O Carnaval passou, assim como as festas de final de ano, mas o peso dele no orçamento pode durar ainda vários meses, caso você não tenha se preparado.

Ressaca financeira pós-Carnaval? Saiba como curar a sua!

Banner convidando para conhecer o app Mobills

O Carnaval brasileiro é uma tradição de grande visibilidade, sendo motivo de dias de festa na maioria das cidades do Brasil e atraindo turistas de diversos países todos os anos, além de movimentar a nossa economia em seus mais variados setores.

No entanto, entender como o mesmo afeta as finanças pessoais também é indispensável.

Afinal, enquanto alguns empreendedores estão ganhando muito dinheiro nessa data, sobra para os foliões a famosa: “ressaca financeira pós-Carnaval”.

Agora, o que isso tem a ver com você que curte o Carnaval e está lendo esse artigo ou mesmo você que sequer espera o Carnaval chegar para iniciar a curtição?

Independentemente se você gosta desse tipo de evento ou se acredita que o ano só começa depois do Carnaval, sempre é válido aderir ao planejamento em todos os âmbitos da sua vida.

Por isso, nesse artigo você aprenderá 7 dicas essenciais que te guiarão para um planejamento financeiro perfeito ao longo do ano.

Seu ano só começa depois da folia? Veja só essas 7 dicas para planejar sua vida financeira pós-Carnaval!

Muitos brasileiros têm a sensação de que o ano só começa depois do Carnaval.

O interessante é que guardar dinheiro é a principal meta financeira dos brasileiros em 2020, segundo pesquisa recente divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Estão também entre as metas fazer uma viagem e “sair do vermelho”.

Banner convidando para pedir o cartão Méliuz

Por esse motivo, se você possui uma dessas metas, vai gostar ainda mais dessas dicas.

Conheça seu padrão de vida

Infelizmente, mesmo sendo crucial, o registro de receitas e despesas não faz parte do nosso cotidiano.

Sabendo disso, nesse primeiro ponto vamos considerar dois fatores de suma importância para a organização financeira: o controle da entrada e da saída de dinheiro. 

Assim como há pessoas que possuem gastos acima de suas rendas, há aquelas que não sabem o valor do seu salário líquido – o salário descontado de impostos, entre outros descontos alternativos, como plano de saúde ou pensão alimentícia.

Dessa maneira você deve conhecer sua receita bem como seus gastos, e se os mesmos se encaixam nas categorias de necessidades ou desejos.

Ao fazer isso, será possível verificar se você está vivendo conforme o limite da sua renda, ou se possui um padrão de vida não sustentável no longo prazo e limitante para uma vida financeira tranquila.

Bônus: Utilize uma planilha ou um aplicativo de gerenciamento financeiro para um controle mais simples e eficaz do seu dinheiro.


Os 15 melhores apps para controle financeiro pessoal


Dê vida aos seus sonhos 

Agora que você conhece melhor sua condição financeira e estilo de vida, é hora de dar vida aos seus sonhos! Mas, o que isso quer dizer?

Bem, sonhos todos nós temos muitos. Contudo, cabe a nós torná-los possíveis de serem realizados.

Se você não sabe, na teoria, um sonho é um conjunto de imagens ou pensamentos apresentados durante o nosso sono, alguns chamam ainda de ilusão.

Na prática, um sonho pode ser transformado em objetivos reais e, então, possíveis de serem realizados. 

Afinal de contas, o que você faz no seu dia a dia e a forma como lida com o dinheiro, por exemplo, tem o poder de te aproximar ou afastar da chance de tornar seus sonhos realidade.

Dessa forma, pegue papel e caneta, crie uma planilha de fácil acesso no seu computador ou ainda melhor, utilize a aba de objetivos do Mobills para definir seus planos.

Dê vida aos seus sonhos determinando objetivos específicos, mensurando-os, tornando-os alcançáveis. 

E mais, lembre-se de estabelecer uma data para a conclusão dos mesmos. Isso te manterá com foco no resultado!

Bônus: Com objetivos estabelecidos, o Desafio 52 semanas vai te ajudar a juntar até R$ 13.780,00 em 1 ano!

Pense a longo prazo

Uma pessoa que faz compras por impulso está cedendo aos seus pensamentos de curto prazo, o que é bastante prejudicial para as suas finanças pessoais.

Tanto que a falta de controle financeiro é a causa mais comum para a fatura do cartão de crédito muito alta, atraso de contas a pagar e dificuldades para guardar dinheiro, entre outros.

A fim de evitar isso, cultive o hábito de gerenciar seus ganhos e gastos, elimine despesas desnecessárias, economize e invista para realizar seus sonhos almejados.

Desde fazer uma viagem à conquista da sua independência financeira, você precisará de planejamento financeiro e bons hábitos na sua vida.

Pensando no longo prazo, as suas conquistas serão resultado da sua disciplina.


Aprenda como determinar e alcançar seus objetivos financeiros


Fuja das tentações

Quando começar a fazer o seu gerenciamento financeiro e realmente parar para olhar o seu balanço financeiro mensal, talvez se assuste com o peso de alguns itens em seu orçamento.

É o caso daquele celular do ano que você não precisava (mas estava na moda), aí acabou comprando parcelado, e que compromete um percentual considerável da sua renda. 

Sem falar da quantidade de pessoas que curtiram o Carnaval sem planejamento e arcarão com os gastos durante os próximos meses.

Se você não pode ver uma promoção ou uma oferta de parcelamento em 12x, 24x, 36x sem juros e sem entrada, evite andar em lugares que convidam ao consumo.

Um boa alternativa também é deixar de seguir páginas e, se for preciso, se descadastrar de newsletters de lojas.

Em síntese, faça o que estiver ao seu alcance para FUGIR das tentações que levam à perda do controle do seu orçamento!

Entenda que desejo não é necessidade e que, algumas vezes, é preciso se privar de um bem hoje visando um objetivo maior para o futuro.

Escolha um método de distribuição de renda

A escolha de um bom método de distribuição de renda é um diferencial para a manutenção e cuidado das suas finanças pessoais.

Existem alguns bons exemplos a serem seguidos:

Regra 50-30-20

Consiste basicamente em dividir suas despesas em três categorias.

  • 50% da sua renda deve ser dedicada às suas necessidades, despesas significativas para sua sobrevivência;
  • 30% da sua renda deve ser usada para desejos pessoais, como o dinheiro gasto em filmes e viagens;
  • 20% da sua renda deve ser dedicada a metas financeiras, ou seja, suas economias, investimentos ou pagamentos de dívidas.

Método 60-10-10-20

Consiste basicamente em dividir suas despesas em quatro categorias:

  • 60% da sua renda deve ser dedicada às suas necessidades, despesas básicas como conta de água e energia;
  • 10% devem ser destinados para objetivos de curto prazo e médio prazo, incluindo a reserva de emergência;
  • 10% devem ser alocados em objetivos de longo prazo, como a aposentadoria e outras metas maiores;
  • Os 20% restante devem ser alocados livremente, nisso inclui gastos supérfluos e lazer.

Esses são apenas dois modelos de distribuição de renda que irão te auxiliar na construção do seu orçamento.

Nada melhor do que se aprofundar em livros para aprender mais sobre o assunto.


25 livros para ler se você quiser se tornar rico


Faça investimentos

A ideia de “investir” para alcançar a independência financeira está sendo bastante difundida nos últimos anos.

Porém, você sabe o que significa investir? 

Existem diversas formas de investimento, uma delas é referente ao investimento que fazemos em nossa formação e desenvolvimento pessoal.

Por outro lado, quando falamos de mercado financeiro, investir consiste em fazer aplicações financeiras com o intuito de obter rendimentos sobre o valor investido.

Para o seu planejamento financeiro, a compra de bens ativos, que colocam dinheiro no seu bolso, é o alicerce para atingir a sonhada prosperidade financeira.

Sabendo que o dinheiro tem valor no tempo e que existem diferentes opções de investimentos que atendem a todos os perfis de investidor, fica ainda mais fácil dar esse passo.


Veja quais são os melhores investimentos para 2020


Eduque-se financeiramente

Para aprender a administrar seu dinheiro e fazer boas escolhas de investimentos, é necessário que você eduque-se financeiramente.

Já dizia o ditado “conhecimento é poder”.

Logo, para crescer e prosperar você pode aproveitar inúmeras ferramentas, muitas delas gratuitas, que permitem o seu desenvolvimento.

E o melhor de tudo, com tantas opções de plataformas, você tem liberdade para escolher a que mais lhe agrada.

Por exemplo, o nosso Blog Mobills faz parte da rede gratuita de educação financeira da Mobills.

Ao todo, temos 7 ferramentas criadas exclusivamente com o objetivo de levar conteúdo de qualidade para os brasileiros que estejam buscando aumentar seus conhecimentos e, consequentemente, melhorar suas condições financeiras.  

Confira quais logo abaixo:

Tenha em mente que, quanto antes se dedicar ao cuidado das suas finanças pessoais, aproveitando de plataformas como a nossa para a mudança da sua vida financeira, melhor!

Conclusão

Nosso calendário anual é repleto de datas comemorativas, entre outras festividades individuais bastante particulares a cada um de nós.

Nesse meio tempo, passamos por diversos imprevistos que podem complicar nossas finanças pessoais

Sabendo disso, é cada vez mais importante que saibamos nos planejar financeiramente.

Ou seja, o Carnaval passou, assim como as festas de final de ano, mas o peso dele no orçamento pode durar ainda vários meses, caso você não tenha se preparado. 

Portanto, é essencial ter controle e planejamento financeiro, isso te ajudará na caminhada de uma vida próspera e saudável. 

Lembrando que a utilização de planilhas e aplicativos serão de grande valia no gerenciamento do seu dinheiro.  

Por isso, pense com carinho na possibilidade de usar o Mobills para colocar sua vida financeira nos trilhos do sucesso!


APRENDA MAIS:

Quer aprender como juntar dinheiro rápido, fácil e até mesmo ganhando pouco? Veja 15 dicas indispensáveis!


View this post on Instagram

O Mobills Edu SORTEIA dessa semana é especial DIA DAS MULHERES 🌻 ⠀ Você sabia que 42% do nosso público aqui no Mobills Edu no Instagram é do sexo feminino? Sabendo disso e, com o dia das mulheres se aproximando, não poderíamos deixar passar essa data em branco. ⠀ O nosso sorteio de hoje é especial para todas as mulheres que acreditam no poder da educação e do gerenciamento das finanças pessoais para uma vida financeira mais saudável. Afinal, se engana quem pensa que controle financeiro ou investimentos é "assunto de homem". ⠀ Como vai funcionar? ⠀ – Marque uma MULHER que te inspira e comente por que ela deve ganhar um livro e uma assinatura Mobills Premium de 1 ano. (Ex: "@mãe merece ganhar, pois ela é a mulher mais especial da minha vida ♥.") – Você e a pessoa marcada devem curtir esse post – Você e a pessoa marcada devem seguir nosso perfil @mobillsedu e o do @mobillsapp – Os perfis participantes precisam estar abertos no dia do sorteio ⠀ Lembrando que você que é HOMEM pode e DEVE participar marcando sua mãe, amiga, companheira… Enfim, uma mulher que você admira e que merece ganhar esses prêmios. 😆 ⠀ A ganhadora poderá escolher 1 dos livros dessa lista: ⠀ 1- Me poupe! (Nathalia Arcuri); 2- Ganhar, gastar, investir (Cynthia De Almeida e Denise Damiani); 3- Warren Buffett investe como as mulheres (Louann Lofton); 4- Você está pronta para ficar rica? (Jean Chatzky); 5- Mulher rica: o livro de investimento para mulheres (Kim Kiyosaki); 6- A psicologia do dinheiro (Dan Ariely); 7- Casais inteligentes enriquecem juntos (Gustavo Cerbasi); 8- Mais esperto que o Diabo (Napoleon Hill); 9- Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie); 10- O milagre da manhã (Hal Elrod); ⠀ Postaremos o resultado do sorteio no dia 06/03, sexta-feira, às 14h nos stories do nosso perfil. 🤩 ⠀ #mobills #mobillsedu #aprendizmb #mobillsapp #educacaofinanceira #controlefinanceiro #independenciafinanceira #diadasmulheres #mulherempoderada #mulheresinvestidoras #sorteios #livros

A post shared by Mobills Educação Financeira (@mobillsedu) on

Banner convidando para conhecer o app Mobills

Postado em: Estilo de Vida


Escrito por Larissa Brioso

Estudante de Economia na Universidade Federal do Ceará e assistente de Marketing na Mobills. Cresci com o desejo de possuir a minha independência financeira e aos 17 anos me tornei estudante incansável das técnicas de gerenciamento financeiro e investimentos. Ler, escrever e praticar atividades físicas é o que eu gosto de fazer. Estou sempre sorrindo, mas quer me ver ainda mais feliz? Certamente estarei viajando ou conhecendo um restaurante novo.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

logo-mobills-app

Baixe agora para o seu dispositivo

logo-mobills-app
logo-mobills-app
logo-mobills-app