Conheça as 5 regras mais importantes para quem deseja enriquecer

Banner convidando para o site do Mobills

Várias pessoas têm como maior objetivo em suas vidas enriquecer. Para isso, alguns escolhem o caminho do trabalho duro, muito estudo, pouco tempo com a família e baixa qualidade de vida, enquanto outros apostam em jogos de azar e na loteria, ou, ainda, há aqueles que buscam caminhos ilícitos, na esperança de conseguir o tão sonhado feito de enriquecer. 

Contudo, segundo Robson Profeta, coach de finanças, o verdadeiro rico é aquele que possui uma renda passiva, ou seja, quem vive de renda. “Aquela pessoa que não trabalha, e consegue viver muito bem com os seus investimentos, é, de fato, rica”. 

“Se a pessoa não conseguir cuidar efetivamente dos seus ganhos, controlar seu salário e entender os limites do seu dinheiro, nunca atingirá suas metas financeiras, e continuará frustrado”, diz. Sendo assim, o especialista definiu as cinco regras para quem deseja enriquecer. Confira quais são:

As 5 regras mais importantes para quem deseja enriquecer

 

1. Se preocupe com o controle financeiro

Tenha certeza do seguinte: dificilmente você acumulará dinheiro se não aprender a domá-lo. Portanto, elabore um fluxo de caixa projetado e aprenda a controlar suas finanças.

Não adianta ter muito dinheiro no final do ano (fruto de grande economia) e gastá-lo com a viagem dos sonhos, pois nos próximos três meses, aparecerão gastos extras com seguros, IPVA, plano de saúde, matrícula e material escolar dos filhos, reajuste de colégio etc.

Para visualizar tudo isto corretamente você tem que fazer um fluxo de caixa adequado. 

2. Atenção aos bens que você adquire

Diversos bens que compramos não são os nossos melhores amigos. Um carro mais luxuoso provavelmente trará um imposto, um seguro e manutenção mais caros. Da mesma forma, um apartamento maior provavelmente trará taxas maiores, e assim sucessivamente.

Ou seja, ao invés de te ajudar, estes ativos geram dívidas. Busque investir em ativos que geram renda, por exemplo, compre um imóvel para alugar.

3. Defina seus valores

O modo como você enxerga a vida (ou seja, sua hierarquia de valores) explica muito a seu respeito.

Por exemplo, se o valor que você considera mais importante é a segurança e o menos importante é a diversão, não tem sentido algum você querer tirar 1 mês de férias no Caribe e relaxar, pois isso poderá deixar você mais estressado ainda, com o medo de perder seu emprego. 

4. Seja consciente ao consumir

Um dos maiores problemas de nossa sociedade é o consumismo. Querer sempre um carro melhor, uma casa ou apartamento maior, uma casa de praia, etc.

“A nossa necessidade de reconhecimento social e o nosso ego fazem com que compremos bens e serviços muitas vezes supérfluos e sem qualquer valor real, gerando uma rápida e passageira sensação de prazer”, afirma o coach.

“Ao invés de comprar bens pensando em demonstrá-los para outros, seja consciente ao consumir”, enfatiza. 

5. Evite os juros

Se você paga juros sobre qualquer bem ou serviço, tem alguém do outro lado ganhando com isto. Por isso, inverta o lado do jogo, receba renda e deixe que outros paguem juros.

No mercado, para alguém ganhar, alguém tem que perder. Evite a qualquer custo pagar juros e se beneficie disso. 

*****

Você sabia que estamos postando 2 textos novos por dia (de segunda a sexta-feira)?  Não perca a oportunidade de ler artigos incríveis, acesse o Portal Mobills diariamente e aprenda cada vez mais sobre todos os temas relacionados às finanças pessoais, empreendedorismo, dicas de produtividade e muito mais!

Leia mais:

Descubra o que está te impedindo de ficar rico

Como ficar rico em 2017? Comece com um planejamento financeiro

Quer ficar rico? Elimine 5 crenças sobre dinheiro agora!

Concorda com as 5 regras mais importantes para quem quer enriquecer? Costuma segui-las? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Conheça as 5 regras mais importantes para quem deseja enriquecer? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários