Investimentos

Perfil de investidor: descubra o seu

Homem de terno com binóculo simbolizando um perfil de investidor que pensa no futuro
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Embora todas as pessoas que investem sejam consideradas investidores, existem muitos perfis diferentes. Conheça cada um deles!

Perfil de investidor: descubra o seu
Banner convidando para o site do Mobills

Se você já entende um pouco sobre finanças pessoais, está começando a reorganizar sua vida financeira, e anda pensando em fazer um plano de investimento, vamos ajudá-lo a dar o primeiro passo: descobrir qual o seu perfil de investidor.

Primeiro, vamos começar definindo o que é um investidor. O termo investidor vem da palavra investir, que significa aplicar, empregar, inverter capitais com finalidade lucrativa.

Dessa maneira, o investidor é a pessoa que realiza qualquer tipo de aplicação com fins de lucro, seja na poupança, seja comprando títulos, ou até mesmo comprando ações na bolsa de valores.

Embora todas as pessoas que investem sejam consideradas investidoras, existem muitos perfis diferentes de investidores.

O site da Bolsa de Valores possui uma seção em que descreve os principais perfis do investidor como: conservador, moderado e agressivo. Abaixo vamos descrever as características de cada um. Acompanhe!

Descubra qual o seu perfil de investidor

 

Os três principais perfis de investidores

 

Perfil conservador

O investidor de perfil conservador é o investidor que, ao avaliar os investimentos a serem feitos, tem como principais preferências a segurança e as menores possibilidades de risco.

Sendo assim, o investidor conservador considera o risco como um sinônimo de pequenas ou nulas possibilidades de ganho.

Geralmente, opta por investir em renda fixa, devido à baixa exposição a juros e ganhos menores, como, por exemplo, a caderneta de poupança.

Mesmo sendo conversador e temendo riscos, o conservador ainda assim pode assumir pequenos riscos, como investir parte da renda na compra de ativos.

Costumam ser pais, mães ou estudantes que não podem perder nenhum dinheiro e/ou não possuem muito tempo para estudar o mercado.

O investidor conservador é alguém que quer investir de forma segura para adquirir algum bem ou serviço do qual precisa muito.

SERÁ QUE VALE A PENA INVESTIR POR CONTA PRÓPRIA?

Perfil dinâmico ou agressivo

Conhecido, na maioria das vezes, por duas nomenclaturas, investidor dinâmico ou investidor agressivo, o segundo tipo de investidor é aquele que é capaz de assumir riscos maiores em busca de estratégias que podem render melhores resultados a curto ou a médio prazo.

O investidor agressivo quer ganhar dinheiro sem esperar muito tempo para isso.

Ao avaliarem um investimento, o que os investidores dinâmicos mais consideram é a rentabilidade no mercado.

Querem sempre uma taxa de rentabilidade maior do que os investimentos conservadores, mesmo sabendo que essa rentabilidade não é garantida.

Apesar de também terem investimentos em renda fixa, pois acreditam não ser seguro investir tudo o que possuem sem segurança, os investimentos comuns aos dinâmicos são o day trade e a venda descoberta.

Perfil moderado

Sendo um perfil de meio termo entre o investidor conservador e o investidor dinâmico, o investidor moderado é aquele capaz de assumir riscos médios, pois pensa que é preciso assumir riscos para alcançar resultados melhores.

Apesar disso, não assume altos riscos.

Em geral, o investidor moderado costuma aplicar seus investimentos tanto em fundos fixos quanto em ações mais arriscadas.

O terceiro tipo de investidor busca por modos seguros que garantam rentabilidade acima da média, mas que ao mesmo tempo ofereçam segurança, dado que não quer assumir riscos tão maiores.

*****

LEIA TAMBÉM:

O passo a passo para construir seu plano de investimentos

Boas opções para você que quer saber onde investir 1.000 reais

Veja onde investir 5 mil reais e ter uma boa rentabilidade

Banner convidando para o site do Mobills

Comentários

Deixe um comentário