Estilo de Vida

A importância de criar o hábito de planejar as finanças pessoais

Mãe ensinando para os dois filhos a importância de criar o hábito de planejar as finanças pessoais
Victor Barboza
Escrito por Victor Barboza

A importância de criar o hábito de planejar as finanças pessoais

Banner convidando para o site do Mobills

Quando consultamos o significado da palavra PLANEJAR no dicionário, nos deparamos com os seguintes significados: fazer um plano de (projetar); definir antecipadamente um conjunto de ações ou intenções (programar); ter algo como intenção (projetar). Em finanças, todos esses significados da palavra planejar são não só aplicáveis, mas também, devem fazer parte do cotidiano.

Desde o surgimento do dinheiro, a vida das pessoas e das empresas passou a girar em torno da acumulação desse bem para troca por produtos e serviços necessários, e também não necessários, formando a sociedade na qual vivemos hoje. Tudo passa a ter o seu valor.

Dessa forma, as pessoas precisam trabalhar e acumular dinheiro para, assim, conseguirem adquirir o que precisam e o que desejam. Entretanto, o que parece ser uma simples troca não é algo tão simples.

Incentivos ao consumismo, oferecimento de cartões de crédito, empréstimos com altos juros atrelados e uma série de outros fatores colaboram, muitas vezes, para o surgimento de indivíduos endividados, perdidos, sem controle financeiro, o que acaba contribuindo para uma situação de caos e desespero.

Entropia e a importância de planejar as finanças pessoais

Na Engenharia, trabalha-se muito com o conceito de Entropia, principalmente na área de termodinâmica. Trata-se de um conceito que mede a desordem das partículas de um sistema físico. De acordo com a segunda lei da Termodinâmica, “a quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termicamente tenda a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo”. Em outras palavras, a tendência natural do sistema é a desordem.

Em finanças, também é possível utilizar o conceito de entropia. Nélio Costa, consultor de finanças pessoais especializado no mercado brasileiro, diz: “Sabe por que é difícil controlar as finanças pessoais no seu dia a dia? Pelo mesmo motivo que construir um castelo de cartas é mais difícil que derrubar. O estado natural das coisas é o caos e na vida financeira também é assim”.

Por isso, ter um planejamento e controlar as finanças são hábitos que precisam ser parte da vida financeira de cada um, para que a construção do castelo de cartas seja mais sólida, fazendo com que seja mais difícil destruí-lo.

Os desafios

Porém, como todos sabem, começar novos hábitos, como ir na academia todo dia, acordar cedo durante a semana ou correr aos domingos de manhã, não é algo tão simples na prática. Mudanças de rotina não são fáceis e a criação de um novo hábito passa a ser um desafio.

Não se engane, todos que querem promover melhorias em suas vidas passam por isso, e, pensando a longo prazo, são mudanças visando o nosso bem. Sendo assim, é importante dar um passo de cada vez, colocar-se no comando com pensamentos positivos e otimistas, entendendo que o esforço e a determinação o levarão a um resultado muito bom.

Pensando especificamente nas finanças pessoais, o primeiro grande hábito que deve ser criado é o de controlar a sua vida financeira. Isso pode ser feito de uma série de maneiras, e não há uma melhor que a outra. O que deve ser buscado é algo com que cada um se identifique melhor, facilitando a concretização do hábito.

Tecnologia ajudando a solucionar o problema

Cada vez mais utilizamos a tecnologia em nosso cotidiano. Hoje, através dos nossos smartphones, conseguimos fazer quase tudo: pagamento de contas, conversas em redes sociais, assistir filmes, escutar músicas, escrever etc. Logo, para muitos, acaba sendo muito mais fácil criar um novo hábito a partir do próprio smartphone, já que muitos hábitos já foram desenvolvidos a partir deste.

É ai que entra o Mobills. Ao invés de perder tempo criando planilhas, ou correr o risco de perder anotações dos gastos e receitas, o aplicativo reúne tudo na palma da sua mão, de maneira simples e totalmente eficaz.

Registro eficiente de despesas

No controle financeiro, basicamente é necessária uma atividade-chave inicial: registrar os gastos e os recebimentos. O Mobills faz isso de uma maneira muito prática, permitindo inclusive registros automáticos a partir de recebimentos de SMSs de comprovantes de compras e controle de contas bancárias e cartões de crédito.

Um potencial problema que o Mobillls também acaba sendo um grande auxiliador é a centralização de informações. Hoje, grande parte das pessoas tem mais de um cartão de crédito ou conta bancária, e costumam se perder no meio de tantos dados vindo de diferentes fontes (lembrando mais uma vez do conceito de entropia).

O Mobills permite centralizar as informações de todas essas contas em um só lugar, facilitando o trabalho para verificar qual a sua situação financeira. E a partir de todos os registros, são gerados gráficos e balanços, mostrando, por exemplo, quais são as categorias em que mais se gasta em um determinado período, o que facilita também o trabalho na hora de verificar onde pode-se reduzir os gastos.

Planejamento financeiro

A segunda etapa de fundamental importância nas finanças pessoais também pode ser feita pelo Mobills. Trata-se do planejamento financeiro. Ou seja, determinar metas, sonhos, quanto gastar em cada categoria (orçamentos).

O aplicativo possui uma sessão para criação de metas e orçamentos mensais, no qual pode-se controlar quanto deseja-se gastar e quanto realmente foi gasto, em diferentes categorias, como por exemplo Alimentação, Educação, Lazer, Moradia, Saúde e Transporte.

A criação desse orçamento facilita o controle das despesas de forma a não superar o total de recebimentos que cada um tem (salários, bônus, vendas, etc). Isso é essencial para se ter uma vida de equilíbrio financeiro.

Poupar

Tendo esse equilíbrio, é possível passar para a próxima etapa: o hábito de poupar. Este hábito é importante por uma série de motivos, entre os quais pode-se destacar a necessidade de ter reservas financeiras para não se complicar com empréstimos com altos juros, por exemplo.

Podemos citar ainda: surgimento de imprevistos, formação de patrimônio para aproveitar a aposentadoria de uma maneira saudável e prazerosa (afinal, é a etapa da vida que temos para aproveitar, depois de tantos anos trabalhando).

Novamente o Mobills facilita esse trabalho. Existe uma sessão em que podem ser criados Sonhos. Coloca-se o sonho desejado, o valor necessário, e, gradualmente, é possível ir informando o valor que foi guardado para esse fim. Por exemplo, é possível criar o sonho de fazer uma viagem no final do ano, no qual, deseja-se ir guardando R$ 100 por mês. O controle disso fica muito simplificado no aplicativo, facilitando com que essa atividade vire um hábito.

Conclusão

Portanto, o Mobills é um facilitador para a criação e concretização de um hábito que visa uma melhor qualidade de vida, com controle sobre nosso patrimônio e possibilidade de alcançarmos nossos sonhos.

*****

Você sabia que estamos postando 2 textos novos por dia (de segunda a sexta-feira)?  Não perca a oportunidade de ler artigos incríveis, acesse o Portal Mobills diariamente e aprenda cada vez mais sobre todos os temas relacionados às finanças pessoais, empreendedorismo, dicas de produtividade e muito mais!

Ama escrever e gosta do tema finanças pessoais? Conte suas experiências voluntariamente no Portal Mobills e colabore para a educação financeira de outras pessoas. Preencha o formulário para se cadastrar!

Leia mais:

Descubra 12 hábitos dos milionários que, se praticados, irão mudar sua vida

O que é planejamento financeiro e por que você deve levá-lo a sério?

7 hábitos benéficos para as finanças pessoais

Curtiu entender a importância do hábito de planejar as finanças pessoais? Já planeja as suas? Vai começar a planejar hoje mesmo? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo A importância de criar o hábito de planejar as finanças pessoais? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Barboza

Victor Barboza

Victor Barboza é Engenheiro Mecânico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e fundador da GFC – Gestão Financeira Criativa, consultoria financeira destinada a finanças pessoais e gestão financeira de pequenos negócios. Apaixonado por finanças desde 2012. Foi diretor Administrativo-Financeiro da Motriz Empresa Júnior e realizou trabalhos acadêmicos e estágios relacionados à gestão administrativa-financeira de startups e pequenos negócios.