Estabeleça um plano financeiro em vez de metas financeiras

Tem pessoas que adoram estabelecer metas e fazem um bom trabalho ao alcançá-las todos os anos.

Por outro lado, existem aquelas pessoas que estabelecem metas e lutam para fazê-las acontecer.

Se você está cansado de viver na situação atual, mas sente que estabelecer novas metas financeiras não fará nenhuma diferença, você deveria tentar criar um plano financeiro em vez de estabelecer uma meta esse ano.

Seu plano financeiro irá descrever o que você precisa fazer e quando, sem as mudanças trágicas que acontecem quando você estabelece metas que podem não ser alcançáveis.

A melhor parte de ter um plano financeiro é que ele mantém você focado no caminho que deve seguir, mesmo depois de cumprir com todas as metas estabelecidas.

Entenda como um plano financeiro pode ajudar você

Um plano financeiro auxiliará você a criar uma trilha para acompanhar suas metas.

Também ajuda a manter o foco na forma que você administra o seu dinheiro e seu tempo para atingir suas metas financeiras, permitindo assim que você faça o que deseja da sua vida.

Uma parte importante de seu plano financeiro é ter um orçamento. O seu orçamento lhe permite planejar como e quando você quer gastar seu dinheiro.

Além disso, torna mais fácil encontrar meios de guardar seu dinheiro e ganhar dinheiro extra para sair das dívidas.

Enquanto o plano financeiro é um caminho a ser seguido, seu orçamento é a ferramenta que você deve usar para chegar até o fim dessa trilha.

É o que vai ajudar a concluir o trabalho que você necessita.

Portanto, preparar um orçamento é uma parte essencial do seu plano financeiro.


Orçamento pessoal: saiba como elaborar o seu corretamente em 5 passos


Objetivos claros

Quando você cria seu primeiro plano financeiro, é necessário ter objetivos claros em mente. Os mais específicos são ainda melhores.

Por exemplo, se você quer se aposentar cedo. Você deve ter uma idade específica e uma quantia reservada para alcançar essa meta.

Um profissional financeiro pode auxiliar também com essa parte do planejamento.

Ele pode ajudar a encontrar números específicos que você precisa para alcançar a meta de conquistar sua aposentadoria ou determinar quanto você terá que investir a cada mês e dar recomendações nos tipos de investimentos que você pode usar para alcançar essa meta.

Se não está confortável em investir por si mesmo ou nunca fez isso antes, então, esse profissional financeiro irá ajudá-lo a começar.

Caso realmente deseje adquirir um futuro de prosperidade, precisará de uma estratégia forte e terá que colocar o dinheiro em sua conta de aposentadoria a cada mês.


Conheça os 6 melhores investimentos para iniciantes


Se preparar para os grandes eventos da sua vida

O plano financeiro também possibilita que você se prepare adequadamente para os grandes momentos da sua vida.

A não ser que planeje, você não irá magicamente acordar e estar preparado para comprar uma casa.

É necessário economizar para pagar suas dívidas e, só assim, adquirir a casa no tempo certo.

A não ser que planeje e deixe uma quantia de dinheiro de lado para a faculdade de seus filhos, não terá esse dinheiro quando eles tiverem 18 anos.

Um plano financeiro ajudará a seguir os passos corretos para cuidar de sua família.

Planejar suas finanças pode até ser algo intimidador quando você tem seus 20 anos. Talvez não esteja certo de onde quer chegar ou qual metas queira realizar.

Ainda sim, seu plano financeiro fluirá e pode mudar assim como suas metas e sonhos.  

Quando se está em seus 20 anos, você talvez queira se preparar para os grandes momentos da vida, e assim dar o próximo passo ainda mais preparado.

Nesse sentido, os grandes eventos que precisa incluir no seu plano podem ser a aposentadoria, comprar uma casa e começar uma família, por exemplo.

Assim que começar uma família e gerar seus filhos, poderá adicionar a meta de pagar a faculdade deles e guardar uma quantia mensal para ter o dinheiro necessário no momento certo.

Se você começar a se preparar para esses eventos agora mesmo, estará pronto quando acontecerem, e se eles nunca acontecerem, estará melhor financeiramente por estar longe de dívidas e com dinheiro sobrando na sua conta.

Banner convidando para o Mobills

O plano financeiro traz uma visão de longo prazo

Geralmente as metas irão tratar de uma parte específica de suas finanças, o que é bem plausível se você precisa melhorar seus orçamentos ou sair de uma dívida.

Mas então você ficará se perguntando que passos dar em seguida, visto que a meta não irá beneficiar você em todas os momentos de sua vida.

O plano financeiro irá mostrar que passos você deve tomar após atingir suas metas de curto prazo.

Ele também tira a pressão de uma parte na qual você está com dificuldades e o deixa apto para focar no todo.

Isso o ajudará a melhorar suas habilidades com orçamentos, sair das dívidas, começar a investir ou qualquer outro objetivo que você possa ter no médio e longo prazos.


Aprenda como determinar e alcançar seus objetivos financeiros


O importante é começar

Você só precisa  dar o primeiro passo e criar o seu plano financeiro.

Lembre-se que você deve criar um orçamento e separar sua meta principal em pequenas tarefas para assim conseguir alcançá-las.

É importante fazer metas realistas.

Você consegue criar um plano financeiro eficiente através de um planejamento cuidadoso, mas também deve se comprometer em cumprir com ele.

Dessa maneira, o plano ajudará a tomar as principais decisões financeiras e a conquistar seus sonhos.

E não se esqueça que um profissional financeiro poderá ajudar no começo dessa jornada quando estiver preparado para começar a investir.

Estabelecendo o seu plano financeiro

Para estabelecer o seu plano financeiro, você precisa começar pensando no longo prazo.

Isso pode ir desde quando você deseja se aposentar a quão confortável financeiramente irá querer ficar.

Se isso é muito difícil agora, tente ver como você quer estar financeiramente nos próximo 5 ou 10 anos.

Você quer comprar uma casa nova neste tempo? Quer ter um trabalho diferente? Vai começar uma família ou mandar os filhos para a faculdade?

Saber as respostas para essas perguntas pode ajudar você a determinar o caminho que precisará seguir para ser capaz de alcançar esses sonhos.


36 sites e aplicativos primordiais para quem quer viajar barato


Divida seu plano em passos práticos

Uma vez que tenha identificado suas necessidades, você pode dividir o seu plano nos passos que precisará fazer para chegar lá.

Por exemplo, se você quer comprar uma casa, você irá precisar reduzir suas dívidas e economizar para dar um valor de entrada na sua casa.

Isso ajuda a ter uma sequência nessa parte do processo, para que você permaneça motivado a continuar se esforçando.

Se você conquistar algum passo antes do tempo determinado, pode simplesmente partir para o passo seguinte assim que conseguir atingir o anterior.

Certifique-se de ter um orçamento

Como já mencionei anteriormente, o orçamento é a chave para o sucesso do seu plano financeiro. Seu orçamento o deixará ver quanto dinheiro extra você tem para colocar nessas metas.

Ele vai identificar onde você está errando quando o assunto é gastos ou onde você não está se esforçando o suficiente para cumprir com essas metas.

Isso o ajudará a consertar esses problemas e fazer ajustes para pagar suas dívidas e começar a economizar em um futuro próximo.

Com certeza, isso faz uma grande diferença na maneira de alcançar essas metas.

Se você precisa de ajuda com seus orçamentos, deve considerar a ideia de usar um aplicativo de controle financeiro como o Mobills que te auxilia no controle dos seus gastos e a estabelecer metas para si.

Peça ajuda a especialistas

Por fim, mas não menos importante (muito pelo contrário), quero reiterar este ponto.

Se você quer investir dinheiro para a aposentadoria ou para a educação dos seus filhos, encontre um consultor financeiro que pode te ajudar a estabelecer um plano sólido de investimento.

Se você tem problemas com gastos excessivos, pode se beneficiar ao participar de grupos de apoio.

Caso você sinta que precisa melhorar a sua situação atual de trabalho, considere participar de capacitações para adquirir habilidades extras.

Há muitos recursos disponíveis para te ajudar enquanto você trabalha no seu plano financeiro e, se você tiver dúvidas, não hesite em procurar pessoas com conhecimento suficiente para te oferecer auxílio.


LEIA TAMBÉM:

Como elaborar um planejamento financeiro pessoal incrível em 13 passos simples


Banner convidando para o Mobills

Curtiu entender a importância de criar um plano financeiro ao invés de metas? Concorda com essa sugestão? Compartilhe sua visão conosco e engrandeça a discussão!

Gostou do artigo Estabeleça um plano financeiro em vez de metas financeiras? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.