Conheça os 15 principais tipos de planilha de controle financeiro!
Por favor, avalie esse Post

Conheça os 15 principais tipos de planilha de controle financeiro!Banner convidando para conhecer o sistema Mobills Web

Você costuma se assustar quando confere a sua conta bancária e ela está zerada?

Fica com aquela pulga atrás da orelha sobre onde foi parar todos os seus rendimentos? Ou pior, não sabe explicar como o seu saldo ficou no vermelho, algumas vezes até antes mesmo do meio do mês?

Se você respondeu sim a pelo menos alguma destas três perguntas, é porque você não está gerenciando suas despesas domésticas e provavelmente não utiliza nenhum método de controle financeiro, nem mesmo alguma das diversas planilhas de gastos pessoais que são disponibilizas de forma grátis em muitos sites pela internet.

Essas planilhas financeiras existem para te ajudar e simplificar sua vida, são ideais para pessoas que estão buscando se livrar das dívidas, economizar dinheiro ou utilizá-lo de maneira mais consciente.

Você pode ainda não ter percebido, mas anotar gastos, receitas e ter um controle efetivo de toda sua movimentação financeira pode ajudar muito.

E para isso existem diversas formas, a pergunta é, qual a melhor para você?

No decorrer deste post, será possível entender para que servem essas planilhas de gastos e como elas podem ajudar você a sair do vermelho, quitando dívidas e até mesmo acumulando uma boa quantia no decorrer do tempo.

Dependendo dos seus objetivos e habilidades com planilhas, será possível determinar qual a melhor para você e depois disso é só fazer download e começar a usar.

Vamos lá?

Organização e educação financeira

Antes de se propor a usar alguma planilha de controle financeiro, é preciso compreender que você precisa de um mínimo de organização para desenvolver sua educação financeira.

Você não poderá se permitir desculpas como “esqueci de lançar” ou “tive que fazer um gasto de emergência”.

Para que uma destas planilhas de controle de gastos funcione e te auxilie de verdade, é preciso ser fiel a ela e acessá-la, se preciso, diariamente.

Pessoas mais organizadas costumam lançar até mesmos os poucos centavos, afinal, parafraseando o dito popular, de centavo em centavo, a gente enche um porquinho.

Por isso, a mudança deve começar a partir do seu comportamento e as planilhas de custos, independentemente de qual delas você opte por utilizar, serão apenas ferramentas para te ajudar a consolidar a mudança de como lidar melhor com seu dinheiro.

Além deste comprometimento, não se esqueça que é preciso conhecimento, pelo menos básico, em ferramentas de planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel, OpenOffice Calc ou Google Sheets.

Por mais automatizadas que essas ferramentas sejam, é bom entender um pouco sobre as fórmulas utilizadas, até mesmo para você poder incrementá-las e fazer o controle financeiro do seu próprio modo.

Os 15 principais tipos de planilha de controle financeiro

De modo geral, todas as planilhas financeiras para uso pessoal seguem a lógica de que você deve inserir todas as suas compras e pagamentos para que, automaticamente, retornem o cálculo do saldo disponível.

Algumas delas utilizam formatações condicionais para que as cores, tipos e tamanho de letras (fontes) ilustrem ao usuário alertas, como por exemplo, ao ultrapassar uma determinada margem de segurança do seu orçamento.

Confira os principais tipos de planilhas para controle de gastos:

1. Planilha de gastos mensais simples: para iniciantes

Quando o usuário está iniciando sua educação financeira e não possui muito conhecimento a respeito de planilhas eletrônicas, como fórmulas e regras de formatação, ele pode começar com uma planilha de controle financeiro mais simples.

Nesse tipo de planilha de gastos, são lançados valores simples e não variáveis, por exemplo.

Algumas pessoas, comumente utilizam um caderninho seguindo essa mesma lógica, lançando os recebimentos e debitando deles as despesas realizadas.

Mas, para descartar o papel e facilitar a sua vida, a própria bolsa de valores BM&F Bovespa oferece uma planilha financeira simples que você pode utilizar para começar a se organizar.

Print da planilha de gastos da Bovespa
Modelo planilha de controle financeiro pessoal da Bovespa

Baixar planilha excel de orçamento pessoal Bovespa grátis

2. Planilha de gastos diários

Para identificar e contabilizar os gastos de forma rápida, os controles diários são ideais. Seguindo a mesma lógica da planilha simples de despesas, esses controles são mais objetivos e não fornecem projeções.

Para quem precisa sair do vermelho ou economizar, o controle diário é importante e pode acabar sendo a solução dos seus problemas.

Caso queira uma ferramenta nesse estilo, essa planilha de controle financeiro diário é a ideal para você.

Print da planilha de gastos diários
Modelo de planilha de despesas diárias

Baixar grátis planilha excel de gastos pessoais diários

3. Planilha de controle financeiro avançada

Quer um controle mais palpável?

As planilhas financeiras avançadas são recomendadas para quem deseja um controle mais profundo, com um histórico de gastos detalhado.

Esse tipo de planilha de planejamento financeiro conta, até mesmo, com projeções futuras.

Ficou interessado?

Essas planilhas de gastos mensais se utilizam de fórmulas complexas para realizar os cálculos de diversos aspectos, como aplicações financeiras, compras com cartão de crédito e para fazer comparações entre os gastos previstos e os efetuados.

Se você busca uma planilha nesse estilo, o Instituto de Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) oferece a planilha de gastos pessoais avançada.

Na própria planilha, você vai encontrar um manual de instruções para fazer melhor uso da ferramenta.

Print da planilha de gastos do IDEC
Modelo de planilha de controle financeiro do IDEC

Baixar grátis planilha financeira avançada excel do IDEC

4. Planilha de gastos mensais

Essa planilha de custos é ideal para quem precisa fazer um planejamento mais amplo e ter uma visão mais extensa de suas despesas e recebimentos.

Nesse caso, as planilhas mensais de orçamento doméstico podem fazer toda a diferença.

Isso porque esse tipo de planilha de finanças pessoais permite analisar o controle mês a mês e o reflexo das economias e dos gastos em seu orçamento durante todo o ano.

São ideais para quem precisa de um choque de gestão financeira para resolver os problemas no orçamento pessoal.

Para quem tem interesse, pode preencher um formulário no site do consultor financeiro Beto Veiga e receber uma planilha de controle financeiro mensal em seu e-mail.

Print da planilha de custos mensais do Beto Veiga
Modelo de planilha de gastos mensais do Beto Veiga

Outras opções de planilhas financeiras mensais são: BM&FBovespa e IDEC

5. Planilha de controle de gastos domésticos

Quer trabalhar nas suas despesas mais específicas? Como aluguel, supermercado e contas de água, luz etc? Então, essa planilha doméstica vai te ajudar nisso.

Ela é bem simples e além de ter colunas mensais, possui linhas com dias de vencimento.

Assim, você pode personalizar para cada fatura, podendo incluir diferentes dias de pagamento para cada categoria.

Nas duas últimas colunas, você pode inserir o valor mínimo e máximo disponível para cada um dos gastos.

Dessa maneira, quando inserido um valor mensal, se ele está em azul, você cumpriu a meta, se ficar vermelho é porque o limite máximo proposto anteriormente foi ultrapassado.

Lembrando que essa planilha é exclusiva para despesas, então você não poderá incluir suas receitas.

Modelo de planilha de orçamento familiar

Baixar planilha de orçamento doméstico excel grátis

6. Planilha de gastos para quem nunca fez um orçamento antes

O importante é começar, não é mesmo?

Tudo bem se for do zero, ninguém é obrigado a ter experiência com o dinheiro, por isso, esta planilha de controle financeiro é indicada para quem nunca fez um orçamento pessoal antes.

Ela traz instruções de uso e definições de termos como receita líquida, despesas fixas e variáveis.

Também inclui a aba “previsões”, que permite observar se você não está gastando mais do que previu.

Baixar grátis planilha de controle de gastos excel

7. Planilha financeira para quem quer praticidade

A planilha para controle financeiro pessoal da BM&FBovespa reúne em uma única aba do Excel o orçamento de todos os meses do ano.

Além das despesas e receitas que são as informações básicas para se ter em uma planilha financeira pessoal, o documento ainda possui um quadro de anotações para investimentos, que se divide entre: Ações, Tesouro Direto, Renda fixa, Previdência privada e Outros.

Perfeita para quem quer ficar de olho nos investimentos e já têm alguma experiência com as finanças.

Baixar grátis planilha excel de orçamento pessoal

8. Para quem quer as despesas bem detalhadas

Sem rodeios, esta planilha para controle de gastos mensais vai direto ao ponto e a maior vantagem é que se trata de uma planilha bastante intuitiva.

Ela traz abas diferentes para cada mês e se destaca pelo nível de detalhamento das despesas, que são divididas em diversos grupos, os quais incluem até gastos com pet shop, tarifas bancárias e presentes.

Fazer download de planilha de gastos pessoais excel grátis

9. Planilha do Mobills para controle financeiro pessoal

E o Mobills não poderia ficar de fora na hora de criar uma planilha para ajudar no seu controle de gastos, entendemos que nem todo mundo gosta ou tem afinidade com o celular para ficar anotando suas despesas diariamente.

Sendo assim, para fugir desse problema, você pode usar nossa planilha financeira no computador. Ela pode ser utilizada tanto no Excel como no Google Sheets.

Print da planilha de gastos pessoais do Mobills
Modelo de planilha de gastos do Mobills

Baixar grátis planilha para controle de gastos do Mobills

10. Planilha de Orçamento para a Faculdade

Começou a se preocupar com sua vida financeira agora?

Não tem problema, a vida universitária pode ser o momento ideal para começar a aprender como utilizar melhor seu dinheiro.

Nessa planilha de controle financeiro, sua renda pode ser dividida em vários tópicos como, bolsa de estudos, estágio, ajuda financeira dos pais etc e você também pode ordenar seus gastos por semestre, é bastante intuitiva.

Print de uma planilha de Orçamento para faculdade
Modelo de planilha de orçamento para universitários

Baixar grátis planilha de orçamento para faculdade

11. Planilha de Orçamento para Reforma

Problemas na reforma?

Nesta planilha específica para fazer o orçamento da sua reforma doméstica, você pode sinalizar um teto máximo de gastos, assim você vai sempre saber quando atingir seu limite!

As categorias ficam por sua conta.

A planilha também te dá um espaço para especificar mais detalhes sobre a despesa, como se ela foi parcelada, ou se é um gasto a ser pago semanalmente.

Print da planilha de orçamento para reforma
Modelo de planilha de orçamento para reforma

Baixar grátis planilha de orçamento para reforma

12. Planilha de Orçamento para Viagem

Depois de tanta dedicação com as economias, nada melhor que aproveitar um pouquinho, não é mesmo?

A planilha de custos abaixo é voltada para as férias, é uma planilha de gastos de viagem.

Para facilitar seu uso, ela conta com uma parte gráfica para você saber rapidamente onde estão sendo suas maiores despesas, se interessou?

Agora é só fazer o download.

Print de planilha de orçamento para viagem
Modelo de planilha de orçamento para viagem

Baixar grátis planilha de orçamento para viagem excel

13. Planilha de Orçamento Empresarial

Quer uma planilha mais específica para colocar as finanças do seu negócio em dia?

A gente sabe como é complicado começar um empreendimento, então que tal aderir à uma planilha para gerenciar os gastos da sua empresa?

Nela, você pode separar os rendimentos e os custos por categorias e setores, sem complicação, além de poder fazer mudanças para atender melhor sua necessidade.

Print planilha de orçamento empresarial
Modelo de planilha de orçamento empresarial

Baixar grátis planilha de orçamento empresarial excel

14. Planilha de controle financeiro para Imprimir (Planner)

Existem diversos modelos de Planner disponíveis na internet, mas afinal, para que eles servem? Diferente de uma planilha, os planners funcionam melhor quando são impressos.

Você poderá fazer suas anotações livremente e adaptar o uso do material da forma que lhe for mais conveniente.

Anote seus hábitos rotineiros, por exemplo, e no mês seguinte verifique quais desses hábitos te fazem gastar mais. É uma boa forma de administrar seu tempo e dinheiro.

Clique nos links abaixo para baixar os modelos de planner para controlar seus gastos mensais.

Planner 2018 Gratuito / Planner preto e branco / Planner diário

Quer saber como fazer uma planilha de gastos?

A ferramenta mais comum para montar uma planilha de gastos diários ou mensais é o bom e velho Excel.

Mas você não precisa se amarrar a essa única opção, também é interessante utilizar o Google Sheets, que possui praticamente os mesmos recursos básicos do Excel, além de ser gratuito.

O principal diferencial do Sheets é que seus dados ficam guardados na nuvem e podem ser acessados online de qualquer computador, porém, se você quiser ter uma maior segurança, também pode fazer download do arquivo para manter o backup.

Depois de escolhida a ferramenta, você pode tomar como inspiração algumas das planilhas financeiras que disponibilizamos aqui nesse post e adaptar da forma que supra melhor suas necessidades.

Mas existe outra alternativa?

15. Planilha online e automatizada

Sim!

Se toda essa dedicação de sentar no computador e registrar cada uma das suas despesas for algo difícil para você desenvolver ou se você arrepia os cabelos só de pensar naquelas fórmulas usadas para automatizar qualquer planilha de controle financeiro pessoal, pode considerar adotar um aplicativo de educação financeira.

Contudo, é preciso ter em mente que ainda será necessário pelo menos um pouquinho de dedicação.

Afinal, esses aplicativos possuem diversas funcionalidades – como gráficos interativos, metas, orçamentos e alertas de vencimento de contas – mas não fazem a mágica do controle financeiro sem a sua ajuda.

A principal facilidade deles é que não é preciso ser um expert em fórmulas matemáticas, pois a interface é bem intuitiva e você não tem acesso às complexas fórmulas, estas são executadas em segundo plano.

Em algumas destas soluções, o usuário ainda conta com suporte prestado pela empresa responsável pelo aplicativo.

Para você ter uma ideia da facilidade que eles proporcionam, o Mobills Controle Financeiro é sincronizado com a web e permite que você acesse seu controle financeiro a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, seja um smartphone Android ou iOS, notebook/computador ou ainda um tablet.

Através deste aplicativo, você conta gratuitamente com lançamentos ilimitados, gerenciamento de contas e de despesas e receitas.

E caso deseje uma solução mais completa, o serviço premium oferece gerenciamento ilimitado de cartão de crédito, relatórios e gráficos personalizados de despesas e receitas, projeções de saldo em conta e de balanço financeiro.

Ademais, é possível definir metas e orçamentos de despesas, importar dados financeiros em diferentes tipos de arquivos e receber alertas por e-mail, para simplificar sua vida.

Trata-se de uma solução robusta para substituir completamente as mais avançadas planilhas de controle financeiro.

Ficou interessado? Acesse o site do Mobills e veja mais informações sobre a ferramenta!

Controle financeiro simplificado e na palma da mão

Você quer fazer uma importação automática de suas transações?

Isso é possível com o recurso de importação de SMS do Mobills.

Essa funcionalidade é indicada para aqueles que não querem registrar cada papelzinho, mas querem uma visão completa das suas finanças.

O Mobills é um aplicativo gerenciador financeiro onde você terá relatórios e poderá planejar seus gastos com maior facilidade do que qualquer planilha para controle de gastos.

Conclusão

Agora não tem mais desculpa para não trabalhar no seu controle financeiro, hein?

Tenho certeza de que pelo menos uma dessas planilhas financeiras se adequa às suas necessidades e se você começar pelas mais simples, vai perceber que não tem segredo para usar!

Como mostramos também, se você quer ainda mais facilidade e agilidade para controlar suas despesas, um aplicativo de finanças pessoais pode ser a solução ideal para você, o importante é criar o hábito de administrar seu dinheiro!

Fazer um excelente controle dos seus gastos tem que começar a fazer parte da sua vida agora mesmo, não é uma escolha, é uma necessidade e a missão do Mobills é justamente te ajudar nessa tarefa.

*****

LEIA TAMBÉM:

Os 17 melhores aplicativos para controle financeiro pessoal

8 erros que você deve evitar ao montar sua planilha de gastos

3 itens que não podem faltar em sua planilha de gastos pessoais

*****

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários