Investimentos de renda fixa: aprenda de vez o que é CDB, Selic, LCI e LCA

 

Você já investe o seu dinheiro? Ou ainda está pensando em entrar no mundo dos investimentos? Seja qual for a resposta, se você parou neste artigo, então significa que você tem interesse pelas investimentos de renda fixa.

E o que seria investimentos de renda fixa? São aqueles investimentos que possuem regras de remuneração definidas no momento da aplicação do título. Estas regras estipulam o prazo e a forma que a remuneração será calculada e paga ao investidor.

Ou seja, são investimentos que possuem um risco menor comparados aos investimentos de renda variável, por exemplo. Por isto, são indicados para investidores iniciantes.

Existem vários títulos abrangendo os investimentos de renda fixa, mas neste artigo falarei de CDB, Selic, LCI e LCA.

Renda fixa: aprenda de vez o que é CDB, Selic, LCI e LCA

CDB

CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um dos títulos de renda fixa que é emitido por bancos para captar recursos. Na prática, é como se você emprestasse o seu dinheiro para o banco e, em troca, ele lhe pagasse juros ao final do período combinado.

Esses recursos podem ser empréstimos, financiamentos e cheque especial, por exemplo. Explicando assim até parece estranho à primeira vista e pode dar a impressão de que seu dinheiro não está seguro.

Mas investir em CDB tem um risco muito baixo, pois você estará assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito. Assim sendo, mesmo se o banco que você investiu falir, o Fundo te garante até R$ 250.000 por CPF e por instituição.

O prazo de carência do CDB é exatamente a junção entre o vencimento do seu título com a sua liquidez. De forma mais simples: representa o prazo que seu dinheiro deve permanecer com o banco.

Porém, quanto é preciso para começar a investir em CDB? Não existe um valor específico, você consegue encontrar títulos por menos de R$1.000, por exemplo. Mas, normalmente, quanto maior o valor de entrada, melhor é a rentabilidade entregue aos investidores.

esquema de como funciona o CDB

 

Selic

Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. E também é considera um investimento de renda fixa.

Esta taxa é um sistema computadorizado utilizado pelo governo, a cargo do Banco Central, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos.

Ela é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. Atualmente está como 6,5%.

E como funciona? O governo possui uma necessidade em ter dinheiro para pagar suas próprias dívidas e fazer investimentos. Ou seja, para construir estradas, hospitais, escolas, investir na segurança e na saúde da população, o governo irá precisar de impostos.

Apesar do principal meio de arrecadação ser este, existe outra maneira de arrecadar dinheiro, que é através do Tesouro Nacional.

Para isso, a secretaria do tesouro emite Títulos Públicos para conseguir recursos para o governo. E é aí que entra a taxa Selic.

tabela selic

LCI

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) é um investimento de renda fixa emitido pelos bancos que é utilizado para o financiamento das atividades do setor imobiliário e em troca, ele oferece uma taxa de rentabilidade anual que é definida no momento da compra.

O título também possui uma data de vencimento estabelecida. Assim, ao investir neste ativo, você já tem uma ideia de quanto o seu dinheiro irá render até o final deste prazo.

O rendimento da LCI pode ser de duas formas: prefixado ou pós-fixado. A prefixada consiste em uma taxa de rentabilidade fixa, por exemplo, 30% ao ano.

Assim, no momento da compra, você sabe exatamente o quanto o seu dinheiro vai crescer até a data do vencimento.

A LCI  pós-fixadas possuem taxa de rendimento atrelada a um indexador, ou seja, o emissor paga um percentual deste índice.

como funciona o LCI

LCA

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) também é um investimento de renda fixa, mas a captação é direcionada para financiar as atividades do setor do agronegócio.

Assim como para a LCI, a taxa de rentabilidade e a data de vencimento são definidas no momento da compra. E também seu rendimento, que pode ser prefixado ou pós-fixado.

como funciona o LCA

Conclusão

Você acabou de conhecer alguns dos investimentos de renda fixa. Então, se você é um investidor iniciante ou até mesmo um investidor nato, mas que prefere correr menos riscos, então estes investimentos são ideais para vocês.

Lembre-se que é sempre bom estudar o mercando financeiro e sempre se manter atualizado, além de pedir dicas para consultores e amigos que também investem e se dão bem.

Conhece o Mobills? É um aplicativo de gerenciamento financeiro que te permite registrar suas despesas e receitas, te deixando a par de tudo que aconteceu com o seu dinheiro.

Uma de suas funcionalidades é o Módulo de Investimentos que possibilita o registro de todos os seus investimentos, assim, você acompanhará em tempo real como está seus títulos investidos.

Ainda não é um usuário? Clica aqui!

*****

LEIA TAMBÉM:

Conheça os investimentos de renda fixa e largue a poupança

*****

Comentários