Qual a melhor aplicação para cada perfil de investidor?
Por favor, avalie esse Post

Planejamento financeiro: qual a melhor aplicação para cada perfil de investidor?

É comum termos insegurança de qual a melhor forma para investir nosso capital e, nestes momentos, uma ajuda profissional é sempre bem-vinda. Não é simples reconhecer rapidamente o perfil de um investidor, pois esse fator depende mais de uma combinação de circunstâncias objetivas do que apenas de gostos e preferências pessoais.

É importante e necessário fazer uma análise minuciosa, que servirá para identificar qual é sua personalidade e, por esse ponto, adequar um investimento ideal para o seu perfil e melhorar seu planejamento financeiro. O mais indicado é preencher o API (Análise de Perfil do Investidor), que é um formulário detalhado, para ter resultados mais assertivos.

Quer investir com segurança? Veja qual perfil de investidor diz mais sobre você!

Melhor aplicação para cada perfil de investidor

Basicamente, existem 4 perfis de investidores: moderado, arrojado, agressivo e conservador. Vamos à definição de cada um deles:

Perfil conservador

O perfil conservador, que tem a maior aversão à perda, ao risco, tem como objetivo preservar seus recursos, usando a realização de investimentos em curto prazo. Geralmente, utiliza seu capital com gastos imediatos e compra de bens com recursos em pequeno espaço de tempo.

Ou ainda, porque já acumulou o suficiente e quer apenas manter o valor do dinheiro ao longo do tempo. Por isso, os títulos públicos e as rendas fixas, de maneira geral, costumam ser suas principais opções.

Perfil moderado

Este perfil é caracterizado por uma pessoa que prioriza a segurança dos investimentos, podendo ter espaço para arriscar um pouco a mais. Nesse perfil, os investimentos sugeridos são ativos de risco muito baixo, baixo, e médio, que podem ser: CDB, LCI e fundos. É uma mescla de posições conservadoras com algumas posições mais agressivas.

Perfil arrojado

A definição para o perfil arrojado é buscar maximizar seus retornos, levando em consideração os riscos assumidos. Normalmente, esse perfil possui uma parcela segura de recursos à disposição e pretende fazer com que outra parcela do seu patrimônio cresça rapidamente e garanta bons negócios que podem ser de curto, médio e longos prazos. Suas preferências são por produtos de renda variável, como ações, fundos imobiliários e fundos multimercado.

Perfil agressivo

Normalmente, são investidores mais jovens e mais ousados, que buscam uma maior rentabilidade. Mantêm a maior parte de suas ações em ativos de renda variável, objetivando grandes retornos, como no caso dos fundos multimercados cambiais.

O investidor que tem o perfil agressivo poderá investir parte do seu capital em renda fixa para fazer a proteção do seu capital, mas em geral, costuma arriscar mais, para ter maiores chances de ganho.

Fatores que devem ser levados em consideração

A ideia aqui é fazer com que você descubra qual é o seu perfil e perca seu medo de fazer investimentos, optando pela modalidade que atender melhor às suas expectativas e sentir mais segurança. Sempre que um dinheiro é aplicado, há três fatores que devem ser levados em consideração:

1) Rentabilidade: quanto você recebe pela aplicação.

2) Liquidez: a facilidade de resgate e a disponibilidade do dinheiro aplicado.

3) Segurança: relacionada ao risco de perda de parte ou do total do valor aplicado.

Agora que você já conhece em detalhes todos esses perfis, já se identificou com algum deles? Compartilhe este artigo com outras pessoas que possam ter interesse e aproveite para deixar suas sugestões!

Quer melhorar sua situação financeira? Acesse www.mobills.com.br para conhecer todos os recursos do aplicativo ou se cadastre diretamente clicando aqui.

Gostou do artigo Planejamento financeiro: qual a melhor aplicação para cada perfil de investidor? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários