Empreendedorismo

Negócios em casa: orientações importantes para que possam prosperar

Mulher trabalhando em casa simbolizando o tema Negócios em casa
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Criar negócios em casa é o desejo de muitas pessoas. Se você também quer isso, veja algumas dicas que vão te ajudar a empreender no seu lar.

Negócios em casa: orientações importantes para que possam prosperar

Banner convidando para o site do Mobills

Com disciplina e organização, empreender em casa pode ser uma ótima alternativa, principalmente nestes tempos de crise econômica.

Criar o negócio próprio em casa, além de reduzir os custos iniciais para abrir e manter a empresa, ajuda a diminuir outros problemas da vida moderna como tempo gasto com longos deslocamentos e engarrafamentos, que elevam o nível de estresse de grande parte dos brasileiros.

Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), trabalhar em casa torna-se, cada vez mais, uma opção para milhões de pessoas no Brasil.

Dos aproximadamente 8 milhões de microempreendedores individuais (MEI), cerca de 50% empreendem na própria residência. Ainda de acordo com a instituição, 77% dos profissionais de artesanato também utilizam o lar como espaço criativo.

QUER EMPREENDER? VEJA 15 EXEMPLOS DE NEGÓCIOS PARA ABRIR EM CASA!

No entanto, para que o trabalho em casa seja bem-sucedido é necessário que o empresário estabeleça determinados critérios de gestão para controlar possíveis conflitos na utilização do espaço de trabalho e moradia, o que pode acarretar em diminuição da produtividade.

Luiz Barreto, ex-diretor de Administração e Finanças do Sebrae, afirma que “o trabalho em casa abre diversas possibilidades para os donos dos pequenos negócios, como atuar com certa flexibilidade de horário e diminuir os gastos que teria, por exemplo, com a manutenção de um escritório. Porém, vale ficar atento à capacidade produtiva e aos prazos de entrega, principalmente no final de ano, quando há um forte crescimento das demandas, para que o cliente sempre possa ser atendido de forma satisfatória”.

Se você deseja se tornar um dos milhões de brasileiros que empreende em casa, veja, a seguir, algumas orientações importantes que ajudarão seu negócio a prosperar.

Pensa em criar negócios em casa? Veja algumas orientações para ter sucesso

 

– Formalização

Pode ser feita através do registro como Microempreendedor Individual, no Portal do Empreendedor, e é muito importante para quem trabalha em casa.

A regularização amplia mercado por conta da possibilidade de se emitir nota fiscal, traz mais segurança ao dono do pequeno negócio e deixa as regras a serem cumpridas mais claras.

Aqueles que pretendem montar um negócio nessa circunstância também devem se informar na prefeitura do município sobre normas locais para licenciamento e funcionamento das atividades.

– Horário bem definido

Homem checando o relógio simbolizando o tópico Horário bem definido

Os horários para o início e o fim das atividades devem ser estabelecidos e cumpridos.

A disciplina contribui não só para que o trabalho flua com mais eficiência, como para que o empreendedor consiga usufruir o tempo livre ao lado da família.

– Separe o ambiente de negócio do ambiente familiar

Homem no seu escritório representando o tópico Separe o ambiente de negócio do ambiente familiar

Se puder, instale uma entrada própria para receber os clientes e os fornecedores, em um cômodo independente e bem organizado, com uma estrutura de móveis, material de escritório e computador.

Essa medida dá um aspecto mais profissional à empresa e evita constrangimentos como um visitante se deparar com alguém deitado no sofá da sala vendo TV ou com a família almoçando.

– Aparência é fundamental

Pessoas bem vestidas em uma reunião simbolizando o tópico Aparência é fundamental

Cuidado com a aparência é fundamental. Não é por trabalhar em casa que o dono do empreendimento pode apresentar-se com trajes excessivamente informais, como chinelo ou bermuda.

O ideal é vestir-se da mesma maneira como se continuasse trabalhando em um escritório. Essa postura ajuda a conquistar a confiança das pessoas com quem se trabalha.

DESCUBRA QUAIS SÃO AS 10 ATITUDES COMUNS EM PESSOAS BEM-SUCEDIDAS

– Nunca deixe de cumprir os prazos e se preocupar com as características do produto

Relógio representando o tópico Nunca deixe de cumprir os prazos

O empreendedor também tem que ficar atento ao cumprimento de prazos, à qualidade do produto e à competitividade do preço da mesma forma que o empresário responsável por um comércio, escritório ou fábrica.

– Questões familiares não podem se misturar com as empresariais

Mulher no escritório simbolizando o tópico Questões familiares não podem se misturar com as empresariais

O empresário não pode misturar a rotina do escritório com questões familiares. Além disso, ele também não pode confundir o caixa da empresa com o da família.

– Contato exclusivo para a empresa

Ilustração para representar o tópico Contato exclusivo para empresa

Se possível, mantenha um número de telefone exclusivo para a empresa.

Sugere-se que se instale uma secretária eletrônica para atender às ligações na ausência do empresário, ao invés de se recorrer às pessoas de casa para essa tarefa.

*****

LEIA TAMBÉM:

20 fatores importantes para ajudar você a montar um negócio de sucesso

As lições de bilionários para quem está buscando o sucesso nos negócios

10 dicas fundamentais para você abrir seu próprio negócio

Saiba como escolher o sócio ideal para o seu negócio

*****

Curtiu nossas dicas para quem deseja abrir negócios em casa? Já possui o seu negócio em casa? Tomou coragem para criar agora? Compartilhe conosco!    

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Negócios em casa: orientações importantes para que possam prosperar? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing e especialista em finanças pessoais do Mobills, além de ser o editor-chefe do Portal Mobills. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.

Deixe um comentário