Pare de inventar desculpas financeiras – Siga essas dicas para uma vida melhor

Banner convidando para o site do Mobills

As pessoas criam desculpas o tempo todo, mas depois afirmam que na verdade aquilo não é uma “desculpa”, que essa não é a intenção do que falam ou fazem. Mas o que exatamente é uma desculpa?

É “uma razão ou explicação apresentada para defender ou justificar uma culpa ou uma ofensa”. E inventar desculpas financeiras pode estar prejudicando sua vida.

As pessoas inventam desculpas para todo tipo de coisas. Há desculpas para explicar por que uma pessoa não consegue o emprego que tanto quer, por que não quita suas dívidas, por que precisa de um carro novo, por que não pode melhorar sua vida, e assim por diante.

Todo mundo inventa desculpas, e os motivos são dos mais variados. Ninguém tem uma vida perfeita, todos enfrentamos dificuldades, e eu sei que as pessoas continuarão a inventar desculpas até que percebam que é isso que elas são, apenas isso – desculpas.

Não acha que é uma pessoa de inventar desculpa? Basta pensar na última vez que você disse: “Isso não funcionará para mim porque (preencha o espaço com sua desculpa aqui)”.

Existem muitas razões para que uma pessoa não consiga economizar dinheiro, pagar dívidas, viver a vida que deseja, chegar à aposentadoria, etc, mas esses problemas devem ser enfrentados, não amenizados.

Então, eu quero que você pare de se sentir mal por você mesmo, pare de desculpar por que alguém tem uma vida melhor do que a sua, pare de desculpar por que você não consegue alcançar seus sonhos, é hora de batalhar.

Comece a melhorar sua vida agora mesmo – não espere até amanhã (por favor, não me dê essa desculpa!). Não espere até o próximo ano, não espere até economizar mais e assim por diante.

Você vai ver que pessoas bem-sucedidas são humanas como você e eu. Elas têm que enfrentar os mesmos medos e desculpas. Contudo, a diferença está no que elas fazem com seus medos e desculpas.

Mesmo que tenham medo como nós, elas simplesmente se disciplinam e se forçam a enfrentar o problema, da maneira que for.

Sendo assim, descubra como começar a mudar sua vida para melhor, a partir de AGORA.

Desculpas mais comuns que devemos evitar

 

Quando foi a última vez que você disse:

  • Essa pessoa teve um começo melhor que o meu, então não há forma de alcançá-la, mesmo tentando.
  • Não posso pagar minha dívida porque _____
  • Preciso de um carro novo ou não consigo trabalhar!
  • Não tenho tempo para ganhar dinheiro extra.
  • Essa pessoa tinha tudo pago por seus pais, é por isso que é bem-sucedida.
  • Eu mereço e/ou preciso das coisas que eu compro.
  • Eu gosto do meu trabalho e sempre posso ganhar dinheiro, então guardar para aposentadoria não é algo que eu preciso fazer.
  • A cidade em que vivo é muito cara para economizar dinheiro.
  • É tarde demais para eu começar a economizar dinheiro.
  • Claro, eu também seria rico se eu fizer uma grande renda. Mas não faço, não posso avançar.

O problema de inventar desculpas é que esse mau hábito pode atrasar sua vida, o que significa que você pode nunca atingir seus objetivos financeiros ou de vida.

Simplificando, as desculpas impedem você de viver a vida que deseja.

Focar em desculpas significa que você está perdendo tempo

Em vez de encontrar razões para por que você não deve prosseguir com um objetivo, você deve gastar seu tempo criando um plano para alcançar a vida dos seus sonhos.

Na próxima vez que você estiver prestes a inventar uma desculpa, lembre-se de que ser negativo e focar em desculpas é apenas uma enorme perda de tempo.

Pare de se comparar aos outros

Talvez você não consiga alcançar um objetivo tão rápido quanto seu colega ou chegar lá pode exigir mais trabalho duro para você, mas isso não significa que tudo seja impossível de realizar.

Todo mundo está em um caminho diferente, há pessoas que estão em situação melhor do que você e há outras que estão em situação pior.

Por isso, em vez de comparar o seu caminho com os que estão ao seu redor, concentre-se no que você pode fazer para tornar seus sonhos realidade.

COMO MANTER O FOCO, FAZER O QUE É NECESSÁRIO E TER SUCESSO

Pare de criar desculpas porque as coisas não acontecem com você

Se você realmente quer algo, você fará com que aconteça. Ao invés de sentir pena de si mesmo e acreditar que não pode atingir um objetivo, descubra o que você precisa fazer para ter sucesso.

Se você realmente quer algo na vida, você colocará o esforço necessário para torná-lo uma realidade. Ao inventar uma desculpa para justificar que algo é impossível para você, você já está desistindo.

Comece a acreditar em si mesmo

O sucesso não é fácil. Se fosse fácil, todos seriam extremamente bem-sucedidos e essa palavra não existiria.

Dessa maneira, para assumir o controle de sua vida e ser bem-sucedido, você precisa começar a acreditar em si mesmo e parar de criar desculpas.

Pense no que você é bom, pense nos êxitos que você teve e veja essas coisas como evidências de como você pode ter sucesso.

Você também PRECISA admitir que está criando desculpas, porque até admitir isso, você provavelmente continuará cometendo este erro.

Sim, pode ser um pouco difícil mudar sua mentalidade no início, mas com o passar do tempo você perceberá que suas desculpas foram apenas uma perda de tempo.

Porque, se você realmente quer algo, vai encontrar maneiras de tornar isso realidade.

Descubra por que você inventa desculpas

As pessoas inventam desculpas por todos os motivos imagináveis. Ao descobrir as razões pelas quais você está constantemente encontrando desculpas, você estará mais perto de solucionar seu problema.

Razões comuns pelas quais as pessoas inventam desculpas incluem:

  • Medo de não alcançar um objetivo, evitar o fracasso, trabalho árduo etc.
  • A crença de que a vida é injusta.
  • Não querer ou falta motivação.
  • Falta de confiança.

Muitas vezes, o motivo pela qual você cria desculpas para certas coisas está enraizado em experiências passadas, falta de confiança, falta de motivação e muito mais.

No entanto, ao encontrar o que te impede, você poderá avançar para atingir seus objetivos.

APRENDA COMO DETERMINAR E ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS FINANCEIROS

Soluções para as desculpas financeiras mais comuns

 

“Estou muito ocupado”

Sim, você, eu e todos os outros. Claro, você está ocupado, mas essa desculpa realmente significa que você é muito preguiçoso para tornar sua vida financeira (ou seja, sua segurança, riqueza e futuro geral) uma prioridade.

Automatize suas economias para que você tenha dinheiro tirado diretamente de cada contracheque/holerite e depositado em uma conta poupança. Além disso, pague seus débitos de forma automática.

“Eu não tenho dinheiro suficiente”

Por exemplo, provavelmente você está pagando mais dinheiro no plano de celular do que realmente necessita. Você precisa pagar uma tv a cabo? Ah, e quantos jeans da mesma cor e sapatos que não estão sendo usados é possível encontrar no seu armário?

Portanto, é bem provável que você tenha sim dinheiro suficiente, apenas as prioridades estão erradas.

Se você acha que não tem dinheiro suficiente, o primeiro passo deve ser acompanhar seus gastos.

Você pode fazer isso de maneira simples, no próprio smartphone, utilizando um aplicativo de controle financeiro.

Depois de ver o quanto está saindo, você pode fazer ajustes para economizar mais, cortar gastos supérfluos e reduzir substancialmente suas despesas.

“Eu sou muito jovem. Eu tenho tempo”

Entendi. Você acabou de se formar e começou seu primeiro emprego. Por que pensar em economias de longo prazo, como a sua aposentadoria, certo?

Se você pensa isso, acredite no que vou te dizer, não começar logo é o maior arrependimento que você poderá ter no futuro. Quanto mais cedo você começar a economizar para o seu futuro, melhor será.

Se você está apenas começando, a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo é criar desde já seu plano de aposentadoria.

“Gasto muito no supermercado. É mais barato sair para comer ou comprar comida pronta”

Não seja influenciado pela ideia de que comida pronta é a opção mais barata. A menos que você seja um chef gourmet, geralmente é mais barato comprar mantimentos e cozinhar – e é mais saudável.

Crie o hábito de ir ao supermercado. Cozinhe refeições à noite com antecedência. Faça o seu almoço funcionar. Se o dinheiro ficar apertado, compre produtos básicos de baixo custo e seja criativo.

COMO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL GASTANDO POUCO

“Eu sempre estarei em dívida, então, para que tentar pagar?”

Você não deve deixar que isso te desanime. Criar uma estratégia para pagar dívidas é muito mais fácil do que as pessoas pensam.

Pode doer um pouco cortar alguns gastos para priorizar a dívida, mas é importante lembrar que é temporário.

Você provavelmente terá que mudar seu estilo de vida e reduzir seus gastos, mas ver sua dívida encolher e eventualmente desaparecer é um dos sentimentos mais poderosos que uma pessoa pode ter.

“Eu sou muito velho. É tarde demais para mim”

Nunca é tarde demais para fazer a vida um pouco melhor, economizando algum dinheiro hoje. Nunca!

Então, mesmo se você estiver se aproximando da tão sonhada aposentadoria, dê um passo atrás e pergunte-se o que pode fazer para aumentar suas economias.

Três coisas imediatamente vêm à minha mente: trabalhe um pouco mais (para que você não tenha que começar a depender da segurança social até pelo menos a idade 70, se possível), viva um pouco mais contido (a redução de gastos pode te ajudar a chegar à aposentadoria mais rapidamente) e defina alguns objetivos.

As pessoas que realmente têm uma ideia razoável do que estão tentando alcançar são mais propensas a chegar lá do que as pessoas que não têm ideia de onde estão indo.

“Meu parceiro economiza, então, eu não preciso”

Ter poupanças em seu próprio nome significa que você intensificará e começará a gerenciar essas economias.

Essa é uma habilidade vital importante – não apenas habilidade financeira – para ter em seu arsenal.

“Manter um saldo no cartão de crédito ajuda a manter minha pontuação de crédito alta”

As pontuações de crédito são calculadas com base no histórico de pagamentos, na utilização do crédito (a % do seu crédito disponível que você está usando), no histórico de crédito, nos tipos de crédito usados ​​e quanto é o novo crédito.

Na verdade, isso é muito relativo, mas ter uma dívida apenas para manter sua pontuação alta não é saudável.

“Por que economizar quando as taxas de juros estão baixas?”

Sim, elas estão baixas, mas podem voltar a aumentar daqui a pouco. Entenda, poupar dinheiro não é apenas uma ação que você toma, é um hábito que você quer construir para toda a vida.

Além disso, você não vai manter todo o seu dinheiro em uma conta de poupança. Você vai construir um fundo de emergência e depois passar a investir seu dinheiro onde tem a oportunidade de ganhar muito mais.

“Eu vou fazer isso amanhã”

Mesmo? Você irá? Você já disse isso ontem. Eu entendo, por que economizar para amanhã, quando você pode se esbaldar num rodízio de carne hoje, certo? O problema é: sua perspectiva no tempo afeta seu comportamento financeiro.

Se você está preso no passado, é mais provável que seja conservador e corra menos riscos.

As pessoas que vivem hoje – como aqueles que usam esta desculpa – tendem a fazer exatamente isso, tomando menos medidas para se certificar de que estarão financeiramente prontas para o futuro.

As pessoas focadas no futuro, no entanto, estão mais inclinadas a serem alfabetizadas financeiramente.

Se você até este momento só pensava no hoje, trate de começar a economizar agora mesmo. Seu futuro agradece.

“Não posso pedir um aumento”

Quase todos os que pedem conseguem um aumento.

Nos casos em que esse não é o resultado, é bom começar a procurar um novo emprego.

Um chefe que se recusa a recompensá-lo pelo seu trabalho, não é um chefe que vale a pena ter.

7 DICAS PARA QUE VOCÊ CONSIGA AUMENTAR O SEU SALÁRIO EM POUCO TEMPO

Conclusão

Infelizmente, a maioria das pessoas não quer ajuda.

Não querem fazer nem a tarefa mais simples para se tornarem melhores. O que eles querem é fazer exatamente o que estão fazendo agora (que exige zero esforço ou sacrifício) e ainda se tornarem ricos.

Enquanto isso não ocorre – OBVIAMENTE que dessa maneira nunca vai dar certo -, eles inventam desculpas para se sentirem melhores porque não são ricos (consideram que isso está fora do controle deles).

A verdade é que costuma-se ter medo de não possuir o que é preciso para alcançar sucesso.

Muitas pessoas pensam que não são inteligentes o suficiente, mas só depois de superar todos esses medos e desculpas que conseguirão ser bem-sucedidas!

*****

LEIA TAMBÉM:

Como implementar uma mudança de vida e fazer de 2018 um ano financeiro diferente?

Os principais erros financeiros nas diferentes fases da vida

Você tem o poder de mudar sua situação financeira

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Pare de inventar desculpas financeiras – Siga essas dicas para uma vida melhorA sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.