Estilo de Vida

O que fazer quando se está falido aos 40 anos?

pessoa se perguntando o que fazer quando se está falido
Isabelle Lima
Escrito por Isabelle Lima

Se você chegou aos 40 anos e descobriu que está falido, então saiba o que fazer para mudar esta situação.

O que fazer quando se está falido aos 40 anos?

Banner convidando para o site do Mobills

Imagine que você chegou aos 40 anos e repara que está praticamente falido, quase sem nenhum dinheiro. Sua carreira está indo de mal a pior. Como você deve mudar sua situação para começar a acumular dinheiro e não precisar trabalhar até seu último dia de vida?

É muito importante guardar bastante dinheiro para quando for se aposentar. Mas, infelizmente, algumas pessoas percebem isto tarde demais. Geralmente, elas gastaram a renda quando eram mais jovens e posteriormente ficaram endividadas. Se você é uma delas, talvez esteja se perguntando como juntar dinheiro rápido para tal fim.

Confira nossas sugestões e comece a mudar sua situação financeira a partir de hoje!

Descubra o que fazer quando se está falido aos 40 anos

Avalie suas despesas e comece a cortar

pessoa utilizando uma calculadora

Primeiramente, você precisará avaliar suas despesas atuais e descobrir o que pode ser cortado.

Certamente, existem muitos itens em seu consumo diário e mensal que devem ser eliminados, e é importante ficar atento. Você come fora de casa com muita frequência? Só compra roupas de marca?

Talvez você possa começar a economizar dinheiro mudando seus hábitos. Há diversas maneiras de diminuir suas despesas quando a situação está difícil.

Faça um planejamento financeiro

calculadora sobre anotações

Criar um planejamento financeiro e elaborar seu orçamento também são passos fundamentais para que você consiga ter controle da sua situação financeira. Além disso, corte gastos desnecessários e não exagere na fatura do cartão de crédito.

Por mais que você queira ter um estilo de vida alto, não se esqueça que o mais importante agora é acumular o máximo possível de dinheiro para a aposentadoria.

Avalie suas dívidas

calculadora sobre papel de dívidas

Se você possui dívidas, então avalie todas e descubra qual sua situação atual.

Priorize as mais altas, como o rotativo do cartão de crédito e/ou cheque especial, que cobram juros muito altos. Caso você esteja devendo R$ 3 mil, por exemplo, o valor pode chegar até R$ 15 mil em poucos meses, ou seja, tente agir o mais rápido possível.

Lembre-se também de entrar em contato com seus credores para chegarem em alguma solução juntos.

Fuja dos parcelamentos

passando cartão de crédito

Dividir o valor das compras em várias parcelas é uma falsa ideia de que você vai conseguir pagar tudo. No entanto, quando as parcelas passam a se acumular, o impacto na sua renda é inevitável. Por isto, sempre procure pagar suas compras à vista.

Ademais, é importante ficar atento aos possíveis juros que estão embutidos no valor. Nunca parcele suas compras com taxas.

CARTÃO DE CRÉDITO: 21 DICAS PARA NÃO PERDER O CONTROLE DO SEU

Alugue sua casa

mini casas e moedas simbolizando alugueis

Se sua casa possui quartos extras que você realmente não usa para nada, que tal alugá-los? Assim, você conseguiria uma renda extra.

Atualmente, muitas pessoas utilizam o Airbnb, um serviço online onde elas podem anunciar casas, flats etc para acomodação, e também para procurarem lugares para se hospedarem. Ele pode ser uma ótima alternativa para você, caso opte por alugar seus quartos.

Procure um novo emprego

jornal, agenda e caneta simbolizando procura por emprego

Realmente não é fácil conseguir um novo emprego que pague melhor que o seu atual, mas, mesmo assim, você não deve descartar esta opção. Um trabalho melhor remunerado aumentará sua renda.

Talvez, você esteja cansado do seu cargo atual e já tenha pensado em se demitir. Use isto para te estimular a procurar um novo trabalho.

Aliás, é totalmente possível viver sem ter um emprego de fato. Muitas pessoas se tornam autônomas e conseguem se manter muito bem.

Fature uma renda extra

brigadeiro

Faturar uma renda extra nunca é demais, então se você possui algum hobby, como fazer artesanato ou cozinhar, uma ótima escolha é investir nisto.

Faça caixinhas ou cozinhe docinhos e venda na sua faculdade/vizinhança/trabalho. Assim, você vai faturar um dinheiro extra fazendo algo que gosta.

25 FORMAS SIMPLES DE GANHAR UM DINHEIRO EXTRA

Livre-se de apólices de seguro desnecessárias

miniatura de carro sobre cédulas de euro simbolizando seguro de carro

Separe um tempo para analisar suas apólices de seguro e veja se você possui algumas ativas que são desnecessárias, se sim, livre-se de todas. Elas só estão consumindo sua renda, que agora, mais do que nunca, você precisa economizar.

Também é importante lembrar que nunca deve ser feito um contrato de seguro ou plano de saúde sem ter a certeza que vai ser necessário para sua vida.

Escolha bem seus investimentos

pilhas crescentes de moedas simbolizando investimentos

Quer começar a investir em algo, mas não sabe exatamente em que? Reserve um tempo para avaliar as opções antes de tomar uma decisão.

Existem vários tipos de investimentos no mercado, tais como: títulos do Tesouro Direto, CDBs, LCI, LCA, Letra de câmbio, Bolsa de Valores entre outros. Contudo, certifique-se de não aplicar sem responsabilidade para não ter problemas futuramente.

Vale ressaltar também que apenas os investimentos não são suficientes para levá-lo aonde você quer chegar financeiramente, é necessária uma mudança de mentalidade em relação ao dinheiro, mas eles certamente são de grande ajuda.

Tesouro Direto

dinheiro sobre o solo representando investimentos

Como já citado anteriormente, aplicar no Tesouro Direto é uma alternativa bem viável para quem está iniciando seus investimentos. O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a BMF&F Bovespa para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet.

É acessível e oferece boa rentabilidade e liquidez diária, além de ser a aplicação de menor risco do mercado.

Mantenha a calma

mulher meditando ao ar livre

O mundo não acabou e você precisa superar essa situação. Mantenha a calma e tente ao máximo não se estressar. Existem alguns exercícios que podem ajudar, como yoga e meditação.

O importante é você sair do vermelho e se tornar uma nova pessoa (financeiramente) a partir de agora.

*****

LEIA TAMBÉM:

27 dicas práticas para você economizar no dia a dia

Controle do orçamento familiar: os 7 erros mais frequentes

Você tem o poder de mudar sua situação financeira

*****

Curtiu as dicas sobre as o que fazer quando se está falido aos 40 anos? Conhece alguma outra interessante? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo O que fazer quando se está falido aos 40 anos? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Isabelle Lima

Isabelle Lima

Isabelle Lima, estudante de Jornalismo e estagiária de Redação do Mobills. Ama aprender coisas novas e não consegue viver sem música. Principais Hobbies: assistir animes/séries, viajar e sair com os amigos.