Você está gastando seu dinheiro sem nem perceber
Por favor, avalie esse Post

Você está gastando seu dinheiro sem nem perceber

Banner convidando para o site do Mobills

“Ah, como seria bom ter mais dinheiro no final do mês”, esse pensamento já deve ter passado pela sua cabeça diversas vezes. E a solução para esse problema pode estar bem na sua frente. Uma das maneiras mais fáceis de guardar mais dinheiro ao longo do mês é economizar em coisas que você está gastando sem perceber.

Você pode começar fazendo pequenos ajustes nos seus gastos e analisando aqueles que são melhores. Logo no primeiro mês você vai sentir a diferença e perceber que uma folga no orçamento te faz se sentir muito bem.

Quer ver algumas maneiras de evitar ou cortar gastos despercebidos? Confira nossas sugestões!

Como você está gastando seu dinheiro sem nem perceber

 

Comida que acaba estragando

Comprar demais no supermercado pode levar ao desperdício, então, pense bem antes de comprar alimentos perecíveis, eles não vão ficar frescos para sempre. Uma dica para evitar esse desperdício é comprar uma vez por semana invés de mensalmente.

14 DICAS SUPER SIMPLES PARA ECONOMIZAR NO SUPERMERCADO

Não comparar preços ou perder descontos

É comum que supermercados e lojas de varejo inflem os preços para parecer que estão dando um desconto melhor do que o real, por isso, procure pesquisar em várias lojas antes de concluir uma compra e busque o maior desconto real.

Outra coisa para tomar cuidado é com as compras por impulso, às vezes encontramos um desconto tão bom, que não pensamos direito antes e acabamos comprando por impulso.

O resultado final? Um problemão de contas no final do mês. Portanto, mesmo que esteja em promoção, se você não precisa, você não está economizando, mas sim gastando.

Tv a Cabo

Provavelmente este não é um dos seus menores gastos, mas você já se perguntou se o que paga neste serviço realmente compensa? Você assiste com frequência? Ou só paga pelo luxo?

O fato é que você não precisa de tv a cabo para sobreviver, considere mudar para um plano mais barato ou talvez um serviço de streaming.

Garantias

Você é fã de garantias estendidas ou sempre acaba caindo no papo do vendedor para adquirir esse seguro? Saiba que geralmente essas garantias não valem à pena.

Além disso, garantias também são caras, então evite comprá-las e passe a tomar mais cuidado com suas coisas.

Juros e taxas no cartão de crédito

Eu sei que é tentador comprar algo para pagar só depois, mas quando não há um planejamento financeiro sólido, o cartão pode ser o grande vilão. Além dos juros abusivos que chegam com atraso de pagamento, você também deve ter cuidado com os juros embutidos dentro das próprias parcelas.

Lembre, ainda, que as operadoras de cartão de crédito ganham quantias absurdas com os pagamentos de juros de seus usuários e não precisam cobrar uma taxa de anuidade para se manter.

Logo, se seu cartão ainda cobra a anuidade, peça a anulação dela imediatamente ou pelo menos tente conseguir um desconto se seu limite vale a pena, caso contrário, mude de serviço. Já há várias operadoras no mercado que fornecem cartões sem anuidade.

Bebidas

Quer uma forma rápida de torrar seu dinheiro? Gaste com bebidas! É muito fácil jogar dinheiro fora com isso, seja refrigerante, suco industrializado ou álcool.

A solução é cortar essas bebidas que não são realmente necessárias para sua sobrevivência, além de que cortar algumas delas pode fazer um bem danado à sua saúde.

COMO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL GASTANDO POUCO

Coisas de marca

Normalmente, há zero de diferença entre um produto de marca e um genérico, exceto, talvez, que eles têm uma boa diferença de preço.

Quando falo de produtos genéricos não estou falando só de medicações, mas também de roupas, marcas de higiene pessoal e até mesmo comida. Então, quando não fizer diferença para você, opte pelo mais barato.

Taxas bancárias

Sempre que você paga uma taxa bancária, você está jogando dinheiro fora. Isso se aplica às taxas de operação no caixa eletrônico, taxas gerais incluídas na sua conta, ou taxas de fundo de investimento que podem ser altas. Fugir dessas taxas pode ser difícil, mas é possível pelo menos minimizar o estrago.

Uma ideia é, ao receber um pagamento na sua conta corrente, você pode sacar todo o dinheiro em uma única operação, fique com a quantia que você vai precisar e coloque o restante em uma poupança ou transfira para um corretora e invista em algo mais vantajoso.

Mas claro, verifique quais são as taxas que você paga para fazer essas operações, podem ser alguns centavos ou poucos reais, mas somados podem se tornar uma quantia significativa.

Serviços de salão de beleza

Para algumas pessoas é essencial estar sempre com uma boa aparência, mas tome cuidado com serviços caros. Você precisa realmente ir à manicure e pedicure todas as semanas? Por que não fazer em casa de vez em quando?

O mesmo vale para tratamentos capilares como hidratação ou escova. Já para corte, não é todo mundo que consegue cortar o próprio cabelo, então procure um profissional de confiança que não cobre preços absurdos.

Negociar suas taxas

Uma coisa é certa, todas as taxas podem ser reduzidas, nem que te tomem várias horas no telefone. Você pode conseguir reduções de taxa em muitas coisas, cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos etc.

Existem várias maneiras de ter sucesso na redução de taxas, mas a melhor forma é fazer uma ligação e perguntar. Teste com seu cartão de crédito, você pode conseguir reduzir sua anuidade pela metade apenas falando que a do concorrente é menor.

Pagamento de seguros

Seguro de automóvel é um daqueles gastos necessários que odiamos pagar, mas muitas vezes podem te salvar de uma verdadeira enrascada financeira. De qualquer modo, existem algumas maneiras de reduzir esse custo.

Se você aderir por um carro mais antigo e mais barato, já é um grande dinheiro salvo. O desconto depende ainda da sua idade, se você é jovem, que tal colocar o carro e o seguro no nome dos seus pais?

Sua pontuação de crédito também é importante, por isso, se informe bastante com a seguradora na hora de concluir.

Planos de academia

Começou o mês, você estava super focado em concluir suas metas, foi lá e se matriculou na academia, o problema é que você aderiu a um plano anual. Na primeira semana foi todos os dias, mas no restante do mês só pisou na academia umas três vezes. Isso é um gasto totalmente desnecessário.

Quando você poderia, por exemplo, fazer uma caminhada ao ar livre. Contudo, se você gosta mesmo de malhar em uma academia, procure uma com planos que cabem no seu bolso e prefira as que oferecem planos mensais.

Comer fora

Almoçar ou jantar fora com os amigos é uma saída para o estresse, afinal, você merece relaxar de vez em quando. O problema é quando você faz disso um hábito diário.

Comer fora exige uma quantidade significativa de dinheiro que poderia ter outros usos. Dessa maneira, tente levar comida de casa e procure outras saídas para se desestressar.

Planos de dados no celular

Se você tem internet à vontade em casa e no trabalho, por que você precisa de um pacote de internet no celular? Para usar por poucos minutos no seu trajeto?

Você pode fazer trocar seu plano por um mais barato, ou simplesmente cancelar o pacote de dados e contratar planos diários, onde por alguns centavos você tem acesso à internet durante aquele dia. Aposto que você mal vai usar.

Conclusão

Uma boa motivação para reduzir suas despesas, é lembrar da importância das suas metas financeiras, elas são a chave da sua motivação. Se você ainda não tem um plano ou metas, está na hora de separar um momento para tomar decisões e definir seu futuro.

O dinheiro às vezes é uma coisa maluca. É difícil entender o quanto realmente temos, onde e quando deveríamos estar em termos financeiros, e para onde ele realmente está nos levando. Queremos fazer um orçamento eficiente, mas também queremos nos permitir algumas felicidades de tempos em tempos, não é mesmo? 

Sendo assim, lembre-se que você não precisa cortar todos os gastos citados nessa lista, alguns podem realmente te deixar feliz e isso deve sempre ser levado em consideração. Por isso, se permita alguns luxos de vez em quando, desde que eles caibam em seu orçamento.

*****

LEIA TAMBÉM:

Por que você precisa fazer um controle de gastos pessoais

Como cortar gastos supérfluos que podem atrapalhar o seu planejamento

13 itens para cortar ou reduzir e aliviar seu orçamento

*****

Curtiu essas valiosas dicas para cortar as despesas onde você gastando seu dinheiro sem nem perceber? Conhece alguma outra? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Você está gastando seu dinheiro sem nem perceber? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários