Onde investir 500 reais? Conheça suas melhores opções
Por favor, avalie esse Post

Onde investir 500 reais? Conheça suas melhores opçõesBanner convidando para conhecer o sistema Mobills Web

Se, para você, investir parece coisa de gente rica, você não está exatamente errado: existem muitos investimentos voltados aos ricos.

Mas isso não significa que você precisa guardar seu dinheiro na gaveta ou debaixo do colchão ou, ainda, aceitar a taxa de juros bem abaixo de 1% que a caderneta de poupança está pagando.

Há muitas maneiras de investir quantias menores, como 500 reais, e ter um bom retorno.

Afinal de contas, investir regularmente (mesmo que você comece com pequenos valores) em um horizonte de longo prazo pode ser a melhor maneira de construir riqueza.

Além disso, cabe lembrar que colocar dinheiro em coisas que você não entende NÃO é investimento, mas sim especulação. Isso também vale para os chamados jogos de azar.

Agora, quais são as melhores ideias de investimento para investir 500 reais ou quantias menores? É o que vou te mostrar no artigo de hoje!

Quer ter mais dinheiro para investir? Comece a utilizar o MOBILLS!

Saiba onde investir 500 reais

O que eu pretendo fazer com esse dinheiro?

caneta sobre pequeno caderno aberto

Essa é a primeira pergunta que você tem que responder.

Pergunte a si mesmo o que você está tentando realizar antes de começar a investir. Você deve ter um objetivo claro, para que possa se motivar e ter constância.

Se é um dinheiro que você vai precisar em uma semana, que você precisa em um mês ou dois, ou se é um dinheiro que você só precisa daqui a 10 ou 20 anos e assim por diante.

Por que você precisa dessas respostas? Porque se você for investir na bolsa de valores por um prazo de poucos meses ou de poucas semanas, dificilmente chegará a ter um rendimento importante.

Então, o prazo influencia muito. Se você quiser investir o dinheiro por um prazo muito curto, certamente a bolsa de valores não vai ser o investimento mais apropriado.

Quer começar a investir, mas acha que não pode? Pense de novo!

mulher encostada em uma janela de vidro pensando na vida

Um dos mitos mais comuns em torno de investimentos é que é necessário ter uma grande soma de dinheiro para começar.

Isso absolutamente não é verdade!

Na realidade, te garanto que é possível construir uma carteira de investimentos com um orçamento pequeno.

Ao operar com um orçamento limitado, a chave é escolher investimentos que ofereçam o maior valor para cada real.

Não importa quanto você já conseguiu economizar, mesmo que seja apenas 100 ou 500, há muitas maneiras de começar sua ‘carreira de investidor’.

O QUE FAZER COM 100 REAIS? INVESTIMENTOS, EMPREENDIMENTOS E MAIS

É possível aumentar o patrimônio mesmo começando com pouco dinheiro?

Embora suas opções de investimento sejam limitadas quando você não tem tanto dinheiro, é possível sim investir e aumentar seu patrimônio aos poucos.

Você apenas tem que ser seletivo sobre onde e como você investe seu dinheiro, de acordo com seus objetivos financeiros.

Caso você esteja iniciando os seus investimentos, a recomendação mais plausível é que você comece focando em montar um fundo de emergência.

Nesta situação, você deve procurar investimentos com menos volatilidade, como títulos públicos, que tenham liquidez imediata, porque você pode precisar daquele dinheiro para cobrir um imprevisto.

Por outro lado, se você já possui uma reserva de emergências e está buscando opções mais atrativas, principalmente se tem um estilo mais agressivo, poderá investir no mercado de ações e obter um lucro decente pensando no longo prazo.

APRENDA A MONTAR SUA RESERVA DE EMERGÊNCIAS

Dá para ganhar dinheiro investindo 500 reais?

Óculos sobre papeis

A resposta para essa pergunta é positiva. Sim, é possível ganhar dinheiro investindo 500 reais e até mesmo valores menores que esse.

Os fatores que mais pesam na hora de analisar os pontos são: frequência de aplicação e o tempo que o dinheiro será investido.

Quanto mais dinheiro investido, quanto maior a frequência e maior o tempo antes do resgate, maior será o retorno.

Existem diversas aplicações de investimento onde seus suados 500 reais podem ser empregados em busca das melhores oportunidades.

Qual a melhor aplicação para investir 500 reais todos os meses?

lápis sobre caderneta em cima de uma mesa

O primeiro passo que qualquer investidor que está começando deve prezar é acumular conhecimento. Passe tempo lendo e entendendo a melhor maneira de investir com base nas suas necessidades pessoais.

Pegue uma parte do seu capital inicial e use-a para comprar livros sobre investimentos. Reserve tempo para ler o máximo de material on-line gratuito possível.

Cursos de contabilidade e gestão de investimentos também seriam um ótimo investimento.

Neste estágio inicial, tudo se resume a construir uma base de conhecimento para garantir que você tome decisões de investimento sensatas com uma perspectiva de longo prazo.

Antes de mergulhar no mercado de ações, saiba que esse mercado exige uma perspectiva de longo prazo, e você precisa estar preparado para não movimentar seu dinheiro por vários anos.

Sem um pé de meia (reserva de emergências), você pode ser forçado a vender seus investimentos no pior momento possível, o que poderia prejudicar os retornos de longo prazo e até mesmo te fazer perder dinheiro.

O ideal, como já citei em um tópico anterior, é que você comece investindo em títulos públicos ou privados que tenham liquidez imediata e rentabilidade melhor que a poupança até formar seu fundo de emergência.

Esta é uma ótima maneira de investir seu dinheiro enquanto você pesquisa outras formas de investimento.

Quando já tiver um capital maior e uma reserva para imprevistos consolidada, você poderá partir para investimentos mais arriscados e com um maior retorno.

Se você tiver apenas 500 reais para começar a investir, seja sensato e lembre-se da regra de investimento de Warren Buffett, “não perca dinheiro”.

Há muitos esquemas de “enriquecimento fácil” por aí, mas os investidores iniciantes devem evitar todos eles.

CDB: O QUE É E COMO INVESTIR?

Entenda por que investir 500 reais na poupança não é uma boa ideia

Terminou de pagar todas as contas do mês e de organizar suas finanças daquele período? Imagine que após pagar as contas e analisar seu orçamento, sobrou aquele dinheirinho.

Aqueles 500 reais, que parecem pouco para alguns, são como um prêmio para seu lado poupador.

Daí, o que logo vem à cabeça de muitos é guardar o dinheiro na poupança. Uma aplicação sem incidência de Imposto de Renda, sem taxas administrativas e com liquidez pode parecer algo bom.

São gerações que ainda contam com a caderneta para tentar garantir algum dinheiro no futuro, o costume é passado de pai para filho e assim sucessivamente.

Porém, para que o dinheiro realmente trabalhe para você, é preciso buscar aplicações mais rentáveis.

Sabe porque a poupança não trabalha para você? Porque o rendimento dela nunca ultrapassa o da inflação, essa é só uma forma de te ludibriar.

Seu dinheiro e seu poder de compra não estão realmente aumentando na poupança.

Como investir 500 reais na Renda Fixa

Então, você entendeu que a poupança não é a melhor escolha e quer tentar outras alternativas que sejam mais rentáveis e, mesmo assim, seguras?

Vamos te mostrar alguns exemplos de investimentos de Renda Fixa.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto tem se tornando um investimento muito popular nos últimos tempos, embora saber como investir nele com poucos valores ainda seja uma dúvida de muitos investidores.

Isto é um desafio principalmente para os que estão começando a descobrir o universo de possibilidades do mercado financeiro.

Tesouro Direto é um título público.

Os títulos públicos são emitidos pelo Governo Federal, que tem como objetivo juntar dinheiro para pagar e financiar suas atividades, como educação, saúde e infraestrutura.

Assim, quando uma pessoa compra um título público, está emprestando dinheiro ao governo.

O órgão responsável pela emissão dos títulos é a Secretaria do Tesouro Nacional.

O governo negocia cotas desses títulos para o mercado, por isso, é um dos investimentos com menor risco no Brasil.

Para começar a investir no tesouro direto, é necessário recorrer a uma corretora.

CONHEÇA O TESOURO DIRETO E APRENDA A INVESTIR NELE EM 5 PASSOS

Outras alternativas de Renda Fixa para quem tem pouco dinheiro

Os ativos que compõem a “famosa” Renda Fixa são boas opções para quem pretende investir pouco dinheiro inicialmente.

Nessas aplicações, o investidor só precisa ser atento e procurar se informar. É preciso entender as características de cada investimento, como sua liquidez, rentabilidade e objetivos.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

A LCI é um investimento de renda fixa emitido pelos bancos.

Os recursos captados pelo emissor são utilizados para o financiamento das atividades do setor imobiliário. Em troca, é oferecida uma taxa de rentabilidade anual que é definida no momento da compra.

A LCI também possui uma data de vencimento estabelecida. Assim, ao investir neste ativo, você já tem uma ideia de quanto o seu dinheiro irá render até o final deste prazo.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

A LCA também é um título renda fixa emitido pelos bancos.

Como o próprio nome explica, a captação é direcionada para financiar atividades no setor do agronegócio.

A taxa de rentabilidade e a data de vencimento são definidas no momento da compra.

CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)

O CRA é um título de renda fixa emitido por instituições operadoras de crédito, com o objetivo de financiar o setor agrícola.

Debêntures

Debêntures são títulos de dívida.

As pessoas emprestam recursos às empresas esperando um retorno financeiro em troca.

Mas não é qualquer empresa que pode emitir o ativo.

As debêntures só podem ser emitidas por empresas de sociedades anônimas de capital aberto.

Como investir 500 reais na Renda Variável

mulher segurando notas de dólares

Infelizmente, muitas pessoas desistem de investir na bolsa por pensarem que não têm recursos suficientes para isso, e que por isso não compensa.

Contudo, é válido lembrar que, na bolsa, o pouco se torna muito no longo prazo.

Sendo assim, investir pouco, o mínimo que você tem, sempre será melhor do que não investir, e mesmo que você não acumule um grande patrimônio no longo prazo, ainda assim, verá que teve algum rendimento, que já vale como um complemento para sua renda.

5 MOTIVOS PARA INVESTIR NA BOLSA DE VALORES E MELHORAR SEUS RENDIMENTOS

Como Investir 500 Reais em ações da Bolsa

Existem alguns passos a serem tomados na hora de começar a investir em ações, nada muito complicado, mas vamos ver quais são?

Abrir conta em uma corretora

Para abrir a conta numa corretora, você precisará de RG, CPF e comprovante de residência. É interessante consultar as taxas e os custos da corretora para se operar.

Depois da conta aberta é bem fácil, basta enviar o dinheiro.

Enviando o dinheiro

Então, você vai fazer uma transferência da sua conta bancária para a conta da corretora. Ela vai identificar qual é a conta através do CPF que enviou o dinheiro.

Tendo feito isso, basta começar a escolher seus investimentos e se preparar para os ganhos.

Busque uma corretora sem taxa para fazer seus investimentos

Uma das grandes dificuldades em ganhar dinheiro investindo 500 reais, valores menores ou valores parecidos, são as taxas.

Pense que se você tiver 500 reais, mas precisar pagar 12 reais em taxa de custódia, isso já vai ser retirado da sua rentabilidade.

Buscar por uma corretora sem taxa para investir em algumas aplicações já é uma forma de garantir lucro.

Negócios para começar com apenas R$ 500

Pessoa utilizando canetas para desenhar em uma cartolina

É comum procurarmos negócios que exijam pouco dinheiro para serem montados, tanto levando em conta o baixo risco que se deseja correr quanto pelo fato de que muitas vezes não temos recursos para montar uma grande empresa logo de cara.

No entanto, existe inúmeras ideias de negócios para montar com pouco dinheiro.

Algumas delas são:

Venda de Bijuterias

Vender bijuterias é talvez um dos negócios mais baratos de montar. Existem diversas empresas que fornecem compras em atacado, desde que você adquira uma quantidade mínima definida.

Redator

Se tornar redator de textos na web pode ser uma boa forma de garantir renda sem custos.

Venda de Cosméticos

A venda de cosméticos de empresas como Natura e Avon é muito popular e exige um investimento muito baixo, tão somente o cadastro e o pagamento de alguns produtos iniciais.

Quer mais dicas de negócios para conseguir uma renda extra? Veja o post abaixo.

25 FORMAS SIMPLES DE GANHAR UM DINHEIRO EXTRA

Pagar dívidas com juros altos

Existem ainda, outras soluções inteligentes para aplicar seu dinheiro de uma boa forma.

Isso pode não parecer um “investimento”, mas escute.

A média da taxa de juros do cartão de crédito é de cerca de 15% por mês! Simplesmente não é uma ideia inteligente investir seu dinheiro enquanto você tem uma dívida de juros altos pairando sobre sua cabeça.

Isso também vale para cheque especial.

Portanto, se tiver esse tipo de dívida, antes de começar qualquer investimento, se preocupe em pagá-las.

Concluindo

óculos sobre pedra

Você não precisa de muito para começar a mudar sua vida, basta querer começar e não desistir no primeiro tropeço.

Haverão dificuldades em sua jornada, mas você não pode desanimar de forma alguma.

Eu sei que 500 reais parecem uma quantia irrisória, mas é melhor começar com 500 do que não começar nunca, não é mesmo?

Você pode estar procurando uma mudança de vida completa, ou apenas uma forma de ganhar uma renda extra, mas acredite, independentemente dos seus desejos, com esforço você pode alcançar!

*****

LEIA TAMBÉM:

Qual o melhor investimento a longo prazo?

Aprenda tudo sobre o Módulo de investimentos do Mobills

*****

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

P.s.: Gostou do artigo Onde investir 500 reais? Conheça suas melhores opções? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários