5 motivos para investir na Bolsa de Valores e melhorar seus rendimentos

Banner convidando para o site do Mobills

Muita gente quando pensa na Bolsa de Valores imagina um monte de homens com roupa social gritando ordens por telefone. Hoje, essa cena não acontece mais.

Também há quem acredite que o mercado de ações é um clube restrito, acessível apenas aos poucos e bons. Que nada! Atualmente, qualquer pessoa pode investir.

Entender como a Bolsa de Valores funciona é essencial para quem quer começar a investir dinheiro.

Compreender a dinâmica do mercado financeiro e todas as possibilidades que ele oferece é um dos primeiros passos para ser um investidor de sucesso.

Mas se você ainda tem receio de investir no mercado de ações ou ainda não se convenceu de suas vantagens, esse artigo é para você! Veja agora 5 motivos para investir na bolsa de valores e seja um investidor muito melhor:

5 motivos para investir na Bolsa de Valores

 

1. Ao alcance de todos

Muitas pessoas pensam que a bolsa de valores é apenas para multimilionários. Não é bem assim. Hoje em dia qualquer um pode investir na bolsa. É só abrir uma conta em uma corretora para começar a comprar e vender ações.

Uma das vantagens que facilitou o acesso à bolsa foi o surgimento do home broker. Com ele você pode operar diretamente do sofá da sua sala! Atualmente tudo é feito de forma virtual e, através de uma plataforma de home broker, você pode investir tranquilamente.

Não importa seu perfil de investidor, existem diversas modalidades de investimentos e com certeza uma será mais adequada para você.

Se você é mais conservador, tem paciência e quer mais segurança na aplicação, pode investir em ações de longo prazo. Mas se você for mais moderado e estiver um pouco mais aberto aos riscos calculados, a melhor opção de investimento é o curto prazo.

Agora, se você prefere agilidade e quer ter alta rentabilidade em pouco tempo, mesmo que isso signifique se expor mais ao mercado, seu lugar é no Day Trade – operações que duram menos de um dia.

O PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR SEU PLANO DE INVESTIMENTOS

2. Não é preciso ser rico para investir

Vamos dizer mais uma vez: a bolsa de valores não é exclusividade dos milionários. Com pouco capital você também pode investir!

Não é preciso ter um salário de 8 dígitos para começar a operar na bolsa. Porém, existe um valor mínimo recomendado para começar a investir. Isso é importante por uma questão de segurança para o seu capital e para que você consiga ter um resultado realmente satisfatório.

Mas isso não significa que você precisa de muito dinheiro para investir. É possível ter bons resultados com um montante a partir de 5 mil reais.

3. Possibilidade de margem de garantia

Pouca gente sabe, mas é possível fazer operações na bolsa sem tirar o dinheiro da renda fixa. Se possuir títulos públicos, aplicações em CDB (Crédito de Depósito Bancário) ou mesmo em ações, você pode usar o capital aplicado como margem de garantia.

Isso significa que se você tem dinheiro aplicado no Tesouro Direto, por exemplo, você pode ao mesmo tempo investi-lo em contratos futuros, no dólar ou em ações de empresas dos Estados Unidos.

Dessa forma, seu dinheiro renderá duas vezes! Você também pode usar a margem de garantia para investir em commodities, como café, moedas, por exemplo o dólar, e em índices como o Ibovespa.

4. Excelente poder de reação

O mercado financeiro é muito dinâmico. Num piscar de olhos o preço de uma ação pode despencar ou se valorizar bastante. E você não quer perder uma chance de ouro, não é? Ou pior: ter um prejuízo gigantesco por ter demorado a agir.

Por isso mesmo os investidores prezam tanto pela agilidade. Sabe aquela tecnologia de home broker que dissemos agora pouco? Ela será sua melhor amiga na hora de ficar de olho no mercado.

Outra ótima vantagem é que existem plataformas que funcionam também no celular. Deste modo, você pode monitorar seus investimentos de onde estiver e aproveitar as oportunidades que surgirem com poucos cliques.

5. Não é preciso depender da sorte

Na bolsa de valores não existe fórmula mágica nem bola de cristal. Tampouco é um jogo de azar. Se você contar apenas com a sorte poderá ter alguns lucros, mas em pouco tempo terá uma grande decepção.

Não dá para ter 100% de certeza se uma ação vai cair ou vai subir, mas há ferramentas que ajudam a perceber tendências do mercado.

Existem indicadores que auxiliam os investidores a perceberem o contexto de uma determinada ação. Esses indicadores não preveem o futuro, mas ajudam a definir operações dentro do cenário de maior probabilidade.

Todavia, de nada adianta dados e gráficos se você não possui visão estratégica. Antes de decidir onde vai aplicar, você precisa definir sua estratégia. Pare e se pergunte: qual meu objetivo, afinal?

Uma estratégia de investimentos eficiente possibilita ter uma probabilidade maior de ganhos do que de perdas. Também torna mais fácil escolher quais ações comprar ou vender e qual momento é mais adequado para agir.

Conclusão

Viu só como investir na bolsa pode ser muito interessante e bem menos complicado do que se imaginava?

Dê o primeiro passo para turbinar seu controle financeiro e transforme seus investimentos. Livre-se da desconfiança em relação ao mercado de ações e aprenda a fazer seu dinheiro render mais!

O mais importante é ter em mente que investir em ações é muito vantajoso para quem tem uma estratégia bem definida e maturidade suficiente para manejar os riscos.

*****

LEIA TAMBÉM:

Ações na bolsa: Aprenda a investir aqui!

Conheça as 8 maiores Bolsas de Valores pelo mundo

Aprenda a investir na Bolsa de Valores em 7 passos

*****

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 5 motivos para investir na Bolsa de Valores e melhorar seus rendimentos? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários