Cartão de Crédito

O que muda com a nova norma do rotativo do cartão de crédito?

Pessoa segurando cartão simbolizando o tema da nova norma do rotativo do cartão de crédito
Cecília Mesquita
Escrito por Cecília Mesquita

O que muda com a nova norma do rotativo do cartão de crédito 

Banner convidando para o site do Mobills

A partir de abril, você que usa muito o cartão de crédito vivenciar algumas mudanças, a nova norma consiste em restringir o crédito rotativo do seu cartão até a próxima fatura, ou seja, por um período de 30 dias.

Como o objetivo da nova norma é limitar o uso do crédito rotativo do cartão em um mês, após o vencimento da fatura seguinte deve ser necessário fazer um parcelamento.

Dessa maneira, caso a dívida não seja paga no período supracitado, o banco deverá oferecer um parcelamento ao cliente, devendo este ter juros menores que os juros normais da fatura. Quer saber mais? Veja o vídeo a seguir.

Nova norma do rotativo do cartão de crédito

Para quem não tem controle sobre o uso do cartão de crédito, essa nova norma pode ser de grande ajuda. Afinal, ninguém gosta de tomar um susto ao abrir a fatura de crédito. Não assistiu ao vídeo, mas quer entender o que muda com a nova medida? Temos boas e más notícias.

A pior notícia é para quem costuma fazer o pagamento mínimo da fatura: ele ficará mais caro. Essa medida vai tentar fazer com que o cliente pague o valor total ou que pague um valor fixo mensal mediante parcelamento.

A boa notícia é que os juros do parcelamento devem ficar mais baratos. Além disso, a qualquer momento você poderá antecipar o pagamento das parcelas ou quitar a dívida total ganhando descontos.

O ideal é sempre pagar o valor total da fatura antes do vencimento, mas, se isso não for possível, antes de acertar um parcelamento entre em contato com seu banco para avaliar bem a situação.

E se eu não quiser parcelar minha dívida?

Nesse caso, será necessário pagar o valor integral da fatura. O parcelamento começará a ser feito de forma automática a partir do dia 3 de abril e cada banco terá sua própria norma para esses parcelamentos.

Veja o que mudou

Mas afinal, essa medida é uma boa?

A mudança têm em vista diminuir o número de endividados no Brasil. Ao pagar o valor mínimo, no mês seguinte a fatura pode vir com o triplo do valor, o que acaba virando uma bola de neve. Já com o parcelamento automático, o cliente ficará mais seguro de que sua dívida não irá crescer de maneira estratosférica.

Qual a dica do Mobills?

Tenha mais cuidado na hora de usar o cartão de crédito! Pense bem antes de cada compra, analise se o produto é realmente necessário e se não vai pesar no seu orçamento.

Cuidado também para não acabar estourando o limite do cartão, tenha sempre anotados quais foram seus gastos anteriores.

Através do controle de cartões de crédito do Mobills você saberá exatamente qual o valor da próxima parcela, nunca mais vai ter que pagar juros exorbitantes nem esquecer de pagar a fatura na data certa.

Leia mais:

10 dicas para usar melhor seu cartão de crédito

Aquilo que você talvez não saiba, mas deveria saber, sobre seu cartão de crédito

Limite do cartão de crédito: entenda como funciona

Curtiu conhecer a nova norma do rotativo do cartão de crédito? Usava essa modalidade e vai evitar a partir de agora? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo O que muda com a nova norma do rotativo do cartão de crédito? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Cecília Mesquita

Cecília Mesquita

Cecília Mesquita, 25 anos, estudante de Jornalismo e estagiária de Social Media do Mobills. Desenvolveu uma paixão por estudar economia e educação financeira logo no início de estágio. Principais Hobbies: escrever, assistir séries e platinar jogos na Steam.