O Guia Financeiro das Galáxias
Por favor, avalie esse Post

O Guia Financeiro das GaláxiasBanner convidando pra conhecer o Mobills Web

Seja muito bem-vindo!

Não entre em pânico, em caso de viagens interestelares pegue uma toalha e, nesse Dia do Orgulho Nerd, venha conferir nosso Guia Financeiro das Galáxias.

Gerenciar suas finanças não é apenas benéfico para sua conta bancária, mas também cria uma sensação de estabilidade que ajuda você a atingir seus objetivos financeiros, profissionais e pessoais.

Vale ressaltar que você não precisa ser nenhum especialista em matemática para fazer esse trabalho.

Com nossas orientações, você vai entender que é mais fácil descobrir como cuidar das suas finanças, do que o significado da vida, do universo e tudo mais, que por acaso é 42.

Usar seu tempo para gerenciar melhor seu dinheiro pode realmente compensar. Fazer bom uso do seu tempo, pode te ajudar a se manter a par das suas contas e a economizar.

Você pode usar essas economias extras para pagar dívidas, fazer um fundo de emergência, investir, ou só aproveitar sua próxima viagem.

O dinheiro faz o mundo girar, mas se você não tiver atenção, terá dificuldades para manter as contas bem organizadas.

O planejamento financeiro é sobre metas. Existem duas ilhas: o que você tem e aonde você quer chegar. A ponte entre elas é o seu orçamento de finanças pessoais.

Alcançar aquilo que você deseja requer visão, planejamento e disciplina – a visão de saber o que você quer, um plano para chegar lá e a disciplina para seguir o que foi planejado.

Contudo, a falta de planejamento financeiro pode prejudicar suas contas e a realização dos seus objetivos.

Portanto, se você é uma pessoa desorganizada que mal sabe o quanto gastou no último final de semana, entenda que está na hora de colocar sua vida financeira em ordem.

Vamos ao Guia? Mas antes das dicas propriamente ditas, confira este lindo infográfico!

Infográfico – Guia Financeiro das Galáxias

Criando um orçamento mensal

Seu primeiro passo para tomar o controle de suas finanças é criar e manter um orçamento mensal. Você pode fazer isso a partir de uma planilha/caderninho ou, como nós recomendamos, através de um sistema de controle financeiro, tal qual o Mobills Web.

Mas por onde iniciar a elaboração de um orçamento? Foi o que nosso protagonista pensou naquele momento.

Não se preocupe, aqui no Portal Mobills, temos vários guias justamente para te ajudar nesse ponto, mas em resumo, elaborar um orçamento pode ser feito em poucos passos simples:

  • Registre todos os seus ganhos
  • Anote todos os seus gastos
  • Compare seus gastos com seus ganhos
  • Analise os gastos que podem ser cortados ou reduzidos

Veja nossos guia mais completos:

Viu como é simples? Tendo feito isso, você pode ir para as próximas etapas.

Monte seu fundo de emergência

Quando você está buscando a tranquilidade financeira, criar seu fundo de emergência deve ser a prioridade número um.

Uma poupança ajuda a evitar que você movimente suas linhas de crédito para cobrir as despesas de emergência, o que é inteligente, considerando as taxas de juros do cartão de crédito, do cheque especial e de empréstimos no geral.

Sendo assim, economize até acumular pelo menos seis meses de despesas, para cobrir qualquer imprevisto.

Quando tiver um fundo de emergência completo, você estará pronto para começar a se concentrar em outras metas financeiras.

Obs.: Você não precisa manter seu dinheiro poupado exatamente na Caderneta de Poupança, como muitos brasileiros fazem. Existem outros tipos de investimentos tão seguros quanto a Caderneta e bem mais rentáveis, como títulos do Tesouro Direto, mas atente para o fato de que o dinheiro da reserva de emergência deve ficar guardado onde a liquidez seja diária.

APRENDA A MONTAR SUA RESERVA DE EMERGÊNCIAS

Pagar suas dívidas não é tão ruim quanto a poesia Vogon

O ideal é que você comece o quanto antes a pagar suas dívidas. Se elas não são altas e você consegue pagar sem atrasos, você pode sim, criar um fundo de emergência antes de priorizar essas dívidas.

Agora, se você não está conseguindo manter os pagamentos em dia, ou está pagando apenas o mínimo, é importante se livrar logo desse débito para focar nas outras coisas importantes mais à frente.

Priorize pagar aquelas dívidas com maior taxa de juros, depois você passa para as de menor valor. Você vai ver que cada dívida eliminada, vai ser um alívio na sua vida.

Utilize a tecnologia ao seu favor

A diferença entre alcançar metas e simplesmente empurrar a vida com a barriga se resume às ferramentas que você usa ao longo do caminho.

Nesse sentido, a melhor ferramenta que você tem à sua disposição é um software de qualidade, como o Mobills Web.

Com este sistema de controle financeiro pessoal online, elaborar um orçamento e controlar os gastos que virão a seguir se torna muito mais fácil.

Sempre que precisar registrar um novo lançamento, basta abrir a plataforma.

O Mobills ainda conta com diversas outros recursos, como a funcionalidade “Objetivos”, que te ajuda a acompanhar o andamento das suas conquistas, tem também o “Módulo de investimentos“, para quem já está mais adiantado e investindo regularmente e dá até para ganhar pontos Multiplus usando o Mobills.

PARCERIA MOBILLS E MULTIPLUS: NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

Trabalhe nos seus objetivos

Quando se trata de finanças pessoais, reduza os grandes objetivos em pedaços pequenos e gerenciáveis.

Quanto mais fácil eles chegarem, mais motivação você terá para continuar. A melhor maneira de atingir um objetivo financeiro grande e de longo prazo é dividi-lo em pequenos objetivos.

Ter um objetivo em mente ajuda a mudar o comportamento, pois é necessário adotar novos hábitos para realizar um sonho importante.

Saber o que você quer alcançar e quanto custa para atingir essa meta, ter algo palpável para mensurar, vai fazer com que seja mais fácil e motivador separar parte do que você ganha todos os meses, exclusivamente para esse objetivo.

Ah não, isso de novo – Cuidado com seu estilo de vida

É muito difícil definir o que é sucesso pessoal, talvez por isso, muitas pessoas acreditam que o fator-chave seja o financeiro e é aí que mora o problema.

Como ninguém quer passar a imagem de uma pessoa que fracassou na vida, parece que se torna uma obrigação mostrar para o mundo as coisas que você tem de valor: sapatos, bolsas, carros…

E antes que você perceba, sua dívida se tornou uma baleia despencando do céu.

Você já chegou aqui, elaborou um orçamento, está engatinhando com seu fundo de emergência e trabalhando para eliminar suas dívidas, não é agora que você quer estragar todo esse trabalho, certo?

Avalie bem suas necessidades, você não precisa impressionar ninguém, viva sua vida conforme seus padrões e tenha coisas que te fazem feliz. Não é preciso muito para isso.

NÃO SE ENDIVIDE PARA IMPRESSIONAR NINGUÉM!

Qual é a sua situação financeira atual?

Se você nunca cuidou das suas finanças, não é um gerador de improbabilidade infinita que vai te ajudar a mudar sua situação atual.

Antes de definir seu planejamento financeiro, estabeleça duas coisas: onde você está agora e aonde você deseja chegar. Com isso em mente, será mais fácil para você entender o que terá que fazer para alcançar seus objetivos.

Você também precisa lembrar de rever suas necessidades de tempos em tempos.

Seu objetivo seis meses atrás poderia ser sair das dívidas, mas agora, livre de dívidas, qual o próximo passo? Uma casa própria, abrir o próprio negócio?

É importante estar sempre em sintonia consigo mesmo para entender quais sãos seus objetivos/necessidades e assim trabalhar neles.

Espero que vocês tenham gostado desse breve Guia Financeiro das Galáxias. A pergunta para a resposta definitiva ainda não foi feita, mas por hora, vamos focar na vida financeira.

Até mais e obrigado pelos peixes!

*****

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários