7 lições de Game of Thrones para suas finanças pessoais
Por favor, avalie esse Post

7 lições de Game of Thrones para suas finanças pessoais

Banner convidando para o site do Mobills

Que o seriado “Game of Thrones” da HBO é um fenômeno mundial com certeza você já sabe, e se faz parte dos milhões de telespectadores que aguardam ansiosamente pelo próximo episódio, com certeza também deve saber que a popular série baseada na coleção de livros de George R. R. Martin se tornou inspiração para análises e comentários em diversas áreas.

Mas você já parou pra pensar que Game of Thrones também pode te ensinar como manter sua vida financeira em dia?

Lições de Game of Thrones para suas finanças pessoais

A trama de Martin faz referência a uma variedade enorme de assuntos econômicos, que vão desde gerenciamento pessoal a finanças estatais.

Os governantes de Westeros têm de lidar com diversos dilemas para garantir o poder sob os tão cobiçados 7 reinos, como tributação, endividamento e inflação.

Além disso, a trama também trabalha sobre uma complexa estrutura social, onde podemos passar horas falando sobre os papéis que comércio e moeda desempenham na organização da sociedade fictícia.

Aposto que você nunca tinha parado pra pensar sobre o assunto, né? Pois nós sim! E, por isso, resolvemos trazer para você algumas das valiosas lições financeiras que você pode aprender com a trama!

Ah, e o melhor de tudo, se você já está acompanhando a série regularmente, não se preocupe! Não vamos te dar spoilers! Ou pelo menos tentaremos.

1. Preste atenção aos sinais

O Inverno está chegando! Você já deve estar cansado de ouvir isso, não é mesmo? Pois então, a icônica frase pode ter um significado especial para suas finanças! Tempos difíceis poderão chegar a qualquer momento, e só resta a você estar preparado.

Por isso que a maioria esmagadora de guias, artigos e vídeos aqui no Mobills se referem a importância de um bom planejamento financeiro e de uma reserva de emergência.

O objetivo de poupar durante fases da nossa vida em que não estamos com qualquer dificuldade é precisamente ter um apoio quando os dias difíceis chegarem. Pode até ser que nunca cheguem, mas você deve estar preparado!

Nos sete reinos místicos de Westeros, os poderosos tendem a ignorar os sinais de perigo ao seu redor, e isso costuma custar muito caro. Os Starks passaram temporadas inteiras repetindo o lema da casa “ Winter is Coming”, porém, o inverno chegou e foi devastador.

Esteja preparado para notar evidências que possam mostrar que sua visão de mundo está errada, e disposto a se adaptar a essa nova perspectiva, afinal, sua vida não se resume a um longo e ensolarado verão.

2. Tome decisões imparciais

Em “Game of Thrones” e no mercado financeiro, as decisões tomadas por impulso têm consequências, e elas nunca são boas. Quer um exemplo?

Em guerra com os Lannister, Robb Stark se apaixona e descumpre a promessa feita a um poderoso aliado, até aí tudo bem, já que no momento ele acreditava que poderia arcar com o “prejuízo”. Contudo, o Rei do Norte acaba sendo punido com um esfaqueamento e nós telespectadores somos presenteados com a icônica sequência do casamento vermelho.

O mesmo acontece quando você envolve seu dinheiro. Só que nesse caso, quando algo dá errado, não há um fim tão trágico como o de Robb, mas podemos traduzir em uma fatalidade para a sua vida financeira.

A chave de tudo é informação! Conheça bem seu estado financeiro atual, procure fazer as devidas simulações, assuma riscos que possa honrar e tenha planos. Pense a longo prazo e sempre tenha uma alternativa. Afinal de contas, “ quando se joga o jogo dos tronos, você vence ou você morre”.

3. Use os recursos ao seu dispor

Logo no início da série, somos apresentados a Daenerys Targaryen, e descobrimos que apesar de herdeira de um reino, ela estava em uma situação que pode ser muito parecida com a sua: não tinha um centavo.

Seu marido acabou de morrer e ela vaga por desertos estrangeiros. No entanto, ela tem três raros dragões e um sobrenome poderoso. E é com esses dois atributos que ela reúne um exército que pode ajudá-la a conquistar Westeros.

Pense fora da caixa, quando se está em uma situação financeira difícil é necessário enxergar possibilidades até então não cogitadas. Se você chegou a esse ponto, mudanças são necessárias, como diria Daenerys “Eu não vou parar a roda, eu vou quebrar a roda”.

VOCÊ TEM O PODER DE MUDAR SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA

4. Dívidas quase sempre são um problema

Um Lannister sempre paga suas dívidas… e você deveria fazer o mesmo!

Alguns experts no mercado financeiro que já fizeram análises do universo de Game of Thrones, apostam que o poder de Westeros não está no Trono de Ferro, nem na fortuna dos Lannister, mas sim no Banco de Ferro de Braavos.

Os banqueiros não são nada sentimentais e, assim como falamos antes, não tomam decisões imparciais, só querem apoiar os vencedores e quem tem muitas dívidas com o Banco de Ferro arrisca sua posição, isso inclui os Lannisters.

Aplique o tão famoso princípio da casa a qualquer dívida que você tenha e torne uma missão de vida pagá-la o quanto antes.

5. Propriedades são importantes

Em Westeros, um dos caminhos para a riqueza pode ser o acesso ao Banco de Ferro, mas o outro, definitivamente, é a propriedade imobiliária. Toda a influência da família Tyrell, por exemplo, vem da posse de terras.

Sem propriedades, em “Game of Thrones”, você não representa muito coisa. E é com isso que aprendemos: um dos maiores erros que você pode cometer NA VIDA é negligenciar algo que lhe pertence.

Quer um exemplo? Os Starks, um a um, abandonaram Winterfell, deixando-a a mercê de ataques inimigos. Mas porque estamos falando de terras? Bom, você pode até não ter uma propriedade, entretanto, o mesmo pode acontecer com o seu dinheiro sem a gestão eficaz.

Já apareceram movimentos no seu extrato bancário que você não conseguiu identificar? Fique atento a esse e outros sinais monitorando o seu dinheiro de perto, nisso o Mobills pode te ajudar.

6. Falta de informação pode ser fatal

“Você não sabe de nada, Jon Snow”. Mais uma frase icônica e mais um significado que talvez você não tenha percebido. A falta de informação é em muitos casos a principal causa dos nossos problemas, principalmente quando se trata de finanças pessoais.

Nunca deixe de ler e se informar sobre estratégias de gestão financeira, assim, você estará equipado com a melhor arma que poderá ter, informação, e evitará algumas dores de cabeça, diferente do nosso querido Snow.

O Mobills pode ser o seu fiel escudeiro, seja através do canal no Youtube (conheça clicando no vídeo acima), do nosso portal ou redes sociais, estamos trazendo diariamente conteúdo para que você se torne um mestre em finanças pessoais.

7. Não confie em qualquer um

A essa altura da série você já deve estar desconfiando até da própria sombra, corcorda? Pois bem, nós sabemos que a pior coisa que você pode fazer é confiar em Petyr Baelish, da vida real. Que o diga Ned Stark.

Porém, o infame Littlefinger pode lhe dar uma boa lição também: encare certas situações duvidosas como o personagem e fuja para longe da decisão de entregar o seu dinheiro.

Isso mesmo, nada de comprometer o seu dinheiro, principalmente quando não o tem. Crédito pessoal online pode ser um desses casos, ocorrem muitos esquemas obscuros que podem separar você do seu dinheiro. Fica a lição.

10 PERGUNTAS SOBRE DINHEIRO QUE TODOS DEVERIAM FAZER A SI MESMOS

Lição bônus

Não tenha vergonha

Quem não se lembra da punição da rainha Cersei pela mão da Septã Unella, da fé dos sete, que andava pelas ruas com um sino repetindo “vergonha, vergonha, vergonha”, enquanto a rainha era arrastada nua e suja pelas ruas como castigo por seus pecados?

Pois bem, se você já cometeu “pecados” financeiros que o deixaram numa situação delicada, deve entender como Cersei se sentiu, mas você não deve sentir vergonha disso.

O melhor que se pode fazer é assumir que errou, identificar onde errou e tomar a iniciativa para solucionar o problema, pedindo ajuda se necessário.

Gostou do post de hoje? Adotamos uma forma diferente e criativa de mostrar como cuidar do seu dinheiro, então deixa seu feedback nos comentários, vamos gostar muito de saber sua opinião!

*****

LEIA TAMBÉM:

Educação financeira: Os 15 melhores filmes sobre finanças

9 mitos sobre finanças pessoais e como evitá-los

Veja 10 dicas essenciais para controlar melhor as finanças familiares

*****

Curtiu conhecer as lições de Game of Thrones para suas finanças pessoais? Conseguiu identificar alguma outra na série? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 7 lições de Game of Thrones para suas finanças pessoais? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários