Veja onde investir 5 mil reais e ter uma boa rentabilidade
Por favor, avalie esse Post

Veja onde investir 5 mil reais e ter uma boa rentabilidade

Banner convidando para o site do Mobills

Quando falamos em investimentos, muitas pessoas ainda têm a crença equivocada de que é preciso ter milhões no banco para investir. No entanto, graças à internet e à tecnologia, hoje em dia o acesso a bons investimentos está cada vez mais simples e fácil.

Quem ainda não entende muito bem sobre o Mercado Financeiro pode ficar em dúvida na hora de aplicar dinheiro. Normalmente, a primeira opção que vem à cabeça é a poupança. Sua praticidade, segurança e baixo custo realmente conquistou muitos brasileiros. Porém, seu rendimento já não é tão interessante.

Para saber onde investir e valorizar de verdade suas economias, é importante ter uma visão ampla sobre as possibilidades que o mercado oferece. Afinal, existem diversas modalidades de investimento que se encaixam em diferentes perfis de investidor.

Quer saber onde investir 5 mil reais e ter boa rentabilidade? Continue lendo! Neste artigo você vai aprender:

  • Se vale a pena investir com pouco dinheiro
  • Como investir 5 mil reais na Renda Fixa
  • Onde investir na Renda Variável seus 5 mil reais

É possível investir com pouco dinheiro?

Com R$ 5.000,00 disponíveis é possível encontrar alternativas interessantes para investir e rentabilizar melhor seu dinheiro. Entretanto, antes de investir é importante que você identifique seu perfil de risco. Mas o que isso significa?

Bem, de modo geral, definir seu perfil de risco é descobrir qual é sua tolerância a investimentos mais arriscados. Por exemplo: existem investidores que são mais conservadores e, por isso, preferem abrir mão da alta rentabilidade por mais estabilidade. Enquanto outro grupo de pessoas não liga de se expor um pouco mais, em busca de maiores retornos.

Agora, voltemos à pergunta: é possível investir com pouco dinheiro? A resposta é simples e clara: SIM! Investir é sempre uma boa ideia. Como já dissemos, um dos principais pontos que um investidor iniciante deve ficar atento é na hora de decidir onde investir.

Além do perfil, é importante levar em consideração o prazo e o objetivo. Pare e pense: quando pretendo resgatar esse dinheiro? Qual a finalidade deste investimento? Seja no curto ou no longo prazo, seja para comprar um carro, viajar ou fazer uma festa de casamento dos seus sonhos, bons investimentos são sempre um ótimo negócio!

O dinheiro pode ser um ponto crucial na hora de realizar seus sonhos. Por isso mesmo é importante saber tomar as melhores decisões de investimento. Saber onde investir é essencial para que você consiga conquistar tudo que deseja!

E não se desanime caso tenha um valor baixo para investir. Se você possui 500, 5 mil ou 5 milhões, o caminho é o mesmo: aplicar esse dinheiro para vê-lo rendendo depois de algum tempo. Independentemente do valor que você possui, saiba investir de forma inteligente para fazer seu dinheiro trabalhar por você! O importante é que você nunca deixe seu dinheiro parado.

Opções interessantes para você investir 5 mil reais

Você trabalhou duro, definiu suas prioridades, economizou parte do que ganha todo mês e agora conseguiu juntar 5 mil reais para investir. Antes de mais nada: parabéns! Você soube colocar seus sonhos em primeiro lugar e está mais próximo de conquistar tudo que sempre desejou.

Essa disciplina com o dinheiro é muito necessária também na hora de aplicá-lo. Além de estar centrado para economizar até ter uma soma razoável, você também terá que manter o foco para não deixar seus investimentos sem supervisão.

Pensou que investir seria deixar o dinheiro em um lugar, esquecer dele e só voltar para resgatá-lo muito tempo depois? Não é bem assim. Seu dinheiro merece toda a sua atenção e sua dedicação. Afinal, você trabalhou duro para consegui-lo, não é? Por isso mesmo, é bom ficar de olho nas suas finanças constantemente.

Agora que você entendeu a importância de manter a disciplina e a organização, vamos ao que interessa? Veja a seguir algumas possibilidades para aplicar seus 5 mil reais, tanto na renda fixa quanto na renda variável.

Onde investir 5 mil reais na Renda Fixa

O tipo de investimento mais adequado para você na Renda Fixa será aquele que melhor se encaixar à sua disponibilidade para deixar os recursos aplicados e à rentabilidade que cada modalidade oferece. Segundo Alexandre Assaf, professor de finanças pessoais da Universidade de São Paulo (USP), quem tem pouco dinheiro pode escolher entre a poupança, os fundos DI ou o Tesouro Direto.

A poupança, como já explicamos, não é uma boa ideia para quem quer investir no longo prazo. Isso porque, devido à inflação, o poder de compra do investidor pode ficar prejudicado. Então, melhor confiar na caderneta apenas nos casos em que você for utilizar o dinheiro dali a poucos dias.

Segundo o professor da Fiap, Cláudio Carvajal: “A poupança é sempre uma boa se considerarmos o baixo risco e a alta liquidez, mesmo que atualmente ela esteja com rendimento quase nulo por conta da inflação. Ainda assim, é uma alternativa para quem vai precisar do dinheiro no curtíssimo prazo e não quer sofrer nenhum tipo de risco”.

O Tesouro Direto, por outro lado, é muito indicado para quem possui 5 mil reais para aplicar. Além de prático e seguro, o investimento oferece diferentes possibilidades. Entre os títulos do Tesouro Direto, os prefixados podem ser uma boa opção no atual momento.

Nesse sentido, Wesley Mendes da Silva, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), diz que os investidores, especialmente aqueles que têm menos recursos, podem optar por investimentos mais conservadores da renda fixa. “Eu escolheria papéis indexados à inflação. Assim, ao menos há uma proteção contra a corrosão causada pela alta dos preços”, salienta.

Uma vantagem de se investir no Tesouro Direto que poucas pessoas conhecem é a possibilidade de margem de garantia. Isto é, os títulos públicos adquiridos no programa do governo podem ser usados como garantia para investir na Bolsa de Valores. Deste modo, seu dinheiro pode render duas vezes ao mesmo tempo!

Também existem outras possibilidades interessantes na renda fixa, como os Certificados de Depósito Bancário (CDB), as letras de Câmbio, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

No entanto, o valor indicado para começar a aplicar nesses tipos de investimentos costuma ser superior a 5 mil reais. Isso porque, nestes casos, quanto maior o valor aplicado melhor será a taxa disponibilizada e, consequentemente, maior será o retorno ao investidor.

Mesmo se você não puder investir nessas modalidades agora, não as perca de vista! Elas podem ser o próximo passo para seus investimentos, quando você conseguir agregar um montante maior.

Onde investir 5 mil reais na Renda Variável

Quem tem R$ 5.000 e não se importa de se expor um pouco mais em busca de melhores resultados, pode começar a investir na Bolsa de Valores. Investir em ações pode trazer excelentes ganhos!

Mauro Calil, consultor e educador financeiro, considera a possibilidade de quem tem perfil mais agressivo começar a investir em produtos com maior risco. Portanto, quem tem 5 mil reais para investir pode começar a pensar em formar uma carteira de ações.

Contudo, antes de arriscar, é necessário estudar o Mercado Financeiro, acompanhar o noticiário econômico e estar disposto a seguir seu investimento diariamente. “Não é para ficar o dia todo no computador, mas é o olho do dono que engorda o gado”, afirma Mauro Calil.

De qualquer modo, é possível montar uma boa carteira de ações (o que ajuda a diversificar seu capital), mas é necessário analisar a fundo o mercado para encontrar as melhores oportunidades. Para que você possa definir em quais ações investir, também é preciso analisar o cenário internacional, acompanhar indicadores econômicos, como a trajetória da inflação, a evolução do PIB (Produto Interno Bruto) e as taxas de juros.

Com esses dados, é possível verificar se o momento econômico beneficiará as empresas presentes na Bolsa de Valores, avaliar o desempenho dos setores da economia e escolher os papéis mais promissores.

Além de investir em ações, você também pode aplicar no Mercado Futuro. Poucas pessoas conhecem essa possibilidade, que permite negociar contratos futuros de dólar, café e boi gordo, por exemplo. Assim como na negociação de ações, se você compra um contrato futuro, há a possibilidade de ganhar com a alta dos seus preços e também de ter perdas se o valor diminuir.

A maior diferença entre o Mercado Futuro e o Mercado de Ações é que investindo em contratos futuros você só paga pela oscilação, tanto se o ativo valorizar quanto se ele perder valor. Ou seja, não é preciso possuir todo o valor negociado. Com isso, você pode investir muito com pouco dinheiro.

Para te ajudar nessa empreitada, existe a alavancagem, uma ferramenta poderosa para impulsionar seus resultados. Sem custo adicional, ela aumenta o potencial de ganho do investidor, mas também eleva o risco da operação. Portanto, para utilizá-la, é preciso ter cautela e estratégia bem clara.

Viu só como existem várias opções para investir 5 mil reais e ter boa rentabilidade? Analise todas as possibilidades e escolha aquela que mais se adequa à sua realidade e às suas expectativas.

Não deixe que o medo de mudar ou a falta de conhecimento te impeçam de valorizar seu dinheiro. Seja o responsável pelo seu próprio sucesso financeiro!

Leia mais:

Veja 8 detalhes que você deveria saber sobre o rendimento da poupança na sua conta

O passo a passo para construir seu plano de investimentos

Home Broker: a tecnologia a favor de seus investimentos

Curtiu nossas dicas sobre como investir 5 mil reais? Conhece outros investimentos interessantes e com boa/ótima rentabilidade? Compartilhe conosco e ajude a engradecer a discussão! 

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Veja onde investir 5 mil reais e ter uma boa rentabilidade? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários