A ideia de colocar à disposição o "saque digital" é mais uma das estratégias da Caixa para que os trabalhadores tenham uma maior acessibilidade aos seus direitos, facilitando os saques.

Saque do FGTS totalmente digital: Caixa lançou a novidade para todas as contas

A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente que irá liberar o saque de todos os tipos de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) digitalmente.

A medida vida diminuir filas e agilizar o acesso ao benefício.

Para garantir maior acessibilidade à nova forma de saque, o aplicativo da Caixa foi atualizado, na versão Android, e em breve será igualmente modernizado para usuários com dispositivos iOS.

Assim, através do aplicativo da Caixa, é possível sacar os valores do FGTS na modalidade “saque-aniversário”, bem como nas demais categorias.

Como solicitar o saque totalmente digital do FGTS pelo aplicativo?

Com o aplicativo atualizado em mãos, basta solicitar o resgate do valor por meio dele e informar uma conta bancária.

A boa notícia é que esta pode ser de qualquer banco e a transação não envolve custos para o trabalhador.

Através do app, também é possível consultar valores liberados para saque, acompanhar as etapas da solicitação e optar pelo saque-aniversário.

A ideia de colocar à disposição o “saque digital” é mais uma das estratégias da Caixa para que os trabalhadores tenham uma maior acessibilidade aos seus direitos, facilitando os saques.


Direito do consumidor: Conheça 21 que você provavelmente não sabia que tinha!

Banner convidando para pedir o cartão Méliuz

Baixa adesão ao saque-aniversário

A estratégia de facilitar os saques também busca aumentar a adesão ao chamado saque-aniversário, modalidade lançada pelo governo no ano passado e que passa a valer a partir de abril deste ano.

Esta modalidade permite a retirada de uma parte do valor da conta do FGTS no mês do aniversário do beneficiário ou nos dois meses subsequentes.

Entretanto, quem opta pelo saque-aniversário perde o direito ao saque-rescisão, que era a única modalidade possível até 2019.

Desse modo, o trabalhador que aderir ao saque-aniversário, ao ser demitido sem justa causa, não poderá sacar os valores da conta.

Dados divulgados pela Caixa mostram que apenas 2,4% dos trabalhadores aderiram ao saque-aniversário, número baixo em relação ao esperado.


Demissão: veja como se preparar financeiramente e quais os seus direitos caso ocorra!


Adesão ao saque-aniversário vale a pena?

Sim!

A rentabilidade do FGTS fica abaixo da inflação.

Trocando em miúdos, deixar o saldo parado na conta, na prática, é perder dinheiro.

O cálculo do rendimento do FGTS é de 3% ao ano somado à Taxa Referencial – TR, a qual atualmente está zerada.

No momento, a inflação projetada para 2020 é de 3,4%, ou seja, já há uma perda garantida de 0,40%.

Deixar esses percentuais (que aparentemente são pequenos) passarem, pode resultar em um prejuízo grande com o passar do tempo.

Logo, se tem dinheiro disponível, por menor que seja o valor, retire!

Agora, vamos falar das alternativas depois que você estiver com o dinheiro em mãos.

Aplicação em investimentos mais vantajosos

Tendo em vista que ao optar pelo saque-aniversário o trabalhador perderá o direito de sacar o FGTS no momento da rescisão, o dinheiro sacado deve ser reinvestido, para obtenção de melhores rentabilidades.

Aderir ao saque-aniversário simplesmente para gastar o dinheiro todo ano é um “tiro no pé”.

Sendo assim, os valores devem ser alocados em novos investimentos mais rentáveis para constituição de uma reserva de emergência, que é justamente o papel do FGTS no momento de uma demissão.

Boas alternativas para colocar o dinheiro destinado à sua reserva para imprevistos são o Tesouro Selic e o RDB da Nuconta.

CDBs com liquidez diária também são uma boa pedida.


Aprenda a montar sua reserva de emergência e proteja-se de imprevistos financeiros


Com a reserva de emergência montada, o próximo passo são investimentos mais sofisticados, visando realizar objetivos financeiros maiores, tais como:

  • Alcançar a independência financeira;
  • Garantir uma aposentadoria tranquila;
  • Comprar uma casa, um carro;
  • Fazer uma viagem pela Europa;
  • Dentre outros.

Nesse sentido, com o fraco desempenho da Renda Fixa atualmente, você terá que buscar opções na renda variável, se quiser obter maiores rendimentos.

P.s.: Gostou da notícia sobre o saque do FGTS totalmente digital? Então, compartilhe com seus amigos e familiares, principalmente os que ainda não sacaram.

Sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas, deixe seu comentário.


APRENDA MAIS:

Fundos imobiliários: aprenda tudo de mais relevante sobre esse tipo de investimento!


View this post on Instagram

SER MILIONÁRIO ESTÁ NOS SEUS PLANOS? ⠀ Para que você possa prosperar, o melhor caminho é trabalhar e aproveitar as oportunidades que surgem, mas de maneira planejada e inteligente. ⠀ Assim, por maior que seja o desejo de se tornar um milionário, está claro que ninguém, com exceção dos casos relacionados à sorte, alcança tal feito de maneira desordenada, sem trabalhar e sem planejar a vida. ⠀ Sabendo disso, separamos 4 decisões que você precisar tomar se quiser se tornar um milionário: ⠀ 1. Dê prioridade ao controle das finanças pessoais: Se há uma característica primordial quando se analisa a postura de pessoas bem-sucedidas financeiramente, é o cuidado com que lidam com o próprio dinheiro. ⠀ 2. Cuide da sua carreira com bastante dedicação: Quem visa melhores oportunidades no trabalho e deseja chegar a cargos com salários maiores tem que, necessariamente, investir em: Formação, especialização e conhecimentos em outros idiomas. ⠀ ⠀ 3. Aprenda a investir: Investir deve ser um hábito para quem quer se tornar um milionário. Não é uma alternativa, mas sim uma obrigação. ⠀ 4 . Empreenda pensando em oportunidades: É comum acompanharmos, em revistas ou na internet, histórias de empreendedores de sucesso. Pessoas que investiram em uma ideia e receberam milhões de fundos de investimentos. ⠀ O que acha de mudar sua mentalidade e ampliar seu horizonte para novas oportunidades? ⠀ Gostou das dicas? Compartilha com os seus amigos! 😎 ⠀ Siga @mobillsedu e @mobillsapp ⠀ 📲 Ative as notificações! 💙 Se gostou, deixar o like e seu comentário, isso é muito importante para nós. 📌 Se não tem tempo para ler agora, salve este post para ler depois. ⠀ #mobillsedu #aprendizmb #milionarios #rico #riqueza #mentalidademilionaria #oportunidades #empreendedorismo #educacaofinanceira #investimentos #carreira

A post shared by Mobills Educação Financeira (@mobillsedu) on

Postado em: Notícias


Escrito por Ariane Lopes

Ariane Lopes, redatora do Portal Mobills. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pesquisadora incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir documentários, ler, organizar eventos e viajar.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

logo-mobills-app

Baixe agora para o seu dispositivo

logo-mobills-app
logo-mobills-app
logo-mobills-app