Ainda vale a pena investir na poupança hoje?

Banner convidando para o site do Mobills

A caderneta de poupança é uma aplicação muito popular no Brasil, já que muitas pessoas ainda a utilizam para guardar suas economias. Porém, uma notícia preocupou os poupadores. Desde que a taxa Selic ficou abaixo de 8,50% ao ano, a regra de remuneração da poupança mudou e a aplicação passou a render ainda menos.

Você sabe o motivo dessa mudança? Para te ajudar a entender melhor o que está acontecendo com a poupança hoje e se vale a pena fazer aplicações nesta modalidade, vamos primeiro entender como funciona seu rendimento.

Como funciona o rendimento da poupança hoje?

As aplicações na caderneta de poupança, até setembro de 2017, estavam rendendo 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR). Mas existe uma regra que entrou em vigor em maio de 2012, que altera a forma de remuneração da poupança caso a taxa básica de juros brasileira, a Selic, fique igual ou menor que 8,5% ao ano.

Nestas condições, a poupança passa a render 70% da Selic mais Taxa Referencial.

Agora que você entendeu como funciona a rentabilidade da poupança hoje, vamos para a segunda parte desse raciocínio: por que a poupança está rendendo menos?

O que aconteceu foi que o Banco Central, através do Comitê de Política Monetária (Copom), decidiu reduzir a taxa Selic em 1 ponto percentual no começo de setembro. A taxa, que até então estava em 9,25% ao ano, passou a ser de 8,25%.

Parece pouco? Pois saiba que a taxa está ainda menor, já que o Copom determinou novos cortes fazendo com que a Selic em dezembro chegasse em 7,0%, um dos menores patamares já registrados em toda a sua história.

Como você acabou de ver, sempre que a Selic chega a ser igual ou menor de 8,5% ao ano a forma de rendimento da poupança também muda. Agora, as aplicações na poupança passaram a render menos, seguindo a regra de 70% da meta da Selic mais Taxa Referencial.

O PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR SEU PLANO DE INVESTIMENTOS

Vale a pena investir na poupança hoje?

Você pode estar se perguntando se, mesmo diante das mudanças, faz sentido deixar seu dinheiro na poupança hoje.

A realidade é muito simples: apesar de ser a queridinha para parte dos brasileiros, a poupança não é a melhor opção para deixar as economias rendendo. Isso porque a caderneta pode oferecer rendimentos muito baixos em comparação a outras modalidades disponíveis no mercado.

Hoje, com o avanço da tecnologia, está muito mais fácil ter acesso a outros tipos de investimento com rentabilidades bem mais interessantes. Vou te mostrar agora 4 modalidades de investimento que podem oferecer segurança atrelada a boas rentabilidades. Dá só uma olhada:

CDB

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) são títulos emitidos por bancos no intuito de financiar suas atividades. O investidor empresta seu dinheiro ao banco e, em troca, recebe o valor acrescido de juros ao final de um determinado período.

Os CDBs geralmente oferecem boa segurança por serem protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Esta instituição pode ressarcir o investidor até R$250 mil, por CPF e por instituição, caso o banco que ele fez o investimento declare falência.

Letras de Crédito

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) têm funcionamento muito semelhante ao investimento em CDB. É uma espécie de empréstimo que o investidor faz a uma instituição financeira. Só que, neste caso, a instituição utiliza o capital para financiar atividades dos setores imobiliário ou do agronegócio.

Assim como a poupança, as LCIs e LCAs são isentas de Imposto de Renda, o que pode ser um fator muito atrativo para muitos investidores. No entanto, uma dica importante é não levar apenas esse fator em consideração.

Na hora de decidir onde aplicar seu dinheiro, a calculadora será sua melhor amiga. Faça os cálculos de rendimento considerando todos os custos. Muitas vezes, um CDB pode trazer retornos maiores que uma LCA, mesmo pagando IR. Por isso, é tão importante colocar tudo na ponta do lápis.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa de investimento do governo federal e é bem provável que você já tenha ouvido falar dele. O investidor pode comprar títulos públicos através da internet, de forma prática e segura, com valores a partir de R$30.

O funcionamento do Tesouro é bem semelhante ao do CDB: um investidor empresta dinheiro para o governo e, em troca, recebe o valor acrescido de juros após o prazo combinado.

O mais legal do Tesouro é que, por ser simples e acessível, ele está sendo considerado o primeiro passo para quem deseja ir além da poupança. Tanto é que o programa tem conquistado cada vez mais adeptos, batendo recorde de inscritos.

Bolsa de Valores

A Bolsa também é uma boa opção para quem quer ter rendimentos maiores que a poupança. Apesar do que muita gente pensa, é possível investir em ações de forma segura. Para isso, existem estratégias que aliam bons retornos com manejo de risco.

Além disso, a Bolsa é muito democrática. Pensou que só milionários investiam em ações? É aí que você se engana. Investidores de diferentes perfis e bolsos conseguem ter resultados bem legais.

Conclusão

Viu só como fugir dos baixos rendimentos da poupança é mais fácil do que você pensava? É claro que, se você precisa de um dinheiro no curto prazo, como uma quantia para comprar uma roupa nova ou um presente para alguém querido, você ainda pode usar a caderneta.

As dicas que dei aqui valem para os planos mais elaborados, que você faz pensando no seu futuro. Por exemplo: ter uma aposentadoria tranquila, juntar dinheiro para uma viagem internacional ou investir para dar uma festa de casamento incrível. Independentemente de qual for seu objetivo, o mais importante é fazer o máximo possível para que ele se torne realidade.

Por isso, a recomendação é que você sempre avalie as possibilidades disponíveis, além da rentabilidade e da segurança que cada tipo de investimento oferece. Dessa forma, você poderá escolher a modalidade que dá certinho com seus objetivos e necessidades. Será através destes critérios que você poderá decidir o que vale ou o que não vale a pena para você.

*****

APRENDA MAIS:

Solucione as suas 7 maiores dúvidas sobre juros de poupança

Veja 8 detalhes que você deveria saber sobre o rendimento da poupança na sua conta

Será a hora de abandonar a poupança?

*****

Curtiu entender porque há melhores alternativas de investimento do que a poupança hoje? Você investe em quê? Compartilhe conosco  contribua para a discussão! 

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Ainda vale a pena investir na poupança hoje? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários