Medo na hora de investir? Saiba como contornar esse problema!

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

A maioria das histórias assustadoras que você escuta sobre pessoas perdendo muito dinheiro no mercado financeiro são de pessoas que estavam tentando ganhar dinheiro rapidamente. Algo que absolutamente não recomendamos. Investir é um ‘empreendimento’ de longo prazo, especialmente quando você está apenas começando.

Você não precisa ter uma graduação na área de finanças nem mesmo ser expert no mercado de ações para investir e ganhar dinheiro. Você também não precisa contratar alguém para investir seu dinheiro para você.

Aprender a investir e entender mais sobre o que você está investindo lhe dará a confiança de que você precisa para começar a colocar seu dinheiro no mercado financeiro.

Muitas das coisas mais valiosas da vida são assustadoras no começo. Por exemplo, ir à escola pela primeira vez, aprender a dirigir, começar uma família, largar um emprego para começar um negócio próprio, etc.

Investir não é exceção. A ideia de possivelmente perder dinheiro é uma perspectiva aterrorizante. Investir no mercado tem seus riscos, mas se você ceder ao medo, vai perder algumas oportunidades incríveis e possivelmente ganhos expressivos.

Investir pode ser assustador, mas é uma ótima maneira de ganhar dinheiro. Vamos explicar por que investir não é nada para se temer.

De onde vem o medo na hora de investir?

O medo de investir vem de não saber o que você está fazendo. É por isso que está sendo cada vez mais importante aprender a lidar com seu próprio dinheiro. O sucesso nos investimento vem através do conhecimento e das habilidades.

Dedique seu tempo para os estudos, aprenda sobre o mercado e sobre as opções que ele te oferece. Lembre-se, o investidor experiente faz tudo com segurança.

10 passos para escolher o melhor investimento

Entenda o que você está fazendo

Se você vai investir em ações, invista seu tempo antes de investir um centavo. Converse com pessoas que você conhece e que tenham mais experiência. Saiba o que faz com que os mercados e as ações subam e desçam.

Estudar a história ajudará você a entender e prever o futuro. Então você vai entender as regras do jogo. E uma das regras desse jogo é que as ações sempre vão cair ou subir.

Existe uma relação inversa entre conhecimento e medo. Quanto mais você tiver de conhecimento, menos você terá de medo.

Os medos mais comuns na hora de investir e o que fazer para se livrar deles

Conheça os medos mais comuns na hora de fazer seu primeiro investimento e saiba como vencer esses medos.

Medo de perder todo o seu dinheiro

A melhor solução para esse problema é diversificar seus fundos de investimento.

Uma das maneiras mais rápidas de diversificar, se você é novo em investir, é com um fundo que investe em outros fundos de ações mútuos. Ou, se você quiser algo um pouco mais conservador nesse mercado incerto, procure um chamado fundo “equilibrado”, que possui ações e títulos.

Medo de precisar do dinheiro

Defina metas claras e escolha seus investimentos de acordo. Antes de começar a investir, escreva para o que você está investindo e quando acha que precisará do dinheiro.

Se você precisar do dinheiro dentro dos próximos três a cinco anos coloque esse dinheiro em algum lugar seguro e acessível, como um fundo mútuo do mercado monetário ou uma conta de alto rendimento.

Etapas para se livrar do medo de investir de uma vez por todas

Já identificou seu medo? Agora é hora de começar a resolver esse problema!

Estudar

Ter conhecimento é essencial para se tornar bem sucedido. Quando você estuda o mercado e aprender o que observar, você vai ganhar uma compreensão de quando comprar e vender. Você se sentirá muito mais confortável tomando decisões e deve se tornar mais confiante com as escolhas que faz.

Definir metas

Onde você se vê daqui a um ano? Cinco anos? Dez anos? Definir essas metas permite que você domine o medo através da determinação. Uma vez que o resultado desejado é definido, você se coloca em um lugar positivo e motivador.

Olhe para o todo

Dê um passo para trás e reavalie Veja o que você tem a perder enquanto se concentra no que você tem a ganhar. Investir no mercado de ações não é tão aterrorizante quanto você pode pensar. Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será avaliar as opções.

Comece pequeno e vá crescendo

Não tenha medo de começar pequeno. Comece com pequenas somas de dinheiro para não arriscar muito enquanto ainda estiver aprendendo. Uma vez que você estiver mais confiante, investir maiores somas de dinheiro se tornará o próximo passo lógico. Com quantidades maiores, você pode gerar lucros maiores.

Faça uma abordagem Simples

Mantenha as estratégias simples. Quando sua abordagem de investimento é simples, é menos provável que você se torne sobrecarregado ou ande para trás. Além disso, quanto mais simples o seu plano, mais fácil será detectar problemas e fazer pequenos ajustes.

Apenas vá

Às vezes você tem que mergulhar de cabeça em algo que você pode não estar completamente confortável. Uma vez que você comece a dar os passos ao longo de sua nova jornada, o caminho se tornará mais fácil.

Para um novo investidor, isso é como entrar no nevoeiro. De longe, sua visão está turva, mas à medida que você caminha, você poderá ver as coisas com maior clareza.

Não Desanime

Às vezes nem tudo sai como planejado. No entanto, tenha em mente que você aprenderá mais com seus erros do que quando realmente tiver lucro. Volte e comece de novo. Aceite a situação, dê boas-vindas a todas as coisas que você aprende (tanto as boas quanto as más), e use tudo isso para tomar decisões mais inteligentes no futuro.

Conclusão

Todo mundo tem que começar de algum lugar. Alguns têm mais tempo para se dedicar a aprendizagem do que outros, alguns geram melhores resultados, enquanto outros ainda são mais “mentalmente talentosos” em investir.

No entanto, não importa a sua situação, você sempre pode fazer melhor hoje do que ontem. Sempre pode haver uma melhora, e esse é o aspecto pessoal sobre o qual você deve se concentrar.

No final do dia, sempre haverá progresso, você sempre vai aprender um pouco mais, seja com seus erros ou com seus acertos, o medo de investir vai passar e você estará um passo mais perto do sucesso.

Leia também:

Como investir na Bolsa Americana

Conheça os investimentos de renda fixa e largue a poupança

O que fazer com 100 reais? Investimentos, empreendimentos e mais

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários