Passo a passo de como comprar um imóvel*

*Texto adaptado do conteúdo produzido originalmente por Elizabeth Weintraub no site The Balance

Você já se perguntou como comprar um imóvel? Se sim, você provavelmente está cansado de pagar aluguel e tem certeza que é o momento certo para adquirir a casa própria. Ou talvez ainda more com sua família. Não importa o motivo, você está no artigo certo.

Não hesite em começar o processo e realizar seu sonho de ter uma casa própria. Porém, se é a sua primeira vez executando uma compra tão grande como essa, você deve ter muitas perguntas. “Qual deve ser o meu primeiro passo? E o seguinte?”

Respire fundo e continue lendo, pois preparei um passo a passo de como comprar um imóvel para você não se arrepender de nada e ficar super feliz.

Veja o passo a passo de como comprar um imóvel

Considere se comprar um imóvel é ideal para você

mulher pensativa

Muitas pessoas têm receios de comprar um imóvel, e alguns desses medos são justificados. Nem todo mundo é cotado para possuir uma casa, e se você é uma dessas pessoas, é melhor descobrir isso agora do que quando você já estiver assinado o contrato.

Primeiro, compare aluguel e compra. Por mais que você tenha certeza que comprar é realmente melhor (e você não aguenta mais pagar aluguel), não deixe de comparar.

No final, você pode decidir que o aluguel é melhor do que comprar, pois obter uma casa também tem suas desvantagens.

Se optou por comprar, então considere alguns dos motivos para isso. Há toneladas de benefícios para possuir imóveis. Tenha isso em mente antes de se desesperar.

Por outro lado, você deve comprar uma casa antes de se casar? Se está comprando uma residência com um parceiro (antes do casamento) ou por outro motivo, você precisa pensar adiante e considerar possíveis consequências financeiras.

Também pergunte a si mesmo se pretende permanecer na mesma cidade. Se você é uma pessoa impulsiva que se mudaria para outro lugar se der vontade, então talvez não seja uma boa ideia comprar uma casa agora.

Procure um corretor de imóveis para ajudá-lo

pessoa fechando contrato com um corretor de imóveis

Comprar um imóvel não é tão fácil quanto parece. Por isso, procure assistência profissional, como um corretor de imóveis. Ele pode te auxiliar em questões burocráticas e mais complicadas.

Peça aos amigos e familiares recomendações de corretores. Também pesquise na Internet e leia comentários e recomendações.

Entreviste vários corretores até encontrar um que você confie e se sinta confortável. Mas lembre-se: possuir uma licença imobiliária não garante que ele seja competente. Tente contratar experiência.

Uma vez que você achou sua área de preferência, pergunte ao seu corretor dicas sobre a vizinhança, pós e contras e a valorização do imóvel.

Mantenha suas finanças em ordem

pessoa organizando seu plano financeiro

É muito importante você manter suas finanças em ordem. Estude os programas de empréstimo que estão disponíveis e, então, saberá exatamente o quanto pode pagar e o que isso lhe custará futuramente. É muito melhor aprender agora do que apenas no meio de uma transação que você descobriu que não pode fechar.

Solicite um relatório de crédito gratuito e tire um tempo para ajustar possíveis erros. Tente reduzir suas obrigações de dívida mensais pagando os saldos dos empréstimos. Também não abra novas linhas de crédito ou feche antigas linhas.

Procure por bancos que ofereçam planos de hipoteca, se for do seu interesse. Não esqueça de comparar as taxas. Você pode começar com sua própria instituição financeira, então entrevistar alguns corretores de hipoteca e escolher um empréstimo que você entenda completamente.

Procure por imóveis à venda

família visitando casas à venda

Chegamos na parte divertida! Aquela parte que (quase sempre) não é estressante.

Comece a visitar imóveis à venda, mas tente não tomar uma decisão até que tenha visitado alguns. E não descarte casas devido a problemas superficiais que podem ser facilmente corrigidos por uma camada de tinta ou algum paisagismo. Entre e olhe sempre.

Peça ao seu corretor que olhe as propriedades antes de mostrá-las para você. Nem todos os corretores terão tempo para esse serviço extra, mas em alguns casos eles concordarão.

Tente não fugir do principal foco, e limite sua busca por aqueles imóveis que atendam as suas exigências. Isso pode ser mais difícil de realizar em um mercado, como o imobiliário, que possui um estoque apertado.

Uma outra opção é pedir ao seu corretor que lhe dê disponibilize as listas do MLS (Serviço de Listagem Múltipla) – um banco de dados de imóveis disponíveis no mercado, compartilhado entre seus membros e controlado com total privacidade, mas que um comprador poderá ter acesso se seu corretor permitir.

Mas por quê é privado? Pois cada imóvel a venda por um corretor é listado, assim corretores afiliados oferecem dividir a comissão com outro profissional que trouxer um comprador.

Por fim, classifique as casas em uma escala de 1 a 10. Isso ajudará a encurtar sua lista.

Faça uma oferta inteligente e informada

mulher com óculos tendo uma ideia

Parte do problema de procurar imóveis à venda é que você não está vendo as casas que já foram vendidas. Assim, você poderia comparar e saber se o preço de uma propriedade está muito alta ou baixa. Os vendedores podem solicitar qualquer montante que desejam, mas você pode tentar negociar.

Oferte um preço com base no valor que você sente que o vendedor aceitará. Este preço geralmente é baseado nas vendas comparáveis, com a contribuição de seu corretor.

Prepare-se para fazer várias ofertas se o imóvel for bastante disputado. Não hesite em ofertas múltiplas. Alguém tem que ganhar, e espero que seja você.

Caso sua oferta seja rejeitada, peça ao seu corretor para explicar o porque e não repita o mesmo erro na sua próxima oferta. Além disso, não o culpe automaticamente. Talvez o problema seja que você não ofereceu o suficiente. Mas se o seu corretor te conduziu errado, então tenha uma franca discussão com ele.

Negocie as ofertas do vendedor

pessoas apertando as mãos

É normal que alguns vendedores enviem uma contra-oferta. Isso não significa que a sua proposta não foi o suficiente ou que seu corretor fez algo errado. Alguns vendedores fazem isso porque gostam de ter a “última palavra”.

Quando isso acontecer não se desespere ou perca a esperança. Uma contra-oferta pode ser considerada como a porta de entrada para a aceitação do vendedor.

Se o vendedor contornar a preço total, continue negociando. Mesmo que você tenha oferecido menos inicialmente, as negociações continuadas podem resultar em um preço final que é aceitável para ambos. Aliás, lembre-se que o primeiro vendedor nem sempre é o último.

Durante a negociação da oferta, compartilhe informações pessoais sobre você e sua família para “sensibilizar” o vendedor. Especialmente se houver outras ofertas, até porque você quer que o imóvel seja seu.

Obtenha uma avaliação

pessoa fazendo uma avaliação

A maioria dos contratos de compra contém uma previsão para avaliação, tornando essa avaliação uma casualidade do contrato. Isso significa que se o imóvel não valer o preço que você ofereceu para pagar, você não é obrigado a concluir a transação. E quem vai ordenar essa avaliação é o vendedor.

Ele exigirá um adiantamento para a avaliação, mas alguns concordam em não receber. Fale com ele sobre isso.

Se você receber uma avaliação baixa, discuta opções com o seu corretor. Como comprador, é natural que você queira que o vendedor reduza o preço, mas isso pode não ser a única solução.

Peça uma cópia da avaliação. Se você pagou por ela, então tem todo o direito de recebê-la.

Cumpra os requisitos do vendedor

pessoa escrevendo uma lista

Seu contrato de empréstimo é enorme. Contém o seu pedido de empréstimo, relatório de crédito, dois últimos anos de declarações de impostos, notas de folha de pagamento, cópias de extratos bancários e outros documentos financeiros, além de formulários estaduais e federais.

Os vendedores podem solicitar informações adicionais. Não reclame, pois eles não escrevem todas as regras. O segurador sempre tem a “palavra final”.

Enquanto a compra de seu imóvel estiver em processo não altere sua situação financeira, como fazer compras grandes (carro, móveis, etc) ou adquira qualquer dívida adicional. Isso pode impedir você de terminar o processo.

Quando o contrato estiver completo, o vendedor irá enviá-lo para aprovação final do segurador. A aprovação (ou não) leva um pouco mais de 24 horas, mas pode levar até uma semana.

Cobre informações ao vendedor

duas pessoas conversando ao ar livre

Os vendedores são obrigados a fornecer certas divulgações sobre o imóvel ao comprador dentro de um período de tempo específico estabelecido no contrato de compra.

É obrigação deles por lei revelar tudo que conhece sobre a propriedade, incluindo fatos irrelevantes.

Leia todos os documentos, sem exceção, e pergunte sobre os itens que você não entendeu.  Se você encontrar um termo ou derivado desconhecido, pergunte ao seu corretor para explicá-lo.

Peça a apólice de seguro do proprietário

seguro de casa

Você pode começar com a empresa que garante o seguro de seu carro. Às vezes, as companhias de seguros darão desconto se você manter mais de uma apólice com ela. Também tente pedir o seguro do proprietário do imóvel. 

Às vezes, reivindicações anteriores de um proprietário podem dificultar a obtenção de seguro.

Realize inspeções

pessoa anotando em uma prancheta

A maioria dos contratos de compra dá ao comprador um certo número de dias para realizar inspeções, incluindo uma inspeção domiciliar, de pragas e esgoto. Se você descobrir um defeito inadmissível, então geralmente o contrato pode ser cancelado.

Faça uma lista de coisas que deseja verificar para não esquecer de nada. Você vai querer certificar-se de que todas as áreas de seu interesse foram inspecionadas. Então, esteja presente no dia da inspeção.

Não siga o inspetor da casa enquanto ele faz o trabalho dele. Aguarde até que ele termine tudo antes de fazer perguntas. Mas caso você seja uma pessoa muito esquecida, sugiro que anote as perguntas e observações.

Faça um pedido para concertos

pedreiro reformando uma casa

O vendedor não é obrigado a consertar nada. mas algumas avaliações podem mostrar alguns defeitos pequenos que precisam ser corrigidos antes de você fechar o contrato.

Se a inspeção da casa apresentar problemas significativos e inesperados, você pode assinar um pedido de reparo solicitando ao vendedor que resolva essa questão, dar-lhe um crédito para fechar custos ou diminuir o preço de venda.

Porém, o vendedor pode não aceitar o seu pedido. E por mais que a inspeção da casa seja essencial, o inspetor pode não perceber alguma falha pequena. Também, não espere que toda falha que seja encontrada seja corrigida.

Então, seja compreensível. Eu sei que isso é difícil porque é subjetivo para algumas pessoas, mas tente ao máximo.

Faça a inspeção final

mulher olhando pela janela

O objetivo da inspeção final é justamente garantir que o imóvel esteja nas mesmas condições que quando o visualizou pela última vez.

Se você descobre danos nos pisos de madeira, por exemplo, depois que o vendedor removeu móveis, este é o momento de pedir algum tipo de compensação.

Não esqueça de certifique-se de que os banheiros estejam nivelados e não haja vazamento de água da remoção da geladeira ou da máquina de lavar. Ligue todas as luzes e opere todos os aparelhos.

Se você encontrar um problema sério, avise ao vendedor o mais rápido possível para tentarem arranjar uma solução antes do fechamento da compra.

Porém, fique atento caso o preço da compra suba com os concertos. Se você só perceber no final, talvez não consiga mais negociar.

Assine contratos

pessoa assinando um contrato

Talvez essa seja a parte mais chata e cansativa. Você vai precisar assinar várias folhas de contratos, então prepare a mão!

Mas não se esqueça de ler tudo com atenção, por isso reserve um tempo em que você esteja relaxado.

Caso encontre algo em alguma das cláusulas que você não está de acordo, comunique sem corretor primeiro. Só depois avise ao vendedor para tentarem chegar a um acordo.

Fechamento da compra

pessoa relaxando em sua casa

Por fim, quando todos os contratos estiverem assinados e as correções feitas, depois de alguns dias (ou semanas) você receberá a escritura de propriedade, as chaves do imóvel e o provável contrato do seguro da casa.

Lembre-se de mudar todas as fechaduras. Se prevenir nunca é demais.

Agora, curta bastante seu novo imóvel com seus amigos e familiares!

*****

LEIA TAMBÉM:

Pensando em financiar um imóvel? Confira nossas dicas.

*****

Comentários