Notícias

Prepare o bolso! Conta de energia ficará mais cara em julho

Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia em julho será amarela.

*Conteúdo publicado originalmente por R7

Banner convidando para o site do Mobills

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia em julho será amarela, o que significa um acréscimo de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas.

A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país.Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

Neste ano, as contas de luz já tiveram bandeira vermelha, nos meses de abril e maio, e em junho a bandeira ficou verde. A Aneel já disse que deverá revisar no ano que vem a metodologia que define o acionamento das bandeiras tarifárias, para evitar mudanças bruscas de um mês para o outro.

*****

Atenção!!!

Reforçando o conceito de portal, estamos tentando reunir as principais notícias (relacionadas aos temas que tratamos aqui no Portal Mobills) que foram publicadas nos mais importantes sites e trazendo para vocês.

Nosso objetivo com isso é sempre transmitir conteúdo com a maior qualidade possível para nossa audiência. Portanto, lembrem-se de acessar nosso site todos os dias e conferir, em um só lugar, as notícias e artigos mais relevantes sobre Finanças Pessoais, Investimentos, Economia, Planejamento Financeiro, Empreendedorismo e outras temas essenciais para o seu sucesso financeiro.

*****

Leia mais:

O que fazer para reduzir o consumo de energia elétrica

Como economizar dinheiro a partir de hoje: 10 dicas fundamentais

14 dicas super simples para economizar no supermercado

Banner convidando para o site do Mobills

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing do Mobills e editor-chefe do Portal Mobills, tem 26 anos, mora em Fortaleza-CE. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.