Estilo de Vida

Você tem o poder de mudar sua situação financeira

Ilustração de uma pessoa segurando o mundo simbolizando o tema você tem o poder de mudar sua situação financeira
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Você tem o poder de mudar sua situação financeira

Banner convidando para o site do Mobills

“Ganho relativamente bem, mas não consigo juntar dinheiro”, “Não tenho noção de quanto gasto por mês”, “Não consigo me livrar das dívidas!”.

É muito provável que você já tenha ouvido alguém dizer uma dessas 3 frases ou que você mesmo já tenha se encontrado (ou ainda se encontre) em alguma dessas situações.

Saiba que nada está perdido e que você tem o poder de mudar sua situação financeira! Contudo, para que isso seja possível, a primeira atitude necessária é organizar suas finanças, pois é preciso que você tenha o domínio completo da sua vida financeira para poder se planejar e dar os próximos passos em relação ao sucesso. 

Entenda como mudar sua situação financeira

Muitas pessoas desejam saber qual o melhor app, planilha ou software para controle e organização das finanças pessoais. A resposta mais correta é: “VOCÊ!”. Pense comigo, não adianta absolutamente nada que você tenha toda a tecnologia disponível ao seu alcance se você não se motivar e tiver consciência da importância de realizar o controle financeiro.  

Há os que dizem que não controlam as finanças porque não sabem lidar com a tecnologia, porém, se esquecem que basta uma caneta e um papel para organizar os gastos e rendimentos. A diferença é que se você já é acostumado a utilizar soluções tecnológicas, sua vida pode ficar bem mais fácil.

Conheça a ferramenta do Mobills

Tela do relatório Despesas por categoria do Mobills web

Tela do relatório Despesas por categoria do Mobills web

Existem diversos aplicativos e planilhas disponíveis na internet, mas não há como não sugerir o Mobills, o aplicativo de controle financeiro mais bem avaliado do Brasil no Google Play. Com ele, você cadastra suas despesas e receitas de modo muito simples, podendo ser acessado pelo computador, tablet ou smartphone.

O aplicativo divide os gastos em um gráfico de acordo com o tipo de despesa, alerta sobre contas pendentes, mostra seu saldo disponível no final do mês e permite visualizar o status atual do orçamento planejado.

É possível, ainda, analisar a movimentação das contas, controlar seus cartões de crédito, organizar metas e orçamentos, tudo com relatórios e gráficos bem fáceis de compreender.

Baixe agora mesmo o Mobills para Android, iOS ou Windows Phone.

Cartão de crédito

Diversos especialistas tratam o cartão de crédito como o vilão do orçamento pessoal. No entanto, a real vilã é a falta de disciplina e de educação financeira.  

O cartão de crédito pode sim ser uma ferramenta incrível de auxilio no seu controle financeiro. Até porque você tem a opção de fixar o limite de crédito no valor máximo que você tem disponível para gastar.

Assim, além de não gastar mais do que pode, você ainda recebe um relatório completo com todos os seus gastos, com valor, data e local.

Erros fatais no controle financeiro

Há dois erros fatais que costumam frustrar ou até mesmo arruinar grande parte dos controles financeiros. O primeiro é a omissão do lançamento das chamadas “pequenas despesas”. O segundo é a falta de atenção para os “gastos extras” ou “gastos fantasmas”.  

Homem com a mão na cabeça como se tivesse cometido um erro

No primeiro erro, tendemos a não dar importância para os gastos do cotidiano: aquele cafezinho diário antes do trabalho, aquele lanchinho da tarde, enfim, qualquer despesa de pequeno valor que fazemos no dia a dia.

É verdade que, analisados separadamente, eles são  inofensivos, mas ao somá-los no final do mês, você irá perceber que o efeito pode ser devastador na sua renda.  

Já o segundo erro, está relacionado à compra de um bem (um carro, uma casa etc.). No caso da compra do carro, por exemplo, a emoção gerada pela aquisição do bem faz com que você considere, para a decisão final, apenas se a parcela do financiamento cabe no seu orçamento e acaba esquecendo-se de contabilizar os gastos futuros com gasolina, seguro, IPVA, manutenção, estacionamento entre outros, o que pode até dobrar o custo mensal da nova aquisição.

A importância dos bons hábitos

Você deve potencializar bons hábitos financeiros e combater os hábitos ruins, os quais são fatais para seu orçamento no longo prazo, embora proporcionem prazer no curto prazo.

Charles Duhigg, na obra “O poder do hábito” desenvolveu o seguinte raciocínio “se você tem um hábito ruim, ele está sempre ali à espreita, esperando os momentos de fraqueza. Isso explica por que é tão difícil criar o hábito de mudar nossa alimentação, por exemplo, ou de fazer exercícios.

Uma vez que adquirimos uma rotina de sentar no sofá ao invés de sair para correr, ou de fazer um lanchinho sempre que passamos próximo a lanchonetes, esses padrões continuam para sempre dentro das nossas cabeças”.

O desafio inicial para começar a desenvolver bons hábitos financeiros é anotar todas as suas despesas e receitas. Não importa se será em um aplicativo no celular, no computador ou em um bloco de notas, o importante é registrar, pois você precisa desses dados para gerar relatórios sobre o seu hábito de consumo.

Mulher fazendo exercício ao ar livre

Esse exercício deve ser praticado por toda a vida, pois como explicou Duhigg, o hábito ruim está sempre ali com recompensas de curto prazo que podem atrapalhar todo o seu planejamento financeiro.

O segundo exercício que devemos ter diariamente é manter em nossa mente aquilo que queremos conquistar (ter objetivos definidos), para que possamos nos lembrar do motivo pelo qual estamos evitando as recompensas de curto prazo. 

Ter o efetivo controle das suas finanças é tomar decisões mais racionais e não ceder ao apelo das diversas propagandas a que somos expostos a todo tempo na TV, internet, outdoors, rádio, enfim, em todos meios de comunicação.  

Entenda, sem controlar adequadamente seu orçamento, sem ter metas bem definidas e sem um bom planejamento para atingir seus objetivos financeiros, você se torna um mero espectador da sua própria vida, cedendo indefinidamente aos apelos de curto prazo. 

Um ótimo exercício para evitar o consumismo é se fazer três perguntas antes de qualquer compra: Preciso disso? Posso comprar? Tenho que comprar agora? Ao acrescentar esses exercícios na sua rotina, você automaticamente começará a substituir hábitos ruins por hábitos bons.

Para finalizar, lembre-se: o melhor momento para começar a se organizar financeiramente e mudar sua situação financeira não é na próxima segunda-feira, na virada de mês nem no ano que vem. O melhor momento é agora mesmo! Comece já!

*****

Você sabia que estamos postando 2 textos novos por dia (de segunda a sexta-feira)?  Não perca a oportunidade de ler artigos incríveis, acesse o Portal Mobills diariamente e aprenda cada vez mais sobre todos os temas relacionados às finanças pessoais, empreendedorismo, dicas de produtividade e muito mais!

Leia mais:

Como manter o foco, fazer o que é necessário e ter sucesso

Descubra 12 hábitos dos milionários que, se praticados, irão mudar sua vida

Os 10 erros que atrapalham a tão sonhada independência financeira

Curtiu nossas dicas para ajudar você a mudar sua situação financeira? Concorda com elas? Utilizou alguma estratégia diferente? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Você tem o poder de mudar sua situação financeira? Compartilhe no Facebook e no Twitter. Sugira novos temas. Deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing do Mobills e editor-chefe do Portal Mobills, tem 26 anos, mora em Fortaleza-CE. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.

1 Comentário

  • É realmente como você disse; eu sou a peça chave, para fazer mudar o meu futuro. Não adianta nada a tecnologia, se eu realmente não mudar a minha visão de: administrador do meu dinheiro! É claro que com o mobills tudo fica mais fácil. Um grande abraço.

    Att: Eulicio

Deixe um comentário