Qual é o melhor investimento para perfil conservador?

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Débora Duarte e Bernardo Pascowitch, do Yubb*

Os brasileiros adoram a poupança! Afinal, é um lugar seguro para deixar o seu dinheiro, né? Se a sua preocupação é a segurança, saiba que existem várias outras opções de investimento que rendem MUITO mais que a poupança e que são tão seguras quanto.

No post de hoje, o Yubb, vai mostrar como ganhar mais dinheiro com investimentos conservadores. Não é porque você prioriza a segurança que deve perder rentabilidade, certo?

Você é conservador?

Antes de falar sobre as dicas de aplicação, é importante definir o que é perfil-investidor. Esse termo é muito usado no mundo dos investimentos e é um fator fundamental na hora de montar um bom portfólio.

O seu perfil está totalmente ligado ao seu apetite por risco. Isso significa que o perfil de um investidor é definido de acordo com o risco que ele está disposto a correr para ganhar mais dinheiro com investimentos. De maneira geral, os investidores são divididos entre conservadores, moderados e arrojados.

Neste texto, vamos focar no primeiro da lista – o perfil conservador.

O investidor conservador é aquele que sempre prioriza a segurança do investimento, mesmo se isso significar ganhar menos dinheiro. Se o dinheiro está seguro, os conservadores estão felizes. O objetivo dele é sempre conservar o seu poder de compra, ou seja, se manter acima da inflação.

É claro que há exceções, mas, no geral, os conservadores são aquelas pessoas que estão começando a investir ou também que têm objetivos financeiros no curto ou médio prazo. Isso acontece porque, nos dois casos, há muito receio de perder dinheiro com opções mais arriscadas.

Você é daqueles que olham a conta bancária todos os dias? É um investidor iniciante? Fica desesperado só de pensar em perder dinheiro? Está investindo para curto/médio prazo? Se SIM, muito provavelmente você é um investidor conservador.

Opções de investimento

Não tem nenhum problema em ser conservador (não existe um perfil certo ou errado — cada um tem o seu e isso pode mudar ao longo da vida)! Pelo contrário, é muito importante preservar a sua renda para manter a segurança do seu dinheiro. Mas não é porque você é conservador, que você deve abrir mão da rentabilidade.

A poupança, por exemplo, é uma furada! Ela rende muito pouco e pode ficar até abaixo da inflação. Para aplicar o seu dinheiro em investimentos seguros, procure opções que tenham boa rentabilidade. Confira:

  1. Tesouro Direto

Os títulos públicos do Tesouro Direto são as aplicações financeiras mais seguras do Brasil (sim, até mais do que a poupança!). Para quem é conservador, é uma ótima forma de garantir uma boa rentabilidade atrelada à segurança do governo federal.

Existem cinco títulos disponíveis:

  • Tesouro IPCA
  • Tesouro IPCA com juros semestrais
  • Tesouro Prefixado
  • Tesouro Prefixado com juros semestrais
  • Tesouro SELIC

Se você busca liquidez diária (possibilidade de resgate do dinheiro a qualquer momento), opte pelo Tesouro SELIC. Se quiser ficar acima da inflação a longo prazo, o Tesouro IPCA é uma boa opção. Busque o título que mais combina com você e com seus objetivos.

  1. Renda fixa privada

Os bancos e financeiras emitem títulos que são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e, por isso, são muito seguros. Se você investir até R$ 250 mil por grupo financeiro e R$ 1 milhão por CPF, seu investimento estará garantido e você não corre risco de perder dinheiro, mesmo se a instituição financeira quebrar.

Exemplos de títulos com boa rentabilidade e que são garantidos pelo FGC:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • RDB (Recibo de Depósito Bancário)
  • LC (Letra de Câmbio)

Se você precisa de uma aplicação para a sua reserva de emergência, um CDB com liquidez diária pode ser uma ótima opção. Se não quiser ser tributado pelo Imposto de Renda, LCI e LCA podem ser a solução. E assim por diante.

  1. Fundos de renda fixa

Os fundos de investimento são boas opções para quem não tem tanta experiência e prefere deixar o dinheiro na mão de um profissional. No entanto, os fundos não possuem nenhuma garantia e, por isso, podem ser mais arriscados.

Por isso, opte por fundos de renda fixa e/ou fundos DI. Nesses casos, o seu dinheiro só será alocado em produtos conservadores e o risco de perder dinheiro é muito menor do que em um fundo de ações, por exemplo.

Um ponto de atenção importante: fique de olho na taxa de administração! Essa taxa pode corroer sua rentabilidade e fazer você perder dinheiro. Fundos de renda fixa com taxa de administração acima de 0,5% ao ano são uma roubada e devem ser evitados ao máximo.

Diversifique!

Mesmo sendo conservador, é importante diversificar a sua carteira de investimentos. Colocar todo seu patrimônio em um só lugar pode te trazer muita dor de cabeça e até mesmo fazer com que você perca dinheiro. Para maximizar a rentabilidade e minimizar riscos, diversifique!

Como você é um investidor conservador, os especialistas recomendam que você coloque 95% do seu patrimônio em renda fixa e 5% em renda variável (ações, robôs de investimento fundos multimercado, fundos de ações e várias outras opções). Dessa forma, você consegue ter uma parte do montante em investimentos arrojados, mas isso não compromete a segurança do seu portfólio.

Vale lembrar que esses 95% também precisam ser distribuídos em diferentes opções de investimento. Uma parte pode ir para o Tesouro SELIC, outra para uma LCI e a última para um fundo de renda fixa. Quanto mais diversificado, melhor.

Isso não é uma regra, é só uma estimativa para você ter uma ideia geral. Mas é importante que você leve em conta a SUA situação financeira para criar a melhor carteira de investimentos PARA VOCÊ.

E você? Já sabia como escolher investimentos ou foi uma novidade? Gostou do nosso passo a passo? Deixe a sua opinião em um comentário aqui embaixo!

Onde investir 500 reais? Conheça suas melhores opções

10 passos para escolher o melhor investimento

Conheça os investimentos de renda fixa e largue a poupança

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários