10 passos para escolher o melhor investimento
Por favor, avalie esse Post

10 passos para escolher o melhor investimento, por Débora Duarte e Bernardo Pascowitch, do Yubb

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

CDB, Tesouro SELIC, RDB, Tesouro Prefixado, ações, COE, fundos… O mercado financeiro tem infinitas opções para você investir o seu dinheiro. Desde os investimentos mais conservadores, até os mais arriscados. Mas, como escolher o melhor? Tudo vai depender da sua vida financeira e de suas prioridades!

No mundo dos investimentos, a resposta “Depende!” é muito comum. Qualquer escolha vai depender de qual é o seu momento econômico e o que você busca com aquele investimento. No post de hoje, o Yubb, seu buscador de investimentos online e gratuito, está aqui no blog do Mobills para mostrar o passo a passo para você escolher o melhor investimento.

Depois de ler e entender os 10 passos, será bem mais fácil escolher a melhor opção para o seu bolso para criar uma carteira de investimentos completa e rentável. Confira:

  1. Defina seu perfil e objetivo

Qual é o seu perfil-investidor? Se você prioriza a segurança, é conservador. Se não se importa em correr riscos para ganhar mais, é arrojado. Está no meio-termo? É moderado! Também é importante decidir quais são os seus objetivos financeiros. Viajar? Se aposentar? Comprar um apartamento? Veja se seus objetivos são de curto, médio ou longo prazo. Definir quem é você como investidor e o que você pretende concretizar é o primeiro passo para escolher a aplicação.

  1. Escolha o valor e o prazo

Sabe o seu objetivo? Faça de tudo para torná-lo real. Veja quanto dinheiro você tem para investir neste primeiro momento e quanto consegue economizar mensalmente para aportar. Faça as contas para descobrir em quanto tempo você vai conseguir o valor “completo” do seu sonho. Com essas informações em mão, você já tem o valor e o prazo do seu investimento. A ideia é procurar aplicações que se encaixem no valor mínimo que você possui e no prazo exato para fazer o resgate na data em que você vai precisar dos recursos.

  1. Determine qual vai ser o risco

Determinar o risco do investimento nem sempre é algo fácil. Muitos investidores acham que essa informação só está relacionada ao perfil, mas não é bem assim. Se o seu objetivo for de curto prazo, por exemplo, de nada adianta que seu perfil seja arrojado –  você vai precisar de um investimento seguro. Faça uma análise de todas as suas prioridades como investidor e defina se vai investir em uma opção mais arriscada (renda variável) ou em uma opção mais segura (renda fixa).

  1. Defina a liquidez

Você está investindo para criar uma reserva de emergência ou para algum outro objetivo determinado? Ou seja, você corre o risco de precisar daquele recurso a qualquer momento ou não? Essa é a liquidez! Se você precisa garantir um resgate a qualquer momento, escolha um investimento com liquidez diária. Se você pode se planejar para deixar esse dinheiro “preso” durante o período, escolha uma opção com liquidez no vencimento. Com esse planejamento, você não terá surpresas desagradáveis durante o investimento.

  1. Entenda o momento do país

A situação política e econômica do Brasil afeta diretamente a rentabilidade dos investimentos. Em um período de instabilidade, por exemplo, é melhor investir em pós-fixados. Com a queda da SELIC, fundos podem ser a melhor opção. O momento do país é um fator muito importante para levar em conta na hora de escolher o melhor investimento para a sua carteira.

  1. Conheça as opções disponíveis

Nós podemos jurar para você não é preciso ser nenhum expert para começar a investir! Com as informações básicas, você consegue fazer boas escolhas e fazer o seu dinheiro render mais. Mas as informações básicas são necessárias! Para escolher, você precisa conhecer as opções disponíveis.

Os investimentos são divididos entre renda fixa, renda variável e fundos de investimento. Em renda fixa, existem CDBs, LCIs, títulos do Tesouro Direto e também produtos menos conhecidos como RDBs e LCs. Em renda variável, existem as famosas ações, mas também existem COEs, robôs e etc. Conhecer o que existe no mercado é essencial para fazer a escolha certa!

  1. Faça uma busca

Agora que você já sabe todas as características que procura, basta buscar entre as opções do mercado! Com tantos bancos e corretoras, parece impossível fazer isso, né? Por isso existe o Yubb! Na plataforma, é só você digitar quanto quer investir (R$) e por quanto tempo (meses) para encontrar o que há disponível para você. Como somos independentes e transparentes, pode fazer a sua busca sem receio de estar sendo enganado — além de não precisar pagar nada para usar o Yubb.

  1. Procure a melhor rentabilidade

Perceba que este é o tópico #8 e só agora falamos sobre rentabilidade! Diferente do que a maioria das pessoas pensa, a rentabilidade não é a característica mais interessante da sua aplicação. Existem outros atributos que são mais importantes para se adequar à sua vida financeira. Depois de ter passado por todos esses atributos, aí sim é a hora de olhar naquele grande “cardápio” do Yubb e escolher qual é o investimento que te traz mais rendimento!

  1. Escolha a instituição financeira

Ao escolher qual é o investimento que você quer, é necessário ver qual é a instituição financeira que o distribui — ou seja, qual empresa “vende” aquele investimento. Verifique se a empresa tem uma boa reputação com investidores e escolha se vai investir com ela. Infelizmente, os melhores investimentos não ficam todos em um só lugar. Para aproveitar todas as oportunidades do mercado, é interessante que você tenha conta aberta em diferentes bancos e corretoras (abrir conta é um processo rápido, gratuito e totalmente online).

  1. Invista

Pronto! Tudo definido! Agora, é só abrir a sua conta de investimentos na instituição financeira escolhida, transferir os seus recursos para lá e concretizar o investimento.

Nós sabemos que escolher o melhor investimento pode parecer um trabalho muito complexo, mas é uma questão de hábito. Depois de ter executado estes 10 passos algumas vezes, torna-se algo natural na sua rotina e você vai se acostumar a ganhar cada vez mais dinheiro. O importante é ter foco, disciplina e persistência para cuidar melhor do seu dinheiro e investir para o futuro. =)

E você? Já sabia como escolher investimentos ou foi uma novidade? Gostou do nosso passo a passo? Deixe a sua opinião em um comentário aqui embaixo!

*****

LEIA TAMBÉM:

Qual o melhor investimento a longo prazo?

*****

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários