8 maneiras de tornar o controle de suas despesas um hábito

Banner convidando para o site do Mobills

O acompanhamento de suas despesas é um dos melhores hábitos de orçamento que você pode adquirir. Ele te mantém conectado com seu planejamento e te ajuda a controlar os seus objetivos financeiros.

Ao colocá-lo em prática você saberá exatamente o que comprou, quando comprou, quanto pagou e quanto deixou de gastar. O registro dos seus gastos com o Mobills pode ser feito em questão de minutos, ou até, menos que isso.

Por isso, trouxemos 8 maneiras para tornar seu controle financeiro um hábito. Confira!

Maneiras de tornar o controle de suas despesas um hábito

 

1. Lembretes

No início, pode ser difícil ter que documentar toda e qualquer despesa, mas aos poucos o costume tornará essa prática mais fácil.

Enquanto você não cria esse hábito, pode colocar lembretes no celular, no e-mail ou, até mesmo, deixar que o Mobills te lembre de cadastrar seus gastos em nosso app! 

2. Tire alguns minutos do seu dia para registrar os gastos

O ideal é registrar cada transação no momento em que acontece, porém, se não for possível ou se você usa uma conta conjunta ou é responsável pelo controle das contas do casal, tire diariamente um tempo para conversar com seu cônjuge e relembrar as comprar e os recebimentos do dia.

Ao fazer isso, evitará de no final do mês ter uma pilha de recibos e notas que nem sabe a que correspondem. Não estar diariamente registrando suas despesas facilita o gasto excessivo em supérfluos.

Além disso, vários especialistas afirmam que uma das ferramentas mais efetivas para combater brigas no casamento, quando o assunto é dinheiro, é implantando esses momentos de conversa com seu companheiro(a) e estando ambos sempre a par da vida financeira do casal.

Para saber mais sobre o assunto acesse o texto: O que fazer quando seu cônjuge é ruim com dinheiro.  

3. Recompense a si mesmo

Conseguir adotar um hábito novo, ainda mais um tão importante para sua saúde financeira, deve ser tratado como um grande feito.

Você pode estabelecer prêmios para o atingimento dos seus objetivos. Por exemplo: a cada semana que seguir rigorosamente o plano de registrar todas as suas despesas, pode sair para comemorar com um cineminha ou um happy hour com os amigos.

Ademais, o Mobills através da sua parceria com o Mutiplus traz mais uma recompensa para quem registrar seus gastos, pois a cada dia que você acessa o app e registra despesas, ganha pontos Mobills. E após juntar 3.000 desses pontos, você pode trocar por 300 pontos Multiplus.

Assim, além de manter suas contas em ordem e ganhar suas próprias recompensas, o nosso aplicativo ainda te premia por sua disciplina. 

4. Acompanhe seu desempenho financeiro

Outro ponto que te ajudará a se manter firme na meta de criar o hábito de registrar suas despesas é perceber como sua performance financeira vai melhorar ao acompanhar de perto para onde está indo seu dinheiro.

Ao analisar dia a dia os dispêndios, isso te manterá mais focado no seu orçamento, e quando estiver próximo a extrapolar em uma determinada categoria de gastos, você poderá antecipadamente repensar aquele gasto específico, considerando se ele é mesmo necessário, se não poderia ser feito no próximo mês ou se não há uma maneira mais barata de possuir aquele bem ou serviço. 

5. Cobrança e parceria

Um dos métodos mais efetivos quando se quer começar um novo hábito é juntar-se com alguém que tenha o mesmo objetivo que você, para que ambos possam se apoiar e cobrar mutuamente as ações necessárias.

Dessa forma, se você tem problemas em implementar o registro diário de seus gastos, peça para sua mãe, seu pai, sua namorada, seu melhor amigo, ou qualquer outra pessoa próxima embarcar nessa junto com você, será ótimo ter companhia para o atingimento de suas metas, além de tornar mais fácil e prazeroso seu controle financeiro.

6. Gatilhos

Livros como “O Poder do Hábito”, ensinam que cada novo comportamento que se pretende transformar em costume, deve ter um gatilho.

Colocar seu app financeiro em primeiro plano no celular é um exemplo, juntar suas notas do dia em um local visível e deixar que elas te incomodem até que você as registre também.

Além dos lembretes já mencionados,  é importante encontrar algo que funcione no seu caso, encontre um gatilho efetivo e deixe que ele te auxilie!

7. Evite procrastinar

Frases como: “estou muito ocupado para isso”,  “estou tão cansado hoje”,  “depois eu faço”, “hoje não deu, mas amanhã farei”, são um veneno para um novo hábito.

Sendo assim, ao invés de se justificar mentalmente toda vez que algum desses pensamentos virem na sua cabeça, pense: “uma hora terei de fazer, melhor que seja agora”.

A satisfação que você sentirá por não procrastinar suas obrigações reforçará seu novo hábito, fazendo com que ele seja mais facilmente automatizado por sua mente.

12 HÁBITOS DOS MILIONÁRIOS QUE, SE PRATICADOS, PODERÃO MUDAR SUA VIDA

8. Visualização

Outra tática eficaz para cultivar um novo hábito é usar um calendário e nele marcar todo dia um “x” ou outro símbolo para sinalizar a tarefa cumprida, pois ao ver seu calendário sempre com os “x”, sua tendência será não quebrar a corrente.

Esse é um reforço positivo para seu cérebro que ajudará você a não descuidar do controle dos seus gastos. Caso você goste de checklists, elas também podem ser utilizadas. Coloque diariamente no planejamento do seu dia um tópico: registrar despesas.

Com essas dicas ficará mais fácil persistir no objetivo de controlar seus gastos de forma contínua e efetiva, e, consequentemente, obter sucesso nas finanças.

*****

LEIA TAMBÉM:

Conheça 7 hábitos benéficos para as finanças pessoais

22 dicas essenciais para ajudar você a controlar o orçamento

Por que você precisa fazer um controle de gastos pessoais

*****

Curtiu conhecer essas maneiras de tornar o controle de suas despesas um hábito? Alguma outra já funcionou com você? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 8 maneiras de tornar o controle de suas despesas um hábito? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários