Sair das dívidas

10 sinais que você possui muitas dívidas

Pessoa analisando seus gastos para simbolizar o tema Sinais que você possui muitas dívidas
Isabelle Lima
Escrito por Isabelle Lima

Ter muitas dívidas pode te levar a vários problemas financeiros, como não ser capaz de economizar dinheiro e não pagar as contas em dia. É importante ter controle do nosso orçamento e não gastar mais do que o necessário.

10 sinais que você possui muitas dívidas *

*Texto adaptado do conteúdo produzido originalmente pelo site The Balance

Banner convidando para o site do Mobills

Atualmente, muitas pessoas se encontram endividadas e não sabem o que fazer. Quanto mais tentam livrar-se das dívidas, mais elas aumentam. No entanto, pior ainda é quando elas pensam que não estão tão endividadas assim.

Por isto, se você está se questionando se tem muitas dívidas, o momento é agora pra analisar de uma vez por todas sua situação financeira e começar a trabalhar para melhorá-la!

Sinais que você possui muitas dívidas

Você não sabe quanto deve

calculadora sobre um caderno com um depósito cheio de notas fiscais

Fugir de suas dívidas não vai fazer elas desaparecem. Na verdade, se você está inconscientemente ignorando suas contas, já pode suspeitar que você tem mais dívidas do que pode lidar e tem medo de enfrentar isto.

Primeiramente, faça uma lista de todas suas dívidas para que você possa ter noção do quanto deve, e depois faça um plano para lidar com isto.

Inclusive, para que suas dívidas não aumentem, é preciso sempre planejar o orçamento e, também, as despesas mensais.

Você paga suas contas após o vencimento porque não tem dinheiro

calendário marcado

Se os pagamentos de suas contas são acima do seu orçamento, então definitivamente você possui muitas dívidas. Infelizmente, pagar atrasado ou o mínimo do cartão só te deixa mais endividado, porque, agora, você terá que (além da conta) pagar as taxas de juros.

Olhe atentamente suas despesas mensais para descobrir o que você pode eliminar para conseguir pagar melhor suas contas. 

COMO CORTAR GASTOS SUPÉRFLUOS QUE PODEM ATRAPALHAR O SEU PLANEJAMENTO

Você não atende o telefone porque pode ser os cobradores

mulher com o celular na mão

Quando os cobradores começarem a te ligar, significa que suas dívidas tornaram-se inadimplentes e não reembolsáveis. Você pode evitar as chamadas por algum tempo, mas não subestime seus credores – eles podem decidir processá-lo pelo o que você deve.

O melhor é encarar o problema de frente e conversar com seus cobradores para que possam chegar a um acordo e ninguém sair mais prejudicado do que já estão.

Você pede dinheiro emprestado

pessoa emprestando dinheiro

Se você precisa pagar suas contas usando empréstimo de familiares, amigos, cartões de crédito ou lugares de adiantamento de dinheiro, você só aumentará sua dívida.

Além de que pode chegar ao ponto de não ter mais ninguém para pedir emprestado, você terá que pagar tanto para quem te emprestou, quanto para seus credores.

Você perde o sono

despertador

Você está tão preocupado com suas contas que não consegue dormir à noite? Você se vira para um lado e outro pensando em como vai pagar suas dívidas? Com certeza, isto é um sinal de que você possui muitas contas fora do controle.

Além disso, você poderá desenvolver sérios distúrbios do sono, como insônia e sonolência excessiva durante o dia, que podem te atrapalhar no seu trabalho, como mostra o próximo tópico. Em último caso, você ainda pode ficar viciado em remédios para dormir.

Suas contam afetam seu rendimento no trabalho

homem preocupado

Quando suas contas te atrapalham até no trabalho, é hora de fazer as coisas de uma maneira diferente. Perder seu emprego é a última coisa que você precisa agora; porque uma perda de renda vai te endividar ainda mais.

Tente se concentrar ao máximo, mesmo que você pense que não conseguirá. Foque nas suas prioridades.

Você acabou com suas economias

cofrinho quebrado

A ausência de poupança em si nem sempre significa que você tem mais dívidas do que pode pagar. Mas se você acabou com suas economias para pagar suas contas, então você tem um problema e precisa consertá-lo.

Sua poupança só deve ser usada em casos de emergência, e sim, realmente isso é um caso de emergência. Sendo assim, a partir de hoje mude seu estilo de vida e trate de ser mais responsável.

APRENDA A MONTAR SUA RESERVA DE EMERGÊNCIAS

Você recorre às drogas ou álcool para escapar do estresse

Mãos pegando vários comprimidos

Muitas pessoas recorrem às drogas ou álcool para fugir dos problemas. Não seria diferente com o estresse causado pelo endividamento. Inclusive, o alto custo das drogas/álcool pode fazer suas contas aumentarem ainda mais.

Portanto, procurar tratamento será o primeiro passo que você terá que dar para sair das dívidas para sempre.

Você não pode comprar coisas necessárias sem um cartão de crédito ou empréstimo

pessoa tirando o cartão de crédito da carteira

Se você só consegue comprar coisas necessárias, como comida, com um cartão de crédito ou empréstimo, então você não tem dinheiro o bastante para sustentar seu estilo de vida.

Seu salário pode não ser suficiente ou você está gastando mais do que o seu orçamento.

De qualquer forma, você precisa descobrir como sobreviver com a renda que possui ou encontrar uma maneira para aumentá-la.

25 FORMAS SIMPLES DE GANHAR UM DINHEIRO EXTRA

Você esconde suas contas de seus entes queridos

pessoa pedindo silêncio

Pergunte-se por que você sente necessidade de esconder de quem você ama suas dívidas, e a resposta será porque, provavelmente, eles não aprovarão.

Se você não pode ser sincero sobre suas contas, é provável que você esteja atolado nelas. Você também pode esconder porque eles lhe impedirão de gastar, ou seja, você é viciado em compras.

Mas lembre-se que não é saudável em nenhum relacionamento que haja mentiras, então conte a verdade e peça ajuda, antes que seja tarde demais.

*****

LEIA TAMBÉM:

Empréstimo online: Tire suas principais dúvidas sobre o assunto

Veja como negociar suas dívidas e sair do sufoco

Está endividado? Veja 8 erros para NÃO cometer na hora de renegociar dívidas!

*****

Curtiu descobrir os sinais que você possui muitas dívidas? Já foi endividado, ou conhece pessoas endividadas e notou algum outro sinal? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 10 sinais que você possui muitas dívidas? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Isabelle Lima

Isabelle Lima

Isabelle Lima, estudante de Jornalismo e estagiária de Redação do Mobills. Ama aprender coisas novas e não consegue viver sem música. Principais Hobbies: assistir animes/séries, viajar e sair com os amigos.