Economizar

Poupar dinheiro de forma eficaz: 7 dicas de economia

Cofrinho e maços de dinheiro simbolizando o tema poupar dinheiro
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Poupar dinheiro de forma eficaz: 7 dicas de economia *

*Texto produzido originalmente por Paula Pant no site The Balance

Banner convidando para o site do Mobills

Como poupar dinheiro de forma eficaz é algo que todos já nos perguntamos um dia. Todos sabemos que devemos poupar para as adversidades, escola de nossos filhos ou aposentadoria. Contudo, saber e fazer são coisas muito diferentes.

Se você está com seu orçamento apertado pode ser difícil separar um pouco de dinheiro para sua poupança, entretanto, é extremamente necessário que o faça. A falta de uma poupança para emergências poderá colocar você em uma situação financeira ainda pior no futuro.

Aqui estão 7 dicas de economia para você separar um dinheirinho extra e certificar-se de que está construindo sua poupança.

7 maneiras eficazes de poupar dinheiro

1. Corte gastos desnecessários do seu orçamento

Muitos de nós temos gastos em nossos orçamentos que podem ser cortados, mesmo se sentimos que estamos vivendo muito limitados para começar a fazer isso.

Você pode cortar a despesa de sua TV a cabo e assistir seus filmes e séries favoritos na Netflix? Você pode aprender a cozinhar com coisas básicas ou sobras para que assim você possa cortar gastos no supermercado toda semana?

Cada centavo extra que possa tirar do seu orçamento será de grande ajuda na hora de poupar dinheiro e garantir o seu futuro.

2. Compre de maneira inteligente

Aprende a calcular o custo por unidade. Use sites de comparação de preços para ter certeza que está comprando pelo melhor preço seja em grandes ou pequenas compras.

Faça com que o dinheiro que você gasta dure o máximo possível, e você terá mais dinheiro para poupar.

3. Complemente suas receitas

Se o seu orçamento está com os gastos supérfluos cortados e você é um comprador experiente, pode ser o momento para considerar maneiras de ganhar uma renda extra e complementar suas receitas visando poupar dinheiro.

Isso pode significar encontrar um segundo emprego, vender coisas na OLX ou começar um pequeno negócio como freelancer ou consultor. Certifique-se que todo o dinheiro gerado por esse meio seja enviado diretamente para sua poupança.

4. Pague-se primeiro

Não espere até o final do mês para ver se você tem algum dinheiro sobrando, por que você raramente terá.

Em vez disso, sempre que você receber suas receitas, coloque uma parte diretamente na sua poupança para que você nunca tenha a oportunidade (ou tentação) de gastar.

5. Automatize

Não tem tanta certeza assim se você vai lembrar de pagar-se primeiro? Programe transferências automáticas de sua conta corrente para sua conta poupança.

6. Poupar dinheiro extra

Recebeu a restituição do imposto de renda? Recebeu R$ 50 como presente de aniversário da sua tia Rosa?

Em qualquer momento que você receba dinheiro extra sem que esperasse, deverá ser enviado diretamente para sua poupança. Você não estava contando com ele no seu orçamento, sendo assim, não fará diferença.

7. Lembre o porquê de estar fazendo isso

Poupar dinheiro para construir sua poupança pode ser difícil, e haverá momentos onde você vai ser tentado para gastar esse dinheiro em outras coisas. Lembre-se regularmente o porquê de estar fazendo isso.

Cada real que você coloca no seu fundo de emergência ou aposentadoria é um conforto extra e segurança para o seu futuro. Você poupa agora para ter certeza que o dinheiro não irá ajudá-lo somente agora, mas nos anos que virão.

Aprenda mais:

Quer aprender como juntar dinheiro em 2017? Veja 15 dicas indispensáveis!

Aprenda a economizar dinheiro criando metas e orçamentos

8 estratégias para organizar as finanças pessoais

Curtiu as dicas para poupar dinheiro de forma eficaz? Conseguiu juntar dinheiro de outras formas? Compartilhe conosco e engradeça a discussão!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Poupar dinheiro de forma eficaz: 7 dicas de economia? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários