Mitos comuns sobre o cartão de crédito
4 (80%) 1 vote

Mitos comuns sobre o cartão de crédito

Banner convidando para o site do Mobills

O cartão de crédito é um vilão, ou o herói das suas finanças? Para uma parte dos usuários, ele significa descontrole, mas para a outra parte, o cartão não é assim tão ruim. O fato é que, eles podem ser boas ferramentas nas mãos certas (servem para construir crédito e ganhar pontos, por exemplo).

Então, quando se fala em cartão de crédito, existem muitos medos e mitos por aí, você provavelmente já deve ter ouvido algum destes, vamos conferir?

Não use um cartão de crédito, use cartões pré-pagos ou de débito

Certo, algumas pessoas não entendem como lidar com cartões de crédito – ou têm certa dificuldade ou descuido, o que pode acabar resultando em uma maximização de gastos.

No entanto, para uma pessoa responsável, um cartão de crédito oferece uma das maneiras mais fáceis de estabelecer e construir um histórico de crédito. Cartões pré-pagos e cartões de débito não ajudam a estabelecer o histórico de crédito.

Considere a sua perspectiva de tempo, seu nível de responsabilidade e histórico com dívidas. Se você é o tipo de pessoa que sempre faz tudo direitinho e a tempo, nunca perde um compromisso e entende como fazer o orçamento, então você pode lidar facilmente com um cartão de crédito.

Ter um cartão de crédito na sua carteira não é apenas uma dívida misteriosa, mas algo que pode te ajudar a melhorar sua pontuação.

Tenha apenas um cartão de crédito

Este mito está vinculado a premissa de que as pessoas não podem ter um cartão de crédito sem acabar se afogando em dívidas. Isso é válido para alguns, ter um cartão ou mais, pode ser realmente difícil de administrar, mas não é assim para todos.

Se você acha que não pode lidar com o pagamento de vários cartões de crédito, porque você irá esquecer seus limites e vai acumular muitas compras ou ficar sobrecarregado, então realmente a opção mais viável é manter apenas um.

Mas se você é um daqueles que são organizados, responsáveis e talvez gostem de tirar proveito de recompensas e programas de pontos, então vá em frente e tenha mais de um cartão de crédito.

Você pode procurar por um cartão que corresponda aos seus hábitos de consumo e tenha um bom programa de recompensas. Também é útil ter pelo menos um cartão com baixa taxa de juros, para te servir em caso de emergência, nesse caso, é melhor usar um cartão com taxa de juros baixa, afinal, em uma emergência existe a possibilidade de você não poder pagar o saldo total.

Você deve cancelar os cartões de crédito não utilizados assim que eles são pagos

Se o seu cartão cobrar uma taxa de anuidade que supera os benefícios que você costuma obter do programa de pontuação, talvez seja melhor efetuar o cancelamento, mas para cartões isentos de anuidade, pode ser mais benéfico para você manter essas linhas de crédito abertas. Isso significa um limite de crédito global maior.

Fazer o pagamento mínimo é suficiente

Um dos maiores mitos sobre cartões de crédito é que fazer o pagamento mínimo é suficiente.

O empresa que emitiu seu cartão de crédito geralmente vai exigir um pagamento mínimo mensal para pagar gradualmente seu saldo. No entanto, você pode e deve pagar mais do que o mínimo, a melhor opção é pagar o valor integral da fatura do seu cartão de crédito, se você não conseguir fazer o pagamento na totalidade, talvez esteja na hora de rever seus gastos.

As palavras “pagamento mínimo” podem ser confusas para os novos usuários de cartões de crédito, alguns podem pensar que aquele valor é tudo o que devem no mês. No lugar disso, é preciso olhar para o seu saldo atual total para ver a quantia real devida. Fazer apenas o pagamento mínimo pode levar à uma dívida bola de neve com um valor de juros altíssimo.

Pagar com um cartão de débito é mais seguro do que pagar com um cartão de crédito

É fato que roubo de identidade e violação de dados acontecem, e pode haver uma variação de segurança entre esses dois métodos de pagamento – as proteções do consumidor contra cobranças fraudulentas são geralmente mais fortes para os cartões de crédito. Pagar com um cartão de débito pode expor a sua conta bancária à possibilidade de fraude, e pode levar semanas para que as cobranças fraudulentas sejam revertidas. Além disso, se sua conta bancária estiver zerada, o dinheiro que você precisa para pagar suas outras contas pode ficar retido enquanto o banco investiga.

Solicitar um novo cartão de crédito prejudicará sua pontuação de crédito por um longo período de tempo

Quando você dá entrada para solicitar um novo cartão de crédito, isso geralmente resulta em uma breve pesquisa, que ocorre quando o emissor do cartão de crédito verifica seu relatório de crédito antes de te dar um resultado. Uma pesquisa difícil ou demorada pode fazer com que sua pontuação de crédito caia em alguns pontos. No entanto, essas pesquisas geralmente permanecem em seu relatório por pouco tempo.

O número de cartões que você possui afeta sua pontuação de crédito

Uma carteira cheia de cartões pode parecer impressionante, mas na verdade prejudica sua capacidade de obter crédito no futuro. Isso não é exatamente verdadeiro – se você é responsável com seus pagamentos, ter vários cartões de crédito não precisa ser uma desvantagem.

Ao ter muitos cartões, você também vai precisar ter muito cuidado na hora dos pagamentos e ficar atento ao seu vencimento, para evitar juros. Se você decidir usar um cartão para gastos diários, pagar o saldo integral todos os meses evitará acumulação de dívidas e indicará gerenciamento de crédito confiável.

Cancelar cartões antigos aumenta sua pontuação

Cada credor vê você de forma diferente. Os processos que eles usam para determinar sua pontuação de crédito variam, e nem sempre é o caso que o cancelamento de cartões antigos mudará alguma coisa. Isso depende de suas próprias circunstâncias pessoais, mas as contas de longa data com bom histórico podem ser benéficas para sua pontuação – e cancelar um cartão antigo pode realmente reduzir seu crédito total disponível.

Além disso, a pontuação de crédito depende muito da tentativa de prever o seu comportamento de consumo futuro. Embora um histórico de crédito ruim te dê pontos negativos, ter pouco ou nenhum histórico de crédito faz você uma opção desconhecida – e, portanto, um risco potencial nos olhos dos credores.

São muitos mitos?

A quantidade de mitos e desinformações em torno de cartões de crédito é bem grande. Ao obter o seu primeiro cartão, é importante ler as letras pequenas do seu contrato e usar seu cartão de forma responsável, pagando seu saldo integral todos os meses e usando apenas uma pequena parcela do seu crédito disponível. Sua pontuação pode agradecer mais tarde.

*****

LEIA TAMBÉM:

Por que pagar com dinheiro “dói mais” do que passar o cartão

10 dicas para usar melhor seu cartão de crédito

Cartão de Crédito: 21 dicas para não perder o controle do seu

*****

Algum desses mitos parece familiar? Que outros mitos você já ouviu?

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Mitos comuns sobre o cartão de crédito? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários