Economizar

Qual é o plano de celular mais vantajoso?

Pessoa segurando smartphone simbolizando o tema Plano de celular mais vantajoso para você
Ariane Lopes
Escrito por Ariane Lopes

Fizemos um comparativo entre 50 planos oferecidos pelas maiores operadoras do país.

Qual é o plano de celular mais vantajoso?

Banner convidando para o site do Mobills

Cada vez mais o celular se torna indispensável nas nossas vidas, seja pelos compromissos sociais ou de negócios. Hoje, um grande volume de negócios é fechado via internet e o celular é uma das ferramentas usadas para tal, uma vez que alia facilidade e agilidade.

No mesmo aparelho, pode-se responder e-mails, consultar e fazer transações bancárias, acionar um serviço de transporte e checar seu filho na creche, por exemplo.

Entretanto, a maioria das funcionalidades oferecidas pelos smartphones dependem diretamente do pacote de serviços contratado junto às operadoras.

Dessa maneira, para facilitar a escolha do plano que melhor se adequa as suas necessidades e te ajudar a economizar nesse processo, o Portal Mobills preparou para você um comparativo entre 50 planos de telefonia móvel das cinco maiores operadoras do Brasil (Claro, Nextel, OI, TIM e Vivo).

Metodologia

Os planos foram separados nas categorias “Pré-pago”, “Controle” e “Pós-pago” e classificados de acordo com o preço, começando pelos valores mais baixos até os valores mais altos, o que acaba coincidindo com as categorias apresentadas gradativamente.

Então, ao analisar as figuras perceba que dentro de uma mesma categoria, com características e preços diversos, pode-se encontrar vários tipos de ofertas. Confira, a seguir, os valores e o que cada plano oferece.

Obs: Os dados dos valores e tipos de planos foram coletados no dia 07/08/2017 e estão sujeitos a alterações. Após as figuras você pode conferir os links dos planos em cada operadora.

COMO PRIORIZAR E ECONOMIZAR PARA DIFERENTES OBJETIVOS

Planos de celular Pré-pagos

Lista 1 com planos de celular pré-pago Lista 2 com planos de celular pré-pago Lista 3 com planos de celular pré-pago Lista 4 com planos de celular pré-pago

Planos de celular Controle

Lista 1 com planos de celular controle Lista 2 com planos de celular controle Lista 3 com planos de celular controle

Planos de celular Pós-pagos

Lista 1 com planos de celular pós-pago Lista 2 com planos de celular pós-pago

Links para as páginas dos planos de celular das operadoras

– Claro

– Nextel

– Oi

– TIM

– Vivo

Planos específicos

Algumas operadoras, a exemplo da Tim, têm planos específicos para alguns aplicativos, como o “TIM Pré Facebook”, o qual oportuniza que pessoas, as quais usam mais determinados aplicativos que outros, possam exercer seu direito e pagar proporcional ao que estão utilizando.

Esses planos específicos não foram utilizados para a montagem desse artigo, mas são oportunidades de economizar se eles se enquadram na sua realidade. Por isso, se este for seu caso, pesquise mais a fundo sobre essas opções.

E aí, após analisar essa grande variedade de dados, ficou ainda mais difícil decidir por qual plano optar? Fique tranquilo, preparamos 5 ótimas dicas para orientá-lo nessa complicada missão.

5 dicas extras para escolher o plano de celular mais vantajoso para você

1. Faça um levantamento do que você usa mais

Se você trabalha diretamente com internet, precisará de um plano que comporte sua demanda, porém, se você usa mais aplicativos específicos como o WhatsApp, que tem planos voltados para ele contando até com acesso ilimitado, sem gastar sua franquia de internet, sua necessidade de dados móveis já se torna menor.

Por outro lado, se suas atividades diárias demandam comunicação mais frequentemente por chamadas de voz ou você passa o dia em locais com wi-fi liberado, como sua casa, seu trabalho (os que dão acesso aos funcionários), sua faculdade… e, seu plano de dados é acionado apenas em breves momentos do seu dia, eis aí uma oportunidade de economizar e diminuir seu plano atual de dados ou assinar um mais condizente com o que você precisa.

Vai do perfil de cada um, alguém que trabalha transportando pessoas e precisa estar sempre conectado à central ou precisa de internet para realizar pagamentos de clientes já apresenta outras necessidades.

Palestrantes, representantes comerciais, auditores e outros profissionais que viajam bastante, por sua vez, devem estar atentos aos serviços de roaming oferecidos por suas operadoras. Muitas vezes, os planos que incluem roaming nacional (serviço que permite que se receba chamadas quando se está em outro estado sem custo adicional) são um pouco mais caros que os que não oferecem, mas vale a pena pagar essa quantia a mais, uma vez que para quem usa bastante esse serviço a economia é certa.

2. Avalie se seu padrão de consumo é compatível com seu orçamento

Não basta apenas mensurar seu padrão de consumo, mas é primordial refletir se este é realmente necessário, se ele se adequa ao seu orçamento e qual seria o ganho adicional em diminuir valores nessa área.

Para visualizar o ganho adicional, projete o que você poderia realizar por mês com aquele valor ou a longo prazo poupando-o.

3. Analise as condições e esclareça todas as dúvidas

Preste atenção nas entrelinhas das promoções. Analise, por exemplo, se o plano possui fidelidade, se o valor contratado é o mesmo ao longo do contrato ou se o valor é válido apenas para uma quantidade de meses e depois a parcela sobe substancialmente.

Lembre-se de perguntar também sobre os valores das multas em caso de haver fidelidade. Se contratar o serviço pela central, anote o protocolo e faça todos questionamentos ao atendente, deixando bem claro na conversa o que você está contratando e o que espera receber.

Todas essas medidas vão resguardar você como consumidor e seus direitos, se for o caso de reivindicá-los.

4. Fique sempre atento a novas promoções

Muitas vezes a comodidade de ter um valor fixo sendo descontado no cartão de crédito ou direto na conta corrente, faz com que deixemos de procurar novas oportunidades de economizar.

Os planos sofrem pequenos reajustes ao longo do tempo, fazendo com que, muitas vezes, os consumidores antigos paguem muito mais no mesmo plano do que os novos clientes. Nesses casos, você tem três opções: renegocia com a prestadora de serviços, muda de plano ou muda de operadora. 

Não esqueça que com a portabilidade e a proibição de cobranças de tarifas diferenciadas para as outras operadoras, tornou-se mais fácil a economia na conta de celular, tanto que a maioria dos planos operam com minutos atualmente e eles podem ser usados para qualquer operadora.

Então, não fique refém de um serviço ruim, o consumidor tem cada vez mais armas para pressionar as operadoras a prestarem serviços de qualidade e a preço justo.

5. Veja a possibilidade de assinar planos família

Os chamados combos são uma opção pra quem tem uma família numerosa e/ou usa mais de um serviço ligados a telefonia. Assim, um combo de banda larga, celular, telefono fixo e TV a cabo pode sair mais em conta se forem contratados pela mesma prestadora.

Vale a pena analisar os preços separados e em conjunto, ou até fazer um pacote de telefonia por uma operadora e um de banda larga por outra.

Economia exige um esforço de pesquisa constate, afinal, a inflação e outros índices que atingem o poder de compra são reajustados continuamente. Por isso, deve-se estar procurando sempre por melhores condições de serviços e preços mais baixos.

*****

LEIA TAMBÉM:

Como manter o foco, fazer o que é necessário e ter sucesso

27 dicas práticas para você economizar no dia a dia

Como poupar dinheiro: saiba quanto guardar e por que juntar por mês

*****

Curtiu nosso comparativo e conseguiu identificar qual é o plano de celular mais vantajoso para você? Compartilhe conosco! 

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Qual é o plano de celular mais vantajoso? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Ariane Lopes

Ariane Lopes

Ariane Lopes, redatora do Portal Mobills. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pesquisadora incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir documentários, ler, organizar eventos e viajar.