Estilo de Vida

19 livros que você deve ler se quiser se tornar rico

Livro sobre a areia da praia simbolizando o tema Livros que você deve ler se quiser se tornar rico
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Ler sobre experiências de outras pessoas pode facilitar (e muito) o seu caminho para a riqueza.

19 livros que você deve ler se quiser se tornar rico

Banner convidando para o site do Mobills

Quer ficar rico? Acredito que todo leitor irá responder “Sim” a esta pergunta. A grande maioria das pessoas quer enriquecer, mas para conseguir tal feito alguns hábitos são fundamentais, e um deles é a leitura.

Através das experiências e dos ensinamentos de outras pessoas, podemos obter conhecimentos e ideias suficientes para mudar o rumo de nossas vidas.

Obviamente que não é uma tarefa fácil, exige alguns sacrifícios, bastante dedicação, trabalho e até uma pitada de sorte, por assim dizer, para que no momento em que a oportunidade chegar você possa estar atento para reconhecê-la e preparado para aproveitá-la.

Portanto, para auxiliar você a atingir este objetivo, preparamos uma lista com ótimos livros que irão te ajudar a se tornar e permanecer rico (a).

Livros que você deve ler se quiser se tornar rico

1 – Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

O autor canadense conta, na obra, como conseguiu superar dificuldades pessoais e se tornar milionário em dois anos e meio. O método de Eker envolve 17 princípios básicos que devem nortear uma pessoa voltada à acumulação de riqueza.

Um desses princípios diz que o hábito de controlar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que cada um tem. A publicação também fala sobre as diferenças na forma de pensar dos ricos em comparação com as pessoas comuns.

AS 10 PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE OS MILIONÁRIOS E AS OUTRAS PESSOAS

2 – Quem pensa enriquece (Napoleon Hill)

O autor passou 20 anos investigando os métodos e as práticas de 500 dos homens mais ricos do mundo nas primeiras décadas do século XX. Dessa pesquisa, o americano Hill extraiu 15 características comuns a todos os que juntaram fortuna.

Lançado pela primeira vez em 1937, o livro já vendeu 20 milhões de cópias no mundo todo e é considerado um clássico absoluto da categoria.

3 – Pai rico, pai pobre (Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter)

Publicado pela primeira vez em 1997 nos Estados Unidos, o livro tornou-se um best seller imediato e hoje desfruta do status de clássico do segmento.

Os autores usam parábolas baseadas na vida de Kiyosaki para indicar formas eficientes para formação de patrimônio. A obra gerou uma série de outros produtos, como publicações e jogos voltados para crianças e adolescentes.

4 – Quanto custa ficar rico – O guia definitivo para a tão sonhada liberdade financeira (Paulo Portinho)

O engenheiro, administrador de empresas e professor Paulo Portinho mostra que é possível atingir a independência financeira em qualquer momento da vida.

O autor utiliza como base um “índice de riqueza” para ajudar o leitor a avaliar o próprio padrão de vida.

5 – 12 meses para enriquecer – O plano da virada (Marcos Silvestre)

O autor criou e mantém o Programa de Reeducação e Orientação Financeira (PROF) e é fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Sobre Dinheiro.

O livro detalha a metodologia PROF, que, segundo Silvestre, é capaz de transformar positivamente a vida financeira das pessoas em um ano.

6 – A receita do bolo (Mauro Calil)

O autor faz uma analogia da construção do patrimônio com a produção de um bolo.

Bastante didático e de linguagem acessível a leigos, a obra mostra que basta manusear os ingredientes certos para se chegar ao primeiro milhão de reais.

7 – O milionáro mora ao lado – Os surpreendentes segredos dos ricaços americanos (Thomas J. Stanley e William D. Danko)

Os autores pesquisaram a fundo os hábitos dos milionários americanos no final dos anos 1990.

A conclusão foi surpreendente: as pessoas que mais juntam dinheiro costumam ter hábitos simples, bem distante do estereótipo de ostentação que habita o imaginário popular.

Lançado originalmente em 1999, foi um grande sucesso à época e permanece atual.

8 – Como chegar ao seu primeiro milhão – A história de sucesso de um casal que já atingiu o seu (Marco Falcone e Regina Tesima)

O casal de engenheiros conta a própria história de acumulação de riqueza.

Ambos de origem humilde, eles comprovam que é possível levar uma vida plena controlando os gastos e pensando no longo prazo.

9 – Os axiomas de Zurique (Max Gunther)

O autor britânico radicado nos Estados Unidos baseou-se nos princípios de negócios estabelecidos pelos banqueiros suíços para criar seu próprio sistema de finanças pessoais.

Os 12 axiomas (ou máximas) listados na obra oferecem um roteiro completo para a transformação da vida financeira. O livrou foi lançado originalmente em 1985 e tornou-se um clássico.

DESCUBRA 12 HÁBITOS DOS MILIONÁRIOS QUE, SE PRATICADOS, IRÃO MUDAR SUA VIDA

10 – O homem mais rico da Babilônia (George S. Clason)

Essa obra conta com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo todo.

O homem mais rico da Babilônia tornou-se  um clássico na área de finanças por trazer lições sobre como economizar e como investir dinheiro.

A sabedoria transmitida pelo livro é baseada nas práticas de sucesso dos antigos babilônicos, que apesar de serem antigas ainda são bastante úteis nos dias atuais.

Os ensinamentos do livro tem sua raiz na questão geográfica dessa civilização, que possuía os homens mais ricos daquela época, mas que era pobre em recursos naturais, fazendo com que seus habitantes tivessem que desenvolver técnicas para superar esse fator limitante.

Assim, o livro traz conselhos para quem quer aprender a: não desperdiçar recursos durante tempos de opulência; buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro; assegurar uma renda para o futuro; manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.

11 – Economia na palma da mão (Carlos Eduardo S. Gonçalves)

Se você não entende bem os conceitos econômicos, esse livro foi escrito para te ajudar, seu subtítulo já diz tudo: “Do economês para o português”.

A obra explica de forma divertida e bem-humorada conceitos primordiais para quem quer começar a investir, mas não entende muito sobre os termos usados no linguajar econômico.

Entre os termos “traduzidos” estão: câmbio fixo, PIB, equilíbrio de mercado, prêmio de risco, fundos de investimento, inflação e bolha financeira.

12 – Escassez (Sendhil Mullainathan e Eldar Shafir)

Eleito pela revista New Scientist o melhor livro de ciências de 2014 e escrito por dois renomados cientistas norte-americanos (um psicólogo e um economista), essa obra compara diversas situações de escassez, mostrando, por exemplo, que o cérebro reage de forma semelhante à falta de dinheiro, assim como à falta de comida, tornando as pessoas em situações escassas menos concentradas e menos propensas a tomar boas decisões.

Quando a situação de escassez é prolongada, o sistema cognitivo busca alívio imediato ao invés de focar em resolver o problema no longo prazo. O livro traz dicas justamente para quebrar esse efeito contínuo.

13 – Pescando tolos – A economia da manipulação e fraude (George A. Akerlof e Robert J. Shiller)

Escrito pelos premiados e renomados economistas George Akerlof e Robert Shiller, esse livro aborda as armadilhas do mercado financeiro e mostra como elas são usadas para explorar as fraquezas psicológicas e a ignorância dos consumidores.

Entre os temas tratados estão: a forma como o cartão de crédito é utilizado, muitas vezes, sem limites; e as táticas sedutoras das campanhas de publicidade, que nos levam a pagar caro pela aquisição de alguns bens.

O livro também inclui histórias de personagens que souberam lidar com essas manipulações ao buscar mais conhecimento, demonstrando táticas de como fugir dessas armadilhas do consumo.

Essa obra é essencial para o controle dos gastos e das compras, pois, uma vez que você começa a reconhecer as armadilhas passa a cair menos nelas.

14 – Dinheiro os segredos de quem tem (Gustavo Cerbasi)

Nessa obra, o renomado consultor financeiro Gustavo Cerbasi desmistifica a forma como as pessoas enriquecem. Diferente do que muitos pensam, a riqueza vem de hábitos cotidianos e da disciplina, refletidos em trabalho duro, economias e um padrão de vida adequado.

Ao longo do livro, o autor mostra como equilibrar as contas e conquistar a liberdade financeira. Faz isso simplificando temas como aposentadoria, investimentos e empreendedorismo. Desse modo, comprova que com conhecimento e organização, qualquer pessoa pode conquistar um futuro sólido e tranquilo.

Cerbasi traz, ainda, dicas para reduzir despesas e gerenciar os ganhos, além de reforçar a importância de uma postura voltada para a prosperidade.

Ele reforça que a construção de uma vida financeira equilibrada depende muito mais das decisões que as pessoas tomam em seu cotidiano do que dos bens que possam vir a acumular.

15 –  Cartas a um jovem investidor (Gustavo Cerbasi)

É um livro autobiográfico de um dos consultores financeiros mais reconhecidos no Brasil, quando o assunto é finanças pessoais.

No decorrer do livro, Cerbasi conta sua trajetória até o sucesso financeiro e oferece dicas às pessoas que desejam trilhar caminhos menos sinuosos para obter um futuro financeiro saudável.

16 – O milionário automático (David Bach)

O livro conta a história de um casal de classe média que consegue comprar duas casas, pagar a universidade para dois filhos e aposentar-se aos 55 anos com uma poupança de mais de 1 milhão de dólares.

O autor esmiúça como essas conquistas foram possíveis de forma automática, ele ensina como fazer um plano de riqueza e automatizá-lo, para que você possa se sustentar no presente e garantir seu futuro.

Tudo que você tem de fazer é seguir o que o autor propõe – o resto é automático!

17 – Trabalhe 4 horas por semana (Timothy Ferriss)

A obra é um verdadeiro manual para empreendedores com foco em alta produtividade. Ferris busca deixar clara a relação entre tempo e dinheiro, trazendo reflexões importantes.

A proposta é esquecer o velho conceito de trabalho e não esperar a chegada da aposentadoria para aproveitar a vida. Se o seu sonho é escapar da rotina, experimentar grandes viagens pelo mundo, ter uma renda mensal de cinco dígitos ou apenas viver mais e trabalhar menos, “Trabalhe 4 horas por semana” é o livro de que você precisa.

O livro conta como o autor passou de  40 mil dólares por ano e 80 horas de trabalho por semana para 40 mil dólares por mês e 4 horas por semana, mostrando reflexões e dicas ao longo da história.

Em 2016 foi lançada a segunda edição do livro que conta com mais de 50 dicas práticas e estudos de caso de leitores (inclusive família) que dobraram sua renda, superaram obstáculos em comum e reinventaram a si mesmos usando as dicas do livro original como ponto de partida.

18 – Quero ficar rico (Rafael Seabra)

Essa obra tem uma fundamentação teórica muito sólida, uma vez que o autor conta com mais de 10 anos de estudo sobre o assunto, mais de mil artigos publicados no blog Quero Ficar Rico e uma grande experiência adquirida ao longo de sua vida financeira, além dos relatos de seus alunos e leitores.

O foco principal do livro é ensinar o leitor a trilhar o caminho da liberdade financeira, mostrando os principais problemas financeiros e como resolvê-los, também ensina como mudar hábitos e a mentalidade sobre o dinheiro para obter êxito na jornada financeira.

Rafael, discorre sobre o modelo de organização de suas finanças, mostrando um passo a passo sobre como é seu planejamento financeiro. É uma leitura rápida e leve, com 144 páginas, vale a pena investir seu tempo e mergulhar nesse livro.

19 – Aprenda a investir (Leandro Martins)

“Aprenda a Investir” é um livro que traz uma abordagem diferenciada sobre investimentos.

Para o autor, qualquer um que receba uma remuneração é capaz de investir, e isso não é uma tarefa complicada, mesmo quando se trata da temida aplicação em renda variável.

A obra é fluída e acessível, ensinando premissas de como economizar e onde investir. Os principais temas abordados são: renda fixa, fundos de investimento, aplicação em ações e especulação financeira.

No final, o livro traz um manual de como montar sua carteira de investimentos de acordo com o seu perfil.

Este é um livro para qualquer tipo de público, já que mesmo investidores experientes podem tirar lições valiosas de suas dicas e, por ser bem didático, é facilmente compreendido por iniciantes.

Ouviu falar de outros livros que você deve ler se quiser se tornar rico? Já leu algum desses? Compartilhe conosco! 

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 19 livros que você deve ler se quiser se tornar rico? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing e especialista em finanças pessoais do Mobills, além de ser o editor-chefe do Portal Mobills. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.

Deixe um comentário