Planejamento Financeiro

Como se preparar para uma viagem de férias

Mulher relaxando na praia simbolizando o tema Como se preparar para uma viagem de férias
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Pretende viajar, mas não quer ter sustos nas finanças? Saiba como se planejar e curtir com tranquilidade.

Como se preparar para uma viagem de férias

Banner convidando para o site do Mobills

Viajar é muito bom. Acredito que a grande maioria das pessoas gosta de viajar e conhecer novos lugares, culturas, gastronomias e pessoas dos mais variados lugares do mundo.

No entanto, para que a sua viagem de férias possa ser ainda melhor e sem nenhuma preocupação, é necessário avaliar alguns fatores e se preparar financeiramente para que não venha a ter dificuldades após conhecer o destino pretendido.

Sendo assim, preparamos algumas dicas para que você se prepare para sua viagem de férias da melhor maneira possível. Confira!

Como se preparar para uma viagem de férias

Tenha um bom plano

Para quem curte tirar umas férias para viajar sozinho, com os amigos ou com a família, um bom planejamento é o primeiro passo. Com planejamento, torna-se possível conhecer aquele lugar especial, visitar um parente distante ou mesmo voltar àquele lugar inesquecível para uma segunda lua de mel bem romântica.

Primeiramente, é necessário que se defina o que se deseja, o destino escolhido, o meio de transporte a ser utilizado. O ideal é que esta decisão ocorra com bastante antecedência, pois (se for possível) o melhor é começar a pagar o pacote de viagem antecipadamente.

Há quem prefira iniciar até um ano antes, sem atropelos. Para isto, é fundamental planejamento financeiro.

Sim, é possível!

Depois dos cálculos iniciais, em que se leva em conta o valor necessário para passagens, hospedagem e passeios, você pode definir quais recursos serão utilizados para a viagem dos sonhos. Não esqueça que um recurso extra para alguma extravagância que valha a pena é essencial.

O abono de férias pode ser uma grana extra, assim como o décimo terceiro salário, e ainda uma poupança mensal. A venda de dez dias do mês também ajuda bastante nessa hora, e ainda restarão 20 dias para pura diversão.

Alguns especialistas defendem que qualquer pessoa pode realizar pelo menos uma viagem no ano, independentemente de quanto ganha por mês, bastando para isso planejar e poupar mês a mês.

Outros afirmam, ainda, que com tudo bem planejado, é possível voltar da viagem sem dívidas a pagar. O segredo está (mais uma vez) no planejamento financeiro.

Escolha bem o lugar

Escolha lugares de acordo com o seu bolso. Existem destinos bem em conta, como a Argentina, cujo câmbio atual beneficia até quem ganha pouco, e é linda, com cidades maravilhosas como Buenos Aires.

Claro que nosso país possui lugares belíssimos, praias incríveis, cidades serranas muito aconchegantes e cultura diversificada, e viajar pelo Brasil é, sem dúvida, um barato.

Pena que alguns destinos brasileiros sejam tão caros, mas dá pra escolher um que não seja tão distante e conhecer melhor a nossa terra.

Não fique no aperto

Separe uma parte de seu salário mensal para pagar as despesas da viagem de férias. Isto pode se dar por poupança ou já pagando o pacote escolhido.

Claro que tudo depende de seus compromissos financeiros, mas o ideal é que esta reserva seja de aproximadamente um terço dos seus rendimentos mensais.

Internet como aliada

No caso de passagens aéreas, vale buscar com antecedência por melhores preços que são oferecidos por companhias aéreas em sites de vendas de pacotes. Tire um tempo para a pesquisar na internet. Você poderá se deparar com ofertas bem interessantes e convidativas.

Também pela internet, você deve encontrar boas opções de passeios divertidos, visitas gratuitas a museus e pontos turísticos. Uma boa dica é perguntar a amigos que já estiveram no destino escolhido, e que têm condições de indicar hotéis e restaurantes bons e com preços bem em conta.

Se informe ainda sobre city tours oferecidos gratuitamente em cidades turísticas. Assim, é possível estabelecer o gasto diário por pessoa, que deverá ser obedecido.

Cuidado com o consumismo na viagem

Evite as compras, principalmente presentes. Sem parecer egoísmo, é bom considerar que a viagem é um presente para você e sua família, para o merecido descanso de um ano inteiro de trabalho, do cansativo estudo das crianças. Souvenires costumam ser caros e em geral não agradam aos presenteados.

Economize nesse quesito. Invista em diversão, cultura, conhecimento. Além do mais, se as despesas da viagem forem aumentadas podem comprometer as próximas férias, porque você poderá voltar com dívidas indesejáveis.

Agora é esperar o grande dia e aproveitar bastante sua viagem de férias. Boa viagem!

*****

Você sabia que estamos postando 2 textos novos por dia (de segunda a sexta-feira)?  Não perca a oportunidade de ler artigos incríveis, acesse o Portal Mobills diariamente e aprenda cada vez mais sobre todos os temas relacionados às finanças pessoais, empreendedorismo, dicas de produtividade e muito mais!

Leia mais:

Quer economizar na viagem de férias? Veja algumas orientações.

Como fazer controle financeiro em viagens? Entenda aqui!

5 dicas para viajar gastando pouco

Curtiu nossas dicas sobre como se preparar para uma viagem de férias? Conhece outra dica interessante? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como se preparar para uma viagem de férias? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing do Mobills e editor-chefe do Portal Mobills, tem 26 anos, mora em Fortaleza-CE. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.

Deixe um comentário