Cartão de Crédito

8 sinais que você tem problemas com o cartão de crédito

Foto de 2 cartões representando o tema problemas com o cartão de crédito
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

8 sinais que você tem problemas com o cartão de crédito

Banner convidando para o site do Mobills

Usar os cartões de crédito sem planejamento pode lhe trazer muitas dívidas, tornando-se, muitas vezes, quase impossível sair delas.

Porém, como saber se você está usando seus cartões de créditos da forma errada? Listamos alguns sinais que mostram que você pode está se endividando com cartões de crédito.

8 sinais que demonstram problemas com o cartão de crédito

1 – Você está usando o cartão de crédito para suas necessidades básicas

O seu salário deve ser usado para comprar os itens do dia a dia como comida, roupa, luz e combustível, não seu cartão de crédito.  Ter que usar cartões de crédito para cobrir esses tipos de gastos é um sinal de problemas financeiros.

Planeje seu orçamento e gastos para viver de acordo com seus ganhos e reverter essa situação que leva ao endividamento excessivo.

2 – Você usa um cartão de crédito para pagar o outro

Priorizar pagamentos de faturas do cartão de crédito é algo inteligente, mas deixar de pagar a fatura é algo que você nunca deve fazer. Se você constantemente sente dificuldade para pagar seus cartões de crédito, provavelmente você já deve estar com problemas.

Deixar de pagar ou pagar somente o mínimo da fatura vai lhe trazer dívidas cada vez maiores por causa dos altíssimos juros do cartão de crédito.

3 – Ignorar suas dívidas nos cartões de crédito

Fingir que suas dívidas de cartão não existem faz com que elas aumentem na medida que o tempo passa.

Enfrentar e pagar suas dívidas de cartão de crédito mais cedo é importante para que não seja tarde demais e elas fiquem totalmente fora de controle.

4 – Você gasta mais do que pode pagar

Imagine que você está tentando encher uma garrafa de água com um grande furo no fundo. Essa garrafa nunca vai ficar cheia, não é? Acontece exatamente isso com suas dívidas de cartão de crédito.

Se você gasta mais do que você pode pagar, suas dívidas com cartão de crédito irão sempre continuar a crescer sem parar. Você precisa parar de usar seus cartões de crédito se você deseja quitá-los e sair das dívidas.

5 – Você não tem um fundo de emergência

Se você não tem uma reserva de emergências, você se verá forçado a sempre usar seus cartões de crédito em situações inesperadas.

Dívidas grandes no cartão de crédito com despesas inesperadas são difíceis de pagar, principalmente se você já está com um orçamento apertado.

Você deve construir um fundo de emergência juntando uma pequena quantia a cada mês fielmente.

6 – Você não tem um plano para quitar suas dívidas de cartões de crédito

O ditado já diz : “Falhar em planejar é planejar falhar”. Se você não está trabalhando ativamente para pagar suas faturas, elas provavelmente irão virar uma bola de neve e ficar cada vez maiores.

Caso você tenha ou não dívidas grandes com cartão, sempre deve planejar pagar o valor da fatura total e em dia.

7 – Você usa cartão de crédito para comprar coisas extremamente caras

Os altos limites dos cartões nos dão a impressão que podemos comprar qualquer coisa.

Entretanto, usar os altos limites do cartão para ter um estilo de vida que não podemos manter é uma decisão que irá fazer você afundar em dívidas e destruir seu planejamento financeiro para o futuro.

8 – Você tem faturas antigas para pagar

Se você tem faturas antigas que ainda não foram pagas, provavelmente você está com grandes problemas financeiros que impedem de você realizar esses pagamentos. Lembre-se: quanto mais tempo passar sem pagar essas faturas, maiores suas dívidas irão se tornar.

Dê uma olhada no seus gastos mensais e veja onde você pode cortar para pagar suas dívidas com o cartão o mais rápido possível.

E agora, o que devo fazer? Decida trabalhar duro, pagar todas as dívidas dos seus cartões de crédito e tomar decisões financeiras mais inteligentes quando for usar seus cartões no futuro.

Você sabia que com o Mobills você pode controlar todos seus cartões de crédito em um único lugar? Conheça o Mobills agora mesmo e controle seus cartões sem dificuldade.

Leia mais:

Como sair das dívidas do cartão de crédito em 5 passos

Aquilo que você talvez não saiba, mas deveria saber, sobre seu cartão de crédito

10 dicas para usar melhor seu cartão de crédito

Curtiu as dicas para identificar se você tem problemas com o cartão de crédito? Alguma delas condiz com a sua realidade? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 8 sinais que você tem problemas com o cartão de crédito? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing e especialista em finanças pessoais do Mobills, além de ser o editor-chefe do Portal Mobills. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.