Qual o melhor momento para começar a investir?

Banner convidando para o site do Mobills

Você sabe qual é o melhor momento para começar a investir? Investimentos requerem planejamento cuidadoso e constante, afinal, quem quer obter resultados expressivos e retornos vantajosos não se contenta em fazer aportes esporádicos e de valores irregulares, que pouco ou nada adiantam na hora de montar uma carteira de ativos forte.

É bem verdade que qualquer valor guardado é melhor que não ter nada, mas com um pouco de planejamento é possível fazer bons investimentos no momento realmente certo para você e para suas finanças.

Entenda qual o melhor momento para começar a investir

 

Quando investir?

Antes de pensar em investimentos, é necessário observar como anda sua saúde financeira. De pouco adianta você ter mil reais guardados na poupança, com juros a 0,5% ao mês (às vezes um pouco mais, outras vezes um pouco menos que isso), e estar devendo o mesmo valor, mas com juros de 10% ao mês.

Na ponta do lápis, você vai sair perdendo visto que o valor final a ser pago, no caso da dívida, é muito superior ao valor que você conseguiria obter deixando o dinheiro na poupança.

Muita gente prefere separar uma parte da renda mensal para investimento, mesmo estando endividado, guardando um pouco e pagando um pouco todo mês, mas o mais inteligente é fazer os juros trabalharem a seu favor e não contra você.

Com as dívidas todas quitadas e suas finanças no azul, agora sim é hora de começar a planejar os seus investimentos.

Tenha uma reserva de emergência

O primeiro investimento que deve ser feito antes de qualquer outra coisa é na sua segurança: a famosa “reserva de emergências”.

O nome já é auto-explicativo, mas vamos detalhar: é uma quantia de dinheiro guardada para ser usada em caso de necessidade: doença na família, desemprego, conserto ou compra de bens (máquina de lavar, geladeira, carro, etc.), viagens necessárias e inesperadas, enfim, todas aquelas situações que acabam gerando despesas extras, que não foram previstas no orçamento.

Quanto guardar? O mínimo é ter o valor equivalente a três meses de salário. O ideal seriam seis meses, ou até um ano, dependendo da sua estabilidade no emprego.

Como o nome já diz, o dinheiro será utilizado para emergências, portanto precisará estar sempre disponível. É costume abrir-se uma conta poupança somente para este fim. Então, coloque o dinheiro lá, e não mexa, a não ser que seja muito necessário.

Ter a reserva de emergência ajuda a preservar seus investimentos posteriores. Afinal, se acontece algum imprevisto, você a princípio não precisará mexer no montante que vem juntando a fim de investimento: pode sempre contar com seu “quebra-galho”.

Planejando seus investimentos: defina objetivos

Para que você quer guardar dinheiro? Para garantir a sua aposentadoria? Para viajar, comprar uma casa, trocar de carro, garantir os estudos dos filhos? É importante saber o motivo pelo qual você pretende economizar dinheiro e fazê-lo render.

O motivo é simples: além de dar-lhe uma motivação, fazendo você assumir consigo mesmo o compromisso de estar sempre separando aquele valor mensal para alcançar aquela meta, ajuda a definir qual o tipo de investimento que será feito.

Há investimentos com maior liquidez, outros oferecem melhor taxa de juros a longo prazo, há uma infinidade de opções disponíveis.

Quanto investir?

Dá pra começar a investir no Tesouro Direto com apenas 30 reais. No entanto, para você poder iniciar seus investimentos de uma maneira mais vantajosa, uma boa opção é começar a investir com um valor acima de mil reais.

Muitos bancos oferecem mais opções de investimentos como Renda Fixa, Fundos de Investimento Imobiliário, entre outros. Investimentos esses que exigem uma quantia mínima para começar, dependendo do produto. Quanto mais dinheiro você tiver para investir, maiores serão as opções, como CDBs, LCIs, LCAs e até ações.

De qualquer modo, você pode iniciar seus investimentos em títulos que tenham liquidez diária, que também sejam garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos – FGC (da mesma forma que a poupança), e que mesmo assim tenham uma remuneração melhor que a dela.

*****

Leia mais:

O passo a passo para construir seu plano de investimentos

Entenda cada um dos títulos do Tesouro Direto e saiba como investir

Boas opções para você que quer saber onde investir 1.000 reais

Veja onde investir 5 mil reais e ter uma boa rentabilidade

Onde investir 10 mil reais e aumentar seu patrimônio

Aprendeu qual o melhor momento para começar a investir? Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Qual o melhor momento para começar a investir? Compartilhe nas redes sociais. A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários