Quanto devo investir em ações?
Por favor, avalie esse Post

Quanto devo investir em ações?

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Investir em ações é tudo de bom! Você ganha com os dividendos – que rendem bem – e você vira sócio das melhores empresas do país!

Se você ainda não começou a investir em títulos de renda variável, o momento pode ser agora.

As ações são aplicações de longo prazo, ou seja, você até poderá retirar seu dinheiro antes do vencimento, mas não é aconselhável, pois você poderá perder dinheiro.

Existem vários motivos para você começar a investir em ações e o principal deles é que no longo prazo elas vão render muito mais que a renda fixa.

No entanto, no mundo dos investimentos, essa maior rentabilidade também traz um risco maior.

Desse modo, para garantir que vai ganhar mais, sem correr tanto risco, você tem que montar uma carteira equilibrada, tanto com investimentos de renda fixa – que são mais seguros – como com investimentos de renda variável.

Quer saber um pouco mais sobre ações? Então, continue a ler o artigo, pois ensinaremos quando e quanto você deve investir em ações.

Quer controlar melhor os seus investimentos? Comece a utilizar o MOBILLS WEB!

Quanto devo investir em ações?

 

Descubra seu perfil de investidor

A primeira coisa que você precisa saber para se dar bem quando se trata de investimentos é o seu perfil de investidor

Se você não gosta de correr muitos riscos, tem medo de perder dinheiro, ou seja, possui um perfil mais conservador, não invista muito dinheiro em ações.

Provavelmente seu rendimento nos investimentos não vai ser tão bom quanto um perfil mais agressivo, mas, pelo menos, você fica tranquilo com o seu dinheiro.

Aqueles que pertencem ao perfil agressivo não se importam de correr mais riscos para conseguir ganhar mais rentabilidade.

Essas pessoas não têm garantia que sempre vão ganhar mais investindo em ações, mas a chance de isso acontecer vai ser bem maior.

Ainda assim, mesmo que você tenha um perfil mais agressivo, não comece a investir em ações logo de cara se você nunca investiu na vida.

Não tem regra, porém, é bom você já ter investido um tempo na renda fixa (aconselhável 1 ano). Desse jeito você tem mais segurança e conhecimento caso as ações caiam e você perca dinheiro.

Se você ainda não conhece o perfil de investidor, então se cadastre no nosso aplicativo (Android e iOS) e faça o teste.

APRENDA TUDO SOBRE O MÓDULO DE INVESTIMENTOS DO MOBILLS

Não invista muito dinheiro no começo

Sempre comece investindo pouco dinheiro, pois em algum momento as ações vão cair e você não pode fugir disso. Elas sobem, mas elas também caem.

E quanto mais dinheiro você investe no começo, mais vai pesar o seu emocional e a chance de você vender todas as tuas ações, porque acha que vai perder todo o seu dinheiro.

Portanto, no primeiro ano que você tiver na bolsa, não entre com muito dinheiro.

Coloque aos poucos e analise como você se comporta com a variação do mercado. Se você ficar desesperado cada vez que a cotação cair, então talvez a bolsa não seja para você.

O PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR SEU PLANO DE INVESTIMENTOS

Fique de olho nas taxas das corretoras

O ideal é que a corretagem não seja maior que 5% do valor do seu investimento. Se você for investir 100 reais, o ideal é que pague no máximo 5 reais.

Tem corretora que cobra mais, tem corretora que cobra menos.

Se você quiser, pode acumular dinheiro no Tesouro Selic ou até mesmo na poupança até juntar dinheiro o suficiente para valer a pena comprar mais ações.

Afinal, quanto devo investir em ações?

Para decidir o quanto dos seus investimentos vão ser em ações existem vários métodos.

O mais conhecido é o 80 menos a sua idade. Por exemplo, se você tem 20 anos, vai diminuir 20 de 80. Logo, 60% dos seus investimentos devem ir pras ações.

Particularmente, não achamos que esse seja o método mais recomendado para você,  pois esse teste não leva em conta o seu histórico nos investimentos nem seu perfil de investidor.

Tem gente que tem 20 anos e morre de medo de investir e perder dinheiro, enquanto tem gente com 40 anos que investe 70% em ações.

A coisa mais importante que você precisa saber quando investe em ações é que o emocional vai contar muito. Imagina que de repente seu patrimônio diminua de 10-20% em um dia.

Isso já aconteceu esses dias na bolsa de valores e pode acontecer de novo. Claro que o contrário pode acontecer também, você ganhar muito de um dia para o outro.

VOCÊ SÓ PRECISA DE UM POUCO DE ATITUDE PARA COMEÇAR A INVESTIR

Conclusão

A bolsa não é um bicho de sete cabeças, mas você tem de estar preparado para entrar nela sabendo dos riscos e estudando muito bem antes de colocar seu dinheiro.

Gostou do artigo? Já investia em ações antes? Deixe a sua opinião nos comentários! É muito importante para que nós possamos planejar novos conteúdos que se adequem às suas necessidades.

Agora, veja o vídeo da nossa parceira Júlia Mendonça para o nosso canal no Youtube sobre quanto você deve investir em ações.

*****Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários