Serasa Score: saiba como consultar e aumentar seu score de crédito grátis

O que é Serasa Score?

O Serasa Score ou Score Serasa é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica qual a probabilidade de um grupo de pessoas pagarem suas contas em dia ou não.

As lojas, empresas e credores em geral utilizam esse sistema para saber quais são os melhores pagadores, e também aqueles que estão endividados.

Por exemplo: quando você se cadastra no Nubank, ele pede seu CPF justamente para analisar o seu Serasa Score (e em outros sites semelhantes, como SPC).

O objetivo é verificar se você está apto para receber o cartão de crédito, ou seja, se você teria como pagar a fatura e não se tornar um inadimplente.

Já ouviu a frase “meu nome está na Serasa”? Então, pessoas endividadas entram na lista da Serasa e o nome só é retirado quando suas dívidas forem quitadas.

No entanto, há algumas dúvidas que podem surgir a partir do Serasa Score. Como consultar o próprio Score Serasa? Como aumentar o score de crédito? Entre outras.

Para descobrir tudo isso, não deixe de ler este artigo até final, iremos explicar tudo sobre o Serasa Score!

Como funciona o Serasa Score?

mulher confusa olhando para o lado
Primeiramente: o que é Serasa Score e como funciona?

Cada empresa, loja, banco etc. que você se relaciona emite dados sobre o seu desempenho financeiro para a Serasa, essas informações formam o seu Score Serasa. Como assim?

Quando você deixa de pagar a fatura do seu cartão de crédito, por exemplo, essa informação chega até a Serasa e a sua pontuação no Serasa Score diminui.

Isso pode prejudicar bastante seu relacionamento com outras empresas que consultam a base de dados dos órgãos de proteção ao crédito.

Um dos bons exemplos dessa situação, eu citei na introdução: o caso do Nubank, que não costuma emitir cartões de crédito para pessoas com pontuação baixa.

Lembrando que a decisão de conceder o crédito é sempre da empresa que está se relacionando com você. A Serasa não interfere nessa decisão, pois cada empresa tem seus próprios critérios e políticas.

Mas quais empresas utilizam o Serasa Score?

Em geral, empresas que concedem crédito aos consumidores, como redes de lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços em geral.


Como saber se o seu nome está sujo: aprenda a consultar grátis!


Como consultar seus pontos no Score Serasa?

três amigas em frente a um notebook apontando para a tela
Agora é a hora! Descubra como consultar seus pontos na Serasa Score.

No site da Serasa, é possível acessar sua pontuação gratuitamente, basta se cadastrar.

Passo a passo para realizar a consulta

Caso nunca tenha consultado seu Serasa Score, clique em Cadastre-se, no topo superior direito da página.

Em seguida, informe os seguintes dados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha para quando for acessar novamente.

Se preferir, para facilitar o cadastro, você também pode criar sua conta entrando com o Facebook ou com uma conta Google.

Após isso, é só ler os termos e marcar a caixa onde você declara que fez a leitura.

Pronto, sua conta estará criada e você poderá acessar seu Score Serasa.

Como funciona a pontuação Serasa Score?

mulher segurando uma folha de papel com um sorriso
O Cadastro Positivo é uma das maneiras de aumentar a sua pontuação na Serasa Score

Como eu já falei, cada pessoa pode possuir uma pontuação entre 0 e 1000 e os critérios para essa pontuação são as empresas que ditam.

Veja a tabela a seguir:

0 a 300alto risco de inadimplência nos próximos 12 meses
301 a 700médio risco de inadimplência nos próximos 12 meses
701 a 1000baixo risco de inadimplência nos próximos 12 meses

Ou seja, se você possuir uma pontuação baixa, vai ser muito difícil conseguir financiamento, aceitação em bancos etc.

As empresas não vão confiar em você!

Por isso, é muito importante a sua pontuação ser acima de 700.

Mas será que é possível aumentar a pontuação? Claro que sim! Se você não tem uma pontuação tão boa, existem maneiras de melhorá-la.

Como aumentar o Score Serasa

Limpe seu nome

Se o seu nome não está limpo, então significa que você possui dívidas e precisa quitá-las o mais rápido possível.

Não é nem pelos pontos em si, mas para o seu próprio bem-estar.

Ficar preocupado pensando nas dívidas não te faz bem.

Tenha consciência do que você realmente pode comprar e depois que quitar todas as dívidas não repita o mesmo erro.


Como limpar o nome: veja o passo a passo para voltar a ter crédito!


Atualize seus dados

Às vezes, seus dados não estão atualizados e informações mais precisas sobre você não são passadas para as empresas. Então, eles não sabem exatamente como está o seu desempenho.

Logo, mantenha os dados pessoais sempre atualizados no site Serasa Score.

Quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você, mais confiável será o seu cadastro.

Faça o seu Cadastro Positivo

Você conhece o Cadastro Positivo?

Ele é uma espécie de currículo financeiro. Nesse sentido, tudo aquilo que você faz de bom na sua rotina financeira conta pontos para você.

Depois que você se cadastrar gratuitamente em um dos sites que oferecem o serviço, suas contas pagas começam a ser registradas no seu cadastro, gerando um histórico de bom pagador.

Assim, esse histórico passa a ser visto pelas empresas e pode te ajudar a conseguir aprovação de crédito, melhores taxas de juros em financiamentos etc.

Vale ressaltar que a Serasa é uma das empresas aptas e com as ferramentas tecnológicas adequadas para trabalhar com o Cadastro Positivo.

Desse modo, não se preocupe, pois todos os seus dados estarão seguros.


Controle financeiro pessoal: veja o passo a passo para fazer o seu com eficiência!


Usar cartões de crédito ajuda a aumentar os pontos na Serasa Score?

mulher entregando o cartão de crédito para ser passado na maquineta
Os cartões de crédito são verdadeiras facas de dois gumes. Por isso, tenha cuidado!

Quando você utiliza seus cartões de crédito e paga a fatura, isso vai ser registrado como ponto positivo tanto na Serasa Score, como no Cadastro Positivo.

Então, sim, vai ajudar a aumentar seus pontos!

Porém, se você não pagar a fatura e ficar devendo ao credor, é pior para o seu lado!

Seus pontos diminuem e seu nome pode ficar até sujo dependendo da situação.

Dessa maneira, só tenha cartões de crédito se você souber lidar com eles! Quando for às compras, lembre-se: a fatura um dia vai chegar para você pagar.


10 dicas para usar melhor seu cartão de crédito


É possível conseguir um financiamento com poucos pontos?

uma calculadora, caneta e um papel escrito em cima de uma mesa
Mesmo com poucos pontos, será que é possível conseguir um financiamento?

O Serasa Score não é o único site parâmetro para empresas, lojas etc.

Em muitos casos, os bancos são usados como critério, pois quando você parcelou aquele carnê, por exemplo, na verdade era um crediário para algum banco.

Logo, sim, você pode conseguir um financiamento mesmo tendo poucos pontos no Score Serasa, uma vez que as empresas podem procurar outros critérios para analisar sua situação financeira.

Porém, não se esqueça: isso não é a regra e sim a exceção. Na maioria das vezes, quem tem um score baixo, não consegue um financiamento.

Conclusão

Agora que você já leu o artigo e passou a saber tudo sobre o Serasa Score, é importante lembrar que seu score é essencial para você conseguir financiamento, empréstimos e crédito no geral.

Como mencionado no decorrer do texto, se você tem uma pontuação baixa, existem formas de aumentá-la, tais como: limpando seu nome e fazendo o Cadastro Positivo.

Por isso, é fundamental que você não se endivide.

Tenha consciência do que realmente pode comprar e evite o consumismo.

Vimos também que o Score Serasa não é a única pontuação usada como parâmetro pelas empresas que estão concedendo crédito, mas não se confie!

Se o seu nome não está limpo, então trate de limpá-lo o mais rápido que puder, até porque é possível conseguir financiamento com a pontuação baixa, mas isso é uma exceção.

O cartão de crédito pode ajudar seu score aumentar, mas ele não deve ser usado sem responsabilidade.

Não existe isso de “não tenho dinheiro agora, vou pagar com cartão”. A fatura vai chegar e você terá que pagar!

Se você não tem controle dos seus cartões, comece a usar o Mobills agora mesmo e veja a sua situação financeira mudar da água para o vinho.

Ademais, mantenha sempre seus dados atualizados para que seu cadastro seja o mais confiável possível e não deixe nunca de se preocupar com o controle e a educação financeira.

View this post on Instagram

Já se perguntaram o porquê de os ricos estarem ficando cada vez mais ricos enquanto muitas pessoas pobres ou mesmo de classe média não ascendem financeiramente? ⠀ Em partes, a resposta para essa pergunta se encontra na MENTALIDADE FINANCEIRA de cada um, podendo vir a diferenciar os ricos dos pobres. ⠀ Observando atitudes de pessoas bem-sucedidas fica nítida sua maneira especial de lidar com o dinheiro. Elas investem bastante em sua EDUCAÇÃO FINANCEIRA e sabem aproveitar OPORTUNIDADES, além de não se contentarem em ser pessoas e profissionais medianos, buscando diferenciar-se tanto na vida quanto no mercado de trabalho. ⠀ Em contrapartida, muitas outras pessoas vivem presas ao consumismo exacerbado do século XXI, entregando-se ao imediatismo consumista e à falta de planejamento financeiro para um futuro próspero. É o caso daqueles que se iludem com bens passivos e se endividam em busca da aprovação social. ⠀ É por isso que o assunto FINANÇAS PESSOAIS torna-se mais importante e necessário a cada dia, visto que a independência financeira e a possibilidade de garantir uma aposentadoria segura, com boa qualidade de vida, é formada aos poucos, não acontece do dia para a noite. É preciso paciência e muita persistência para colher os frutos de uma batalha diária. ⠀ Dar frequência e continuidade aos bons atos será sempre um dos melhores caminhos para obter êxito naquilo que você se propõe a fazer, além de lhe ajudar a conquistar a sua liberdade financeira. ⠀ QUAL A SUA OPINIÃO sobre o assunto? ⠀ Marque um amigo que precisa ver esse post .😎 ⠀ Siga @mobillsedu ⠀ 📲 Não esqueça de ativar as notificações para ficar por dentro de todo conteúdo. 💙 Se gostou, não esqueça de deixar o like e seu comentário. 📌 Se não tem tempo para ler agora, salve este post para ler depois. ⠀ #mobillsedu #aprendizmb #educaçãofinanceira #dinheiro #mentalidadedesucesso #mentalidademilionaria #prosperidadefinanceira #financas #financaspessoais #controlefinceiro #rico #riqueza #dinheiro #pobresofre

A post shared by Mobills Educação Financeira (@mobillsedu) on


LEIA TAMBÉM:

Controle de orçamento: 21 dicas essenciais que vão te ajudar neste objetivo