Sistema de controle financeiro pessoal: entenda porque é necessário

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Utilizar um sistema de controle financeiro pessoal é uma prática fundamental para quem quer economizar e manter uma vida financeira tranquila e saudável.

Porém, mesmo sendo uma atividade básica, muitas pessoas ainda não adotam essa prática no cotidiano e algumas nem mesmo compreendem a sua real importância.

Fazer o controle financeiro pessoal não é nenhum bicho de sete cabeças. Além disso, se você possuir um bom aplicativo de gerenciamento financeiro, essa tarefa ficará bem mais fácil e sua vida vai melhorar bastante.

Se você ainda não controla as suas finanças pessoais de maneira adequada, leia este artigo até o final e entenda porque utilizar um gerenciador financeiro pessoal é tão necessário para quem quer ter tranquilidade financeira.

A importância de utilizar um Sistema de controle financeiro pessoal

 

O que é um sistema de controle financeiro pessoal?

mulher com dúvida
Você sabe o que é um sistema de controle financeiro pessoal?

Quando estudava, ouvi um professor dizer que um dos maiores problemas do Brasil é o dinheiro.

Na época, eu não entendi o que aquilo significava, mas agora compreendendo mais o assunto, percebi que os brasileiros precisam ter uma educação financeira melhor para viverem de uma maneira tranquila e sem dívidas.

Generalizando, é muito raro ouvirmos sobre educação financeira nas escolas e na nossa própria casa.

Não aprendemos que nosso dinheiro é importante e que devemos poupá-lo para gastar com coisas que realmente valem à pena.

Até porque dinheiro não dá em árvores (e tenho certeza que se desse, elas teriam sido extintas há muito tempo).

O gerenciamento financeiro deveria ser entendido como uma parte fundamental da vida, isso evitaria muitos problemas financeiros dos brasileiros.

Pensando em resolver esses problemas, foram criados inúmeros aplicativos sobre o tema para smartphones, e em alguns casos até sistemas de controle financeiro.

Já ouviu falar do sistema de controle financeiro mais bem avaliado do Brasil? Conheça o MOBILLS!

Qual a importância de utilizar um sistema de controle financeiro pessoal?

mulher segurando várias cédulas de dinheiro
Um sistema de controle financeiro pessoal é essencial para que você atinga a tão sonhada tranquilidade financeira.

Como dito no tópico anterior, normalmente, não aprendemos desde cedo e de forma eficaz o quanto é importante manter uma vida financeira tranquila e saudável.

Não adianta você conseguir pagar tudo que compra, sendo que não sobra nada do final do mês. É importante separarmos todos os meses uma quantia para criar uma reserva de emergência e, posteriormente, para aumentar o patrimônio.

Ademais, saber como está o nosso orçamento nos ajuda a definir metas de gastos e a não criar dívidas.

Quando usamos um app de gerenciamento financeiro pela primeira vez, aos poucos começamos a nos acostumar a ter uma rotina de administrar nosso orçamento de forma benéfica.

Mas como?

Ao registrar e visualizar nossas despesas e receitas, é possível ver o que está gerando uma deficiência no nosso orçamento e onde podemos parar de gastar para sobrar mais dinheiro.

Às vezes gastamos com pequenas coisas que juntas saem muito caro para nosso bolso.

Se pergunte: meu dinheiro está sendo gasto com consciência? Onde é possível economizar? Quanto eu preciso economizar por mês para atingir uma certa meta?

Inclusive, ter metas é muito importante. Tanto no curto, como no médio e longo prazo.

O que você deseja conquistar daqui a 1, 3, 5, 10 anos?

Um carro? Uma casa? Uma viagem? Quanto você precisa para conquistar tudo isso? Daí a importância de economizar e investir: multiplicar seu patrimônio e conseguir realizar seus objetivos financeiros.

Porém, vale lembrar que nenhum aplicativo vai te ajudar se você mesmo não quiser mudar! A mudança começa em nós mesmos e só fará diferença se você acreditar.

DESCUBRA COMO ESTABELECER METAS PESSOAIS E ALCANÇÁ-LAS

Dicas para melhorar seu controle financeiro

pessoa abrindo a carteira que se encontra vazia
Você está tendo dificuldades de lidar com seu orçamento da maneira correta? Então, se liga nas nossas dicas!

Às vezes precisamos de algo a mais para conseguir manter as finanças pessoais em ordem.

Um sistema de controle financeiro vai te ajudar, sim! Mas sabemos que para algumas pessoas a dificuldade é um pouco maior.

Existem várias dicas financeiras que podem te ajudar a controlar suas finanças e consequentemente conseguir economizar.  Confira algumas delas:

Desafio das 52 semanas

O desafio funciona assim: na primeira semana você economiza 1 real, na segunda semana você economiza 2 reais, na terceira semana você economiza 3 reais, até chegar na semana 52 que você vai economizar 52 reais.

No final do desafio, se cumpri-lo integralmente, você vai ter economizado R$ 1.378!!!

Você pode até economizar muito mais, ao investir o dinheiro em um título do Tesouro Direto, por exemplo. Assim, seu dinheiro vai render e no fim terá guardado uma quantia bem maior.

Para te ajudar a cumprir todas as semanas certinhas, existe um app voltado ao desafio: iOS e Android.

Você também pode começar de trás para frente (me falaram que desse jeito é bem mais fácil).

Ou seja, na primeira semana você economiza 52 reais, na segunda semana você economiza 51 reais, na terceira semana você economiza 50 reais, até chegar na semana 52 onde você deve economizar apenas 1  real.

DESAFIO DAS 52 SEMANAS PARA POUPAR DINHEIRO

Comprou? 10% na poupança

Se você comprar algo que não estava planejado no seu orçamento, então você tem que depositar 10% do valor daquilo na poupança ou em outro investimento de sua preferência.

Mas como assim? Se você comprar um vestido que custa 100 reais, então deposita na poupança 10 reais, que é o equivalente a 10% de 100.

Desse jeito, você vai pensar duas vezes antes de comprar alguma coisa que não estava planejada.

Regra dos três dias

Você está andando no shopping e se depara com uma vitrine que tem aquele sapato que você olha e pensa “é perfeito para mim”. Calma, não compre!

Primeiro, que eu tenho certeza que aquele sapato vai fugir do seu orçamento. Segundo, que você está consumido pelo desejo de possuir o que (talvez) você não pode comprar agora.

A regra dos três dias é simples: você volta para casa e se pergunta “eu posso pagar por aquele sapato?”.

Se a resposta for sim, então se pergunte “eu realmente preciso daquele sapato?”, se a resposta também for sim, então reflita por mais 3 dias.

Caso você ainda tenha a certeza que precisa comprar, volte na loja e compre.

É óbvio, se a resposta for não para pelo menos uma das perguntas, você não pode comprar, pois o seu orçamento não permite.

É muito melhor não ter o sapato do que se endividar depois.

CONSUMISMO: COMO EVITAR O EXCESSO DE COMPRAS POR IMPULSO

Como o Mobills pode te ajudar?

Rapaz usando o Mobills Web no computador
O Mobills pode te ajudar a atingir a tão sonhada tranquilidade financeira!

O Mobills é um sistema de controle financeiro pessoal disponível para WebAndroid e iOS  que possibilita que você controle seus gastos por meio de funcionalidades incríveis.

Como eu já disse no primeiro tópico, registrando suas despesas e receitas fica mais fácil de encontrar onde você deve economizar no seu orçamento.

Mas o Mobills oferece muito mais que isso.

Na funcionalidade de Objetivos, você pode criar uma meta, por exemplo: daqui a 2 anos quero viajar para Londres, e para isso eu preciso do valor total X.

Você registra esse valor X e começa a depositar até atingir o quanto precisa.

Na funcionalidade de Modo Viagem, você tem como saber tudo o que gastou em uma viagem sem se perder nas suas despesas e receitas.

Assim, fica mais fácil de saber se economizou ou não.

No Módulo de Investimentos, você pode controlar todos os seus investimentos e ainda descobrir qual o seu perfil de investidor.

Desse modo, você saberá quais os possíveis investimentos que mais se encaixam com o seu perfil.

Enfim, o Mobills possui muitas funcionalidades incríveis que podem te ajudar a gerenciar suas finanças.

Quer conhecer mais sobre o Mobills? Então baixe o aplicativo (Android/iOS) ou se cadastre no nosso site.

Conclusão

Depois de ler o artigo, você aprendeu a importância de possuir um sistema de controle financeiro?

Sabemos que nossa educação financeira é bastante precária, mas precisamos gerenciar nossas finanças para não termos problemas futuros, como dívidas.

Com o registro de suas despesas e receitas você pode identificar onde precisa economizar e o que precisa cortar do seu orçamento.

As pequenas coisas quando juntas se transformam em grandes!

É incrível como a nossa mente nos engana para pensarmos que estamos pagando pouco. Mas quando a fatura do cartão de crédito chega…

Portanto, é preciso possuir um gerenciador financeiro para que suas finanças sejam gerenciadas da maneira certa.

Só assim você consegue atingir uma vida financeira tranquila e saudável.

Não se esqueça que o Mobills, o sistema de controle financeiro pessoal mais bem avaliado do Brasil, pode te ajudar nessa jornada.

Aqui no Portal existem vários artigos sobre as funcionalidades do app e sobre como aprimorar sua educação financeira. Não deixe de conferir sempre e dê sugestões para que possamos continuar levando conteúdo de qualidade!

*****

LEIA TAMBÉM:

A história do melhor aplicativo de finanças pessoais do Brasil: Mobills

*****Banner convidando para conhecer o sistema Mobills Web

Comentários