e a parte de comemorar resultados, que é algo muito difícil de ser visto em outras empresas.

Eu sinto que essa é uma empresa que realmente se preocupa com seus funcionários.

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Qual foi o seu maior desafio, até agora, trabalhando no Mobills?

A área de Customer Success (Sucesso do Cliente, em tradução literal) é relativamente bem nova e uma coisa bem difícil tem sido adquirir mais conhecimento sobre essa área, então essa foi uma dificuldade que eu tive no início e depois veio a parte de aprender a gerir uma equipe, criar métricas, coisa que eu não tinha experiência.

Quando a equipe começou a aumentar eu precisava treinar pessoas e entregar relatórios e eu tive que ir atrás de aprender como seria a melhor maneira de fazer isso.

Mas com determinação e proatividade eu consegui superar os desafios e encarar minhas responsabilidades, o Mobills também dá muitos incentivos para o aprendizado e todo suporte que a gente precisa como funcionário.

Como é o ambiente de trabalho no Mobills?

É muito bom, tem essa coisa de ter horários flexíveis e eu posso vir trabalhar à vontade de bermuda, parece que eu tô indo à praia e não ao trabalho (risos).

O ambiente é confortável, divertido, aqui todo mundo trabalha perto, não tem isso de salas separadas por setores, isso ajuda muito na comunicação e no relacionamento com todos.

Como é a sua relação com seus colegas de trabalho?

Eu acho que esse é um dos porquês de eu gostar tanto de trabalhar no Mobills. Desde o início, quando eram só os sócios, a Géssica, o Viana e o Renan, até agora, não sei o que acontece, mas a empresa só contrata pessoas legais e boas de se relacionar.

As pessoas têm perfis parecidos e aqui a gente consegue ter assunto com todo mundo.

Outra coisa que eu gosto muito é dessa parte de compartilhar conhecimento, desde o começo as pessoas me ajudaram muito dentro da empresa e eu cresci muito por causa da ajuda dos colegas de trabalho.

O que você espera do futuro em relação ao Mobills?

Eu espero que o Mobills cresça e consiga se expandir internacionalmente, eu espero realmente que o Mobills se torne o número 1 como aplicativo de gerenciamento financeiro no mundo todo e acredito que temos muito potencial para isso.

Ultimamente eu vejo o pessoal realmente dando duro, em todos os times, seja de marketing, desenvolvimento ou Customer Success.

Percebo que a galera tá se esforçando ao máximo e acredito que isso vai fazer com que a gente cresça cada vez mais.

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O que mais te deixa feliz no Mobills?

Poder fazer parte de um projeto que eu acredito e impactar positivamente a vida de várias pessoas. É muito legal quando eu vejo um cliente satisfeito após receber suporte da equipe, quando a pessoa chega pra gente, ela tá com dificuldade e consegue ter seu problema resolvido e sai feliz. Eu também fico muito feliz com isso, sabe?!

Quando vejo o mesmo acontecendo com os outros funcionários, eles receberem elogios por conta do bom atendimento, eu me sinto orgulhoso, tipo um pai (risos).

Eu vejo como eles chegaram aqui e como estão agora, a evolução deles, isso me deixa feliz.

O que você diria a um cliente do Mobills?

O controle financeiro impacta em muitas áreas da nossa vida e a gente precisa fazer esse controle de maneira efetiva, eu diria que não desanime, não deixe de usar o Mobills, não desista, fale com a gente, chame o suporte, mande suas dúvidas sobre o aplicativo.

Conte pra gente o que você sente falta no app, queremos que as pessoas entrem em contato com a gente, queremos responder às duvidas e nosso atendimento é rápido, na medida do possível.

Conte uma história (real) que tenha relação com o Mobills

Eu tenho muita história com o Mobills, nos últimos três anos muita coisa aconteceu. Eu lembro do dia que a gente foi na praça da CeArt, todo mundo passou no McDonald’s e foi pra lá no horário do almoço.

Foi na época da febre do Pokémon GO, a gente comendo hambúrguer na praça e caçando pokémons, foi muito legal.

Quase tudo aqui tem que ter comida envolvida, teve um dia que a gente viu um cupom de batata grátis no McDonald’s e como bons MBs, fomos atrás de aproveitar o desconto.

A gente pegou muita batata e trouxe até de volta pro escritório, inclusive pegamos mais batata do que conseguíamos comer, esse dia foi louco!

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