Estabeleça um plano financeiro em vez de metas financeiras

Banner convidando para o site do Mobills

Tem pessoas que adoram estabelecer metas e fazem um bom trabalho ao alcançá-las todos os anos. Por outro lado, existem aquelas pessoas que estabelecem metas e lutam para fazê-las acontecer.

Se você está cansado de viver na situação atual, mas sente que estabelecer novas metas financeiras não farão nenhuma diferença, você deveria tentar criar um plano financeiro em vez de estabelecer uma meta esse ano.

Seu plano financeiro irá descrever o que você precisa fazer e quando, sem as mudanças trágicas que acontecem quando você estabelece metas que podem não ser alcançáveis.

A melhor parte de ter um plano financeiro é que ele mantém você focado no caminho que deve seguir, mesmo depois de cumprir com todas as metas estabelecidas.

Benefício de ter um plano financeiro

Geralmente as metas irão tratar de uma parte específica de suas finanças, o que é bem plausível se você precisa melhorar seus orçamentos ou sair de uma dívida, mas então você ficará se perguntando que passos dar em seguida, visto que a meta não irá beneficiar você em todas os momentos de sua vida.

O plano financeiro irá mostrar que passos você deve tomar após atingir suas metas de curto prazo. Ele também tira a pressão de uma parte na qual você está com dificuldades e deixa você apto para focar no todo.

Isso o ajudará a melhorar suas habilidades com orçamentos, sair das dívidas, começar a investir ou qualquer outro objetivo que você possa ter no médio e longo prazos.

Estabelecendo o seu plano financeiro

Para estabelecer o seu plano financeiro, você precisa começar pensando no longo prazo. Isso pode ir desde quando você deseja se aposentar a quão confortável financeiramente irá querer ficar. Se isso é muito difícil agora, tente ver como você quer estar financeiramente nos próximo cinco ou dez anos.

Você quer comprar uma casa nova neste tempo? Você quer ter um trabalho diferente? Você vai começar uma família ou mandar os filhos para a faculdade?

Saber as respostas para essas perguntas pode ajudar você a determinar o caminho que precisará seguir para ser capaz de alcançar esses sonhos.

Divida seu plano em passos práticos

Uma vez que tenha identificado suas necessidades, você pode dividir o seu plano nos passos que precisará fazer para chegar lá.

Por exemplo, se você quer comprar uma casa, você irá precisar reduzir suas dívidas e economizar para dar um valor de entrada na sua casa. Isso ajuda a ter uma sequência nessa parte do processo, ajudando-o a continuar se esforçando.

Se você conquistar algum passo antes do tempo determinado, você pode simplesmente partir para o passo seguinte assim que conseguir atingir o anterior.

Certifique-se de ter um orçamento

O seu orçamento é a chave para o sucesso do seu plano financeiro. Seu orçamento o deixará ver quanto dinheiro extra você tem para colocar nessas metas.

Ele vai identificar onde você está errando quando o assunto é gastos ou onde você não está se esforçando o suficiente para cumprir com essas metas. Isso o ajudará a consertar esses problemas e fazer ajustes para pagar suas dívidas e começar a economizar em um futuro próximo.

Com certeza, isso faz uma grande diferença na maneira de alcançar essas metas. Se você precisa de ajuda com seus orçamentos, você poderá considerar a ideia de usar um aplicativo de controle financeiro como o Mobills que te auxilia no controle dos seus gastos e a estabelecer metas para si.

Peça ajuda aos especialistas

Se você quer investir dinheiro para a aposentadoria ou para a educação dos seus filhos, encontre um consultor financeiro que pode te ajudar a estabelecer um plano sólido de investimento.

Se você tem problemas com gastos excessivos, você pode se beneficiar ao participar de grupos de apoio. Caso você sinta que precisa melhorar a sua situação atual de trabalho, considere participar de capacitações para adquirir habilidades extras.

Há muitos recursos disponíveis para te ajudar enquanto você trabalha no seu plano financeiro e, se você tiver dúvidas, não hesite em procurar pessoas com conhecimento suficiente para te oferecer auxílio.

*****

Você sabia que estamos postando 2 textos novos por dia (de segunda a sexta-feira)?  Não perca a oportunidade de ler artigos incríveis, acesse o Portal Mobills diariamente e aprenda cada vez mais sobre todos os temas relacionados às finanças pessoais, empreendedorismo, dicas de produtividade e muito mais!

Ama escrever e gosta do tema finanças pessoais? Conte suas experiências voluntariamente no Portal Mobills e colabore para a educação financeira de outras pessoas. Preencha o formulário para se cadastrar!

Leia mais:

O que é planejamento financeiro e por que você deve levá-lo a sério?

8 estratégias para organizar as finanças pessoais

Como encaixar grandes sonhos em um pequeno orçamento

Curtiu entender a importância de criar um plano financeiro ao invés de metas? Concorda com essa sugestão? Compartilhe sua visão conosco e engrandeça a discussão!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Estabeleça um plano financeiro em vez de metas financeiras? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários