Limite do cartão de crédito: entenda como funciona

Banner convidando para o Mobills

Limite é o valor que você pode gastar no cartão de crédito, desde que você esteja pagando em dia as faturas mensais. É quanto o Banco entende, ao analisar seu consumo, que pode ser emprestado para você.

Você usa seu cartão de crédito e, às vezes, percebe que mesmo pagando as faturas em dia, não consegue realizar compras? Talvez você não esteja sabendo usar seu limite do cartão de crédito.

Leia, neste artigo, algumas dicas de como utilizar este limite a seu favor e não ficar pendurado em dívidas!

Entenda como funciona o limite do cartão de crédito

Qual é o primeiro passo para não estourar o limite do cartão?

O limite depende do quanto você movimenta em sua conta mensalmente. No entanto, quando o consumidor faz uma compra parcelada, este valor do limite fica retido até que o pagamento seja feito por completo.

Em alguns bancos, o cliente até recebe um aumento de limite, mas com custo elevado. Portanto, ter controle sobre as compras realizadas é o primeiro passo para não estourar o limite do cartão de crédito.

Como aumentar o limite?

O banco avalia constantemente sua capacidade de pagamento, de acordo com os depósitos realizados em sua conta, como um salário ou pensão. Comparando com o valor que sai de sua conta, ele estabelece um valor que acredita ser capaz de ser coberto por sua renda mensal.

Caso você queira aumentar seu limite, provavelmente será necessário levar documentos ao gerente de sua conta, como comprovantes de renda ou extrato da conta para comprovar sua capacidade de pagamento.

Contudo, cuidado na hora de pedir um aumento de limite, planeje para gastar menos da metade de seu salário no uso do cartão de crédito!

O que é o limite de saque?

Alguns cartões também permitem a realização de saques em dinheiro, no Brasil ou no Exterior e seu limite está incluído no limite total.

Mesmo sendo algo prático, é preciso ter atenção, pois este serviço nada mais é do que um empréstimo, uma vez que são cobrados juros sobre o valor do dinheiro sacado.

Use com cuidado este recurso, para não bloquear seu limite, nem acumular dívidas. No exterior, sobre este saque podem incidir, ainda, taxas locais ou internacionais. Sendo assim, consulte seu banco ou operadora do cartão antes de viajar para saber como utilizar o serviço.

Quais são as ferramentas de controle do limite?

Para ajudar a ter controle sobre seu limite, recomendamos o uso de aplicativos gerenciadores das finanças pessoais.

Nesse tipo de aplicativo, basta preencher os dados referente ao seu cartão de crédito e o software fica totalmente responsável por te auxiliar nessa atividade, avisando quanto você já gastou e quanto terá disponível naquele momento, por exemplo.

Além disso, eles possuem diversas funcionalidades como gráficos interativos, metas, orçamentos e alertas de vencimentos que irão facilitar o gerenciamento das suas finanças, pois é possível ter o controle de sua vida financeira na palma das mãos.

Um desses aplicativos é o Mobills, um gerenciador financeiro pessoal que está disponível tanto na web como em sistemas Android, iOS ou Windows Phone, sendo uma excelente opção para controle das finanças pessoais.

E você, como controla seu limite do cartão de crédito? Tem alguma outra dica interessante para ajudar no controle? Compartilhe sua experiência conosco!

Gostou do artigo Limite do cartão de crédito: entenda como funciona? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.


APRENDA MAIS:

8 sinais que você tem problemas com o cartão de crédito


View this post on Instagram

SÓ DEVEMOS GASTAR O DINHEIRO QUE TEMOS! ⠀ Por isso fica a questão: Você é bom com o dinheiro? ⠀ Em caso negativo, SE PREOCUPE! mas não se sinta sozinho. Milhões de pessoas, dentre elas muitos brasileiros, ainda não reconheceram a importância das finanças pessoais em suas vidas e acabam cometendo erros bobos por não pensarem no futuro. ⠀ É o exemplo de pessoas que perderam a qualidade de vida ao se tornarem endividas, daquelas que não possuem nem reserva de emergência nem algum tipo de reserva para a aposentadoria, ou mesmo as que utilizam o cartão de crédito como extensão do salário. ⠀ A forma como você lida com o dinheiro interfere diretamente na maneira como você vive no mundo, seja quanto ao seu nível de instrução, saúde, lazer, e etc. ⠀ Desse modo, RECONHECER a importância da educação financeira na sua vida é o primeiro passo para a sua liberdade financeira e o melhor caminho para uma vida mais tranquila sem preocupações ou limitações nos âmbitos importantes tanto da sua vida quanto das pessoas que você ama. ⠀ A sua saúde financeira é importante. COMO VOCÊ LIDA COM AS SUAS FINANÇAS? ⠀ Quer aprender sobre educação financeira? Siga o nosso perfil @mobillsedu e baixe o nosso app de controle financeiro, @mobillsapp. 😉 ⠀ 📲 Não esqueça de ativar as notificações para ficar por dentro de todo conteúdo. 💙 Se gostou, não esqueça de deixar o like e seu comentário. 📌 Se não tem tempo para ler agora, salve este post para ler depois. ⠀ #mobillsedu #aprendizmb #educaçãofinanceira #dinheiro #prosperidadefinanceira #inteligenciafinanceira #financas #financaspessoais #dicasfinanceiras #controlefinceiro #rico #riqueza #dinheiro #economizar #mepoupe #economirna #primorico

A post shared by Mobills Educação Financeira (@mobillsedu) on

Banner convidando para o Mobills