Mobills Entrevista

Mobills Entrevista 2: Augusto Saboia

Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Mobills Entrevista 2: Augusto Saboia

Perfil do entrevistado

Mobills Entrevista 2 - Augusto Saboia 02

Augusto Saboia é planejador financeiro familiar, especialista em Previdência Privada, seguros para a proteção da vida e do patrimônio (no Brasil e no Exterior), investimentos e aconselhamento para aposentadoria.

Cursou Economia e Engenharia de Pesca com formação, desde a Escola Secundária, no Brasil e USA.

Empresário desde muito jovem (contando com mais de 30 anos de experiência), planejador financeiro familiar há 17 anos, educador financeiro, palestrante, conta com clientes como grandes e pequenas empresas, executivos, empresários, profissionais liberais, atletas, artistas e fundações.

Pesquisador dos temas relacionados ao planejamento financeiro pessoal e familiar, preparação para pré e pós aposentadoria e seus efeitos na produtividade e qualidade de vida, preparação para o casamento,  divórcio, sucessão familiar e empresarial.

É  presença constante nos principais eventos sobre finanças pessoais no Brasil e no exterior.

Mobills Entrevista 2 -> Augusto Saboia

Qual dica você dá para quem quer cuidar das finanças nesse momento de crise?

– Nós brasileiros estamos acostumados a dar pouca atenção às finanças e isso traz consequências graves.

O primeiro passo é saber que fazer um orçamento demanda acompanhamento e que serão necessários vários orçamentos para se chegar naquele que de fato reflete sua realidade presente e futura, pois geralmente nosso primeiro orçamento é sobre as contas passadas (ou seja, provavelmente estará defasado).

Depois você precisa somar as suas contas pagas com aquelas que são devidas, mas ainda não pagas… (IPVA, Matrículas etc).

Após fazer esse levantamento, some tudo e divida por doze (desconsiderando 13º, férias, bônus entre outros).
Você vai perceber que está gastando além de suas possibilidades e, portanto, é preciso recalcular todas as compras e despesas do ano para você “fazer sobrar dinheiro” TODOS OS MESES!

Mas como fazer isso? Comece fazendo uma lista de tudo que você vai gastar no ano todo!

Onde normalmente estão os problemas de quem não consegue economizar, já que dicas pela internet existem aos montes?

– Como citado no item acima, é porque você acha que ganha 10, que gasta 8 e que deveriam sobrar 2. Mas, na realidade, você está gastando 12 e não 8, porque você não inclui no seu orçamento o que eu chamo de despesas ocultas! Como o presente de Natal da sua mãe, ou IPVA etc. Sendo assim, faça a sua lista anual de gastos!

Agora que sabemos o que precisamos comprar e pagar, vamos fazer com que toda aquela lista caiba nos seus 12 salários, procurando os melhores preços e dias das super liquidações.

Uma dica, vá até os sites de lojas onde você pretende comprar algum produto e faça sua wish list (lista de desejos). Ponha em uma planilha de Excel o preço de cada produto desejado e qual o preço que você poderia pagar.

No Mercado livre, nas Americanas e em vários outros sites, eles chegam a te mandar e-mails quando o produto chegar no preço que você queria e como você fez o que o Saboia disse e guardou a grana, agora é só ir lá comprar com 70% de desconto.

Leia também: Como começar a economizar dinheiro hoje: 6 dicas fundamentais

Portanto, se a sua lista de compra do ano todo somou 10 e você tem possibilidade de comprar tudo com 70% de desconto, você irá gastar apenas 3! Como você pode perceber, tem uns caras que estão levando 70% da sua grana! Fácil, fácil.

Quer saber quanto seria 70% da sua grana aplicada? Milhões, meus caros, muitos milhões, os quais você estava dando gentilmente para outros enriquecerem no seu lugar!

O que você diria aos jovens que já têm vontade de investir e economizar para um futuro melhor?

– Façam esses cursos de finanças, o da Bolsa de valores ou outro qualquer sobre ações e de Excel.

Abra uma conta em uma Corretora de Valores, passe a respeitar uma máquina de calcular. Lembre-se: você é estudante ou está começando sua vida e vai precisar de muito capital.

Faculdade, carro, pós-graduação, mestrado, doutorado, casamento, filhos, aposentadoria… Dessa forma, seu melhor negócio hoje é estudar e trabalhar como um louco e investir todo o dinheiro ganho. É necessário lembrar que nunca mais você terá casa, comida e roupa lavada grátis… Sendo assim, essa é a época que você tem a maior chance de guardar dinheiro em sua vida (até 100% do que ganhar)! Nunca mais você terá essa disponibilidade!

O maior ativo da sua vida é o tempo! Dessa maneira, quanto mais você investir enquanto jovem, mais cedo você se tornará um milionário e mais tempo poderá passar como tal. O melhor dos Mundos!

Saiba como: O passo a passo para construir seu plano de investimentos

Imaginem uma família que tenha uma renda de R$ 5.000,00. Se essa família aplicasse esses cinco mil reais (todo o seu dinheiro) todos os meses por 35 anos, acumularia cerca de R$ 12.000.000,00!

Ao final de 35 anos de trabalho, eles iriam ganhar 12 milhões de reais, não importando o que fizessem! Portanto, quantos por cento dos seus 12 milhões você gostaria de poupar para ter uma velhice de velhinha milionária (pelos cruzeiros mundo afora)? 10%, 20%, mais, menos? Essa conta é só sua!

E quanto ao início? Muitas pessoas não têm patrimônio para iniciar um investimento, como essas pessoas podem começar sem cometer erros?

– Por favor, quanto mais erros você cometer, mais experiência você vai ganhar (como diria Borges, ”deveria ter errado mais”)!

Hoje existem diversas formas de financiamento da sua boa ideia, mas um negócio próprio exige mudanças de atitude diárias e adaptação constante às viradas do mercado.

Vá fazer os cursos principalmente de Empreendedorismo (Sebrae, Endeavor, MEI etc). É preciso saber o que é comprar, vender, cliente, Marketing, Contabilidade, Leis trabalhistas, tributárias, financeiras, bancos e o principal, aprender a levar NÃOS! Agora vamos fazer um Business Plan (Plano de Negócios) e pode começar a arregaçar as mangas.

Tem uma passagem na minha vida que sempre conto. Tinha uns 18 ou 19 anos quando eu e meu irmão contratamos a nossa primeira consultoria. Lembro bem, era um espanhol de uns dois metros de altura e a primeira pergunta que ele me fez foi: Você quer ser empresário ou dono de empresa?

Perguntei qual seria a diferença e ele respondeu: para o dono de empresa, sexta-feira à tarde já é sábado, a roupa e o carro são os da última moda e segunda de manhã ainda é domingo! Já para o empresário, sábado de manhã ainda é sexta à tarde, roupa e carro é qualquer um possível e domingo à tarde já é segunda!

Como a educação financeira deveria ser ensinada? Começar das bases de ensino é uma opção?

– Com certeza, pois o dinheiro o acompanhará em todos os momentos de sua vida e será sempre parte muito importante em todas as suas decisões. O melhor a se fazer é saber como se vive nesse “mundo financeiro” e poder usufruir do seu melhor.

A educação financeira familiar é muito importante, seja seguro de suas decisões financeiras em casa. Tipo, se for acordado que não se pode comprar nada em determinado momento e seu filho disser “Oh mãe, só esse sorvete?”, responda “Não e Não”!

Aprenda mais: Como ensinar educação financeira para crianças

Você tem que mostrar a eles que máquina de calcular é um equipamento que não tem argumento, ou é positivo ou é negativo, não passe para o negativo por coisas evitáveis. Desde cedo, deixe um filho chorar dentro de uma loja
até ficar roxo e espere ele acabar. Depois diga: “podemos ir?”.

Ele sempre respeitará sua decisão e quando um amiguinho perguntar se ele não vai comprar determinado brinquedo, ele dirá “não adianta nem falar com minha mãe, ela já disse que só ganho brinquedos no Natal, aniversário, Dia da Criança e se eu for o primeiro lugar na escola”. Ele nunca virá nem perguntar… Seja firme no início e se livre dessa cobrança.

Você teria algum livro para indicar?

– Quanto Custa Ficar rico? -> Paulo Portinho, Editora Elsevier.

Qual é a relação de Felicidade com Dinheiro?

– Toda! Essa é uma das melhores experiências de sua vida: um projeto de enriquecimento!

Você poderá participar das melhores experiências que esses dez mil anos de civilização podem te oferecer. Ele é rico em conhecimento, amizades mundo afora, sensações visuais, gustativas, sensoriais. A maior aventura da humanidade é o enriquecimento! Experimente, tenho certeza que você vai gostar!

Quais os investimentos mais indicados para quem está começando?

Investimentos, basicamente se dividem em: de curto, médio e longo prazo.

Procure ter uma poupança de entrada, ou seja, para pequenos valores e para curtíssimo prazo. Depois procure sua corretora e comece a buscar dividir seu dinheiro em classes de ativos. Renda Fixa, Fundos de Investimentos, Fundos de Ações… depois você vai se sofisticando.

Qual a importância de se ter uma reserva financeira?

Sem isso você não existe, não é ninguém! Se Você ganhar dez e gastar, se passar a ganhar 20 e gastar 20, nunca terá nada! A resultante do seu gráfico será sempre ZERO!

Lembrem-se que vocês viverão uma vida centenária. Isso quer dizer que poderão passar mais de 30 anos aposentados. Assim, hoje você precisa sustentar duas famílias, a sua família atual e outra família (você) na velhice.

Nosso país é um país covarde, bate muito em velhos e crianças. Portanto, não tente ficar velho, feio, doente e pobre tudo de uma vez! Isso vai ser um horror! Rsrsrs…

E aí, curtiu o Mobills Entrevista 2 e as dicas do planejador financeiro Augusto Saboia? Conhece alguma outra dica interessante? Compartilhe conosco!

Quer melhorar sua situação financeira? Acesse www.mobills.com.br para conhecer todos os recursos do aplicativo ou se cadastre diretamente clicando aqui.

Gostou do artigo Mobills Entrevista 2: Augusto SaboiaA sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários