Sair das dívidas

Quer sair do vermelho? Veja 5 dicas fundamentais

Pessoa calculando as dívidas simbolizando o tema Sair do vermelho
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Está endividado e não consegue mudar essa situação? Veja 5 dicas para sanar as dívidas.

Quer sair do vermelho? Veja 5 dicas fundamentais

Banner convidando para o site do Mobills

Sem seguir um planejamento adequado, muitos brasileiros acabam se perdendo em dívidas. E sair do vermelho exige muita disciplina e comprometimento, embora não haja uma solução perfeita que funcione para todo mundo.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aproximadamente 60% das famílias brasileiras estão endividadas em 2017. Em alguns casos, a dívida pode chegar a ser cinco vezes mais alta do que a renda.

Mesmo sendo algo tão comum entre os brasileiros, poucos são os que tem o mínimo conhecimento para conseguir sair do vermelho. Confira abaixo 5 dicas essenciais para se livrar de vez das dívidas e começar a usar melhor o seu dinheiro.

5 dicas fundamentais para você sair do vermelho

 

1. Mapeie a situação

O primeiro e mais importante passo para sair das dívidas é mapear a situação. Com um diagnóstico bem preciso das dívidas, fica mais fácil saber como sair delas. Para mapear a situação, responda as seguintes perguntas:

– Quais os valores das dívidas?

– Há quanto tempo elas existem?

– Quais os juros a pagar?

– Para quem você está devendo?

Com essas respostas, fica bem mais fácil fazer uma lista de prioridades e começar a pagar o que você está devendo.

2. Anote gastos e identifique o que é supérfluo

Você deve anotar cada gasto, dos menores aos maiores. Você deve saber todos os lugares para onde o seu dinheiro vai, desde o pagamento de contas até gastos com cafés na rua. Juntos, os pequenos gastos podem representar um grande gasto.

Com todos os gastos anotados, fica mais fácil entender quais são os realmente necessários e quais são os supérfluos. Caso seja preciso cortar gastos, para que as dívidas sejam pagas, os itens supérfluos devem ser os primeiros a serem eliminados.

3. Abra mão de investimentos

Os investimentos, nesse caso, não são prioridades. A prioridade é pagar as dívidas, por isso qualquer quantia economizada e rendimentos extras devem ser usados para isso, e não para investir.

Além disso, também vale tirar o dinheiro do investimento para pagar suas dívidas. Sempre acaba valendo mais a pena tirar o dinheiro, quitar a dívida, deixar de pagar juros e então começar a investir novamente.

4. Organize o orçamento

É impossível acabar com uma dívida gastando o mesmo que você sempre gastou até chegar a elas. Por isso, ao mesmo tempo em que calcula, organiza e paga a dívida atual, é extremamente importante organizar o orçamento mensal para que novas dívidas não apareçam.

Crie uma meta de orçamento com o que você deve e pode gastar, cortando todo o supérfluo, e deixando uma parte sem uso para pagar a dívida.

5. Renegocie

Geralmente é possível renegociar a dívida e deixar de pagar altas taxas de juros para pagar taxas mais baixas em um prazo maior, com parcelas menores.

Conversando com o gerente do banco ou com seu credor, é possível conseguir condições muito melhores de pagamento. Mas lembre-se, é importante negociar parcelas que você possa pagar. Não faça um acordo que não possa manter, senão, isso só irá lhe gerar mais dores de cabeça.

*****

Você sabia que estamos postando 2 textos novos por dia (de segunda a sexta-feira)?  Não perca a oportunidade de ler artigos incríveis, acesse o Portal Mobills diariamente e aprenda cada vez mais sobre todos os temas relacionados às finanças pessoais, empreendedorismo, dicas de produtividade e muito mais!

Leia mais:

Como sair das dívidas do cartão de crédito em 5 passos

Vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas?

Dívidas: como saber se o seu nome está sujo

Curtiu nossas dicas para que você possa sair do vermelho? Já saiu dessa situação e tem outra dica para dar a quem está endividado? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Quer sair do vermelho? Veja 5 dicas fundamentais? Compartilhe nas redes sociais. A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing do Mobills e editor-chefe do Portal Mobills, tem 26 anos, mora em Fortaleza-CE. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.

Deixe um comentário