Planejamento Financeiro

Aprenda a determinar seus objetivos financeiros

Aprenda a determinar seus objetivos financeiros
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Aprenda a determinar seus objetivos financeiros

Banner convidando para o site do Mobills

O autoconhecimento e a organização financeira não são processos simples, principalmente para aqueles que não estão habituados a praticá-los. Se você pretende ter maior conhecimento sobre sua vida financeira, é fundamental que faça uma análise dos seus hábitos diários, para poder entender quais deles são negativos e quais são positivos. Este é o primeiro passo para que você consiga determinar seus objetivos financeiros.

Se você não tiver objetivos bem definidos para as suas finanças, ficar bem mais complicado conseguir economizar e ter maior tranquilidade financeira. Ademais, determinar aquilo que você pretende alcançar é essencial para o controle e a boa execução do planejamento financeiro e, consequentemente, para atingir a situação financeira que você deseja. Sendo assim, separamos algumas dicas que vão te ajudar a estabelecer seus objetivos. Confira!

Como determinar seus objetivos financeiros?

Defina suas prioridades

Definir suas prioridades é fundamental para que você possa determinar quais serão suas metas e objetivos financeiros. Ambos devem estar alinhados aos seus desejos pessoais e ao momento financeiro que você está vivendo.

Seus objetivos financeiros poderiam ser, por exemplo, adquirir um bem de alto valor (apartamento, carro etc.), investir em ações, criar uma reserva de emergência ou pagar dívidas atrasadas. Já uma meta aceitável seria comprar uma casa num período de 3 anos.

Atenção!!! 

Suas prioridades de vida devem ser claras e bem definidas e é imprescindível que você estipule um prazo exequível para atingir cada meta. 

Estipule objetivos alcançáveis

É necessário destacar esse ponto: seus objetivos financeiros precisam ser atingíveis, de acordo com o seu padrão de vida. Por exemplo, suponha que você deseja comprar uma casa, ganha 3 mil reais mensais e gasta 1500.

Nessa situação, você não pode estipular como meta guardar 2 mil reais por mês para em 2 anos dá entrada no imóvel, porque você nunca conseguirá atingir esse objetivo, e poderá, inclusive, se frustrar.

Opte por começar juntando R$700, que já é um valor bem mais tranquilo e vá, aos poucos, tentando adaptar suas despesas e gerando renda extra para conseguir juntar mais dinheiro.

Leia também: 

Como fazer um planejamento financeiro com a ajuda da tecnologia

9 mitos sobre finanças pessoais e como evitá-los

Saiba como organizar suas contas do dia a dia de maneira mais eficiente

Controle do orçamento

Controlar o orçamento serve para facilitar ainda mais a determinação dos seus objetivos e metas financeiras. Nessa etapa, você deve se preocupar sobre como gasta seu dinheiro, uma vez que a administração de suas receitas e despesas é essencial para que você consiga realizar seus sonhos.

Anote, diariamente, todos os seus gastos. Seja aquele cafezinho antes de chegar ao local de trabalho ou uma ida ao cinema. Se possível, utilize um aplicativo de controle financeiro (como o Mobills) no celular, pois isso irá te ajudar bastante na hora de cadastrar as despesas ou receitas.

É importante que você entenda: uma pessoa que não faz o controle financeiro raramente consegue alcançar seus objetivos, pois seus recursos podem não ser suficientes para realizar as metas estabelecidas.

Economize!

Mude seu perfil econômico. Elimine os gastos supérfluos e excessivos. Ao longo do tempo, você verá o quanto gastava com coisas desnecessárias. Descobrirá, ainda, que é capaz de poupar e conseguirá guardar o dinheiro que precisa para alcançar a sua meta anteriormente estabelecida. Assim, terá mais energia para continuar.

Se informe sobre as melhores maneiras de economizar e de investir seu dinheiro. Com um bom planejamento, você verá suas metas e objetivo serem alcançados!

Curtiu nossas dicas sobre objetivos financeiros? Quais são os seus? Ainda não definiu? Compartilhe conosco!Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Aprenda a determinar seus objetivos financeiros? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing e especialista em finanças pessoais do Mobills, além de ser o editor-chefe do Portal Mobills. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.

Deixe um comentário