9 lições financeiras que você provavelmente não aprendeu na infância
Por favor, avalie esse Post

9 lições financeiras que você provavelmente não aprendeu na infância

Banner convidando para conhecer o sistema Mobills Web

Eu acredito que todo mundo pode viver uma vida plena e alcançar certo nível de riqueza. O problema é que nem todos nós aprendemos como fazer isso durante a infância e a adolescência, a gente não aprende sobre dinheiro enquanto está crescendo, eu não aprendi e você provavelmente também não.

Na minha infância, tudo que eu sabia sobre dinheiro é o quanto eu poderia economizar no meu lanche, para guardar e no final de semana ter dinheiro para algumas horas de vídeo game em uma locadora na minha rua.

Na minha adolescência, me preocupei ainda menos, gastei todo o meu primeiro salário como aprendiz em uma ida no centro da cidade. Naquela época eu não sabia sobre blogs de dinheiro, livros ou podcasts.

Eu não sabia que existiam coisas como Orçamento, afinal, eu não tinha que me preocupar com dinheiro, eu era muito nova, mas aí é que está o erro, se a gente não aprende como cuidar do dinheiro na infância, ficamos mal acostumados e é mais difícil lidar com as finanças depois de adulto.

Eu cresci em uma família que valorizava a educação e o aprendizado, mas não falava sobre dinheiro. A escola também não ajudou muito. Eu nunca aprendi nada sobre finanças pessoais enquanto crescia.

Minha primeira divida foi aos 19 anos, fui na besteira de fazer um cartão de loja e gastei todo o limite de uma única vez, quando cheguei em casa, a primeira coisa que minha mãe disse foi: “Eu não vou pagar por isso”, pois é, minha mesada também não cobria as parcelas e tudo foi virando uma bola de neve.

Mas de certa forma eu tive sorte, depois de meses recebendo ligações, a loja me fez uma proposta de quitação de dívida, removendo todos os juros, consegui o dinheiro emprestado com meus pais e paguei, foi um alívio e serviu como aprendizado para que eu não retornasse a fazer dívidas que não posso pagar.

Mas minha vida financeira só começou a melhorar mesmo depois que comecei a trabalhar no Mobills, antes, eu tive outros estágios e outros empregos, mas apesar de não fazer dívidas que não poderia pagar, eu também não me preocupava em fazer dinheiro sobrar no final do mês.

Quando comecei a trabalhar aqui, aprendi a ter uma verdadeira noção do meu dinheiro, consegui compreender para onde ele estava indo e quais eram meus maiores gastos e o mais importante? aprende a importância de guardar dinheiro também.

Quer controlar melhor suas finanças? Use o MOBILLS!

Agora consigo controlar melhor minhas finanças e fazer planos com o dinheiro guardado, mas o aprendizado ainda é diário, a cada dia, a cada tema novo que escrevo e estudo sobre, é um aprendizado novo de finanças que fica comigo e que enriquece não só minha conta, mas também meus conhecimentos.

9 Lições financeiras que você não aprendeu na infância

Abaixo está uma lista de 9 lições financeiras ​​que ajudarão você a fazer a mudança necessária para entrar no caminho certo.

Mentalidade financeira

homem pensando sobre mentalidade financeira e lições financeiras

A forma como você pensa sobre o dinheiro tem um impacto tremendo no seu sucesso financeiro. Sua mentalidade financeira pode ser positiva ou negativa. Pode ser configurada para sucesso financeiro ou pode ser configurada para falha financeira.

17 livros sensacionais para aprender mais sobre educação financeira

Se você não aprender como ter uma mentalidade de dinheiro bem-sucedida, vai ser mais difícil obter sucesso financeiro.

Por exemplo, se você se sentir pra baixo, então você gasta dinheiro para superar a tristeza. Você acha que não é bom o suficiente, você gasta mais. Se você quer superar seus sentimentos negativos, você precisa criar a autoestima para superar os sentimentos negativos e criar melhores hábitos de gastos e não comprar por impulso.

Estabelecimento de Metas Financeiras

lições sobre estabelecer metas financeiras

Estabelecer metas é um dos melhores truques que você pode aprender. Definir metas financeiras irá te ajudar a alcançar o que você mais deseja da vida.

Mas a essência seus objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunos. Você também deve considerar metas de curto e longo prazo e sempre anotar suas metas.

Finalmente, seus objetivos financeiros devem estar alinhados com a visão que você deseja para sua vida.

Patrimônio Líquido

Quando jovem, meu patrimônio líquido não estava sempre em minha mente porque eu estava tão concentrada em outras prioridades. Meu erro!

A verdade é que o rastreamento de seu patrimônio líquido é fundamental para o seu sucesso financeiro, pois mostra um quadro geral. Saiba onde investir para aumentar seu patrimônio

Orçamento

Enquanto o seu patrimônio reflete uma imagem da sua saúde financeira, o seu orçamento é o que ajuda você a se manter diariamente. Se você precisa melhorar suas finanças, aprenda como criar um orçamento.

Um orçamento mensal mostrará o dinheiro que entra e sai, para evitar gastos excessivos e atingir suas metas financeiras. É a melhor maneira de saber em que você gasta seu dinheiro, e isso ajudará você a descobrir onde pode fazer alterações.

Para criar um orçamento mensal, liste todas as suas receitas no topo e subtraia sua despesa, incluindo suas economias, de sua renda. É mais fácil falar do que fazer, por isso use o Mobills para facilitar essa tarefa.

Fundos de emergência

Um fundo de emergência é um estoque de dinheiro reservado para quando você precisar. É para os momentos inesperados – como conserto de carro, conserto de casa, doença, etc.

Quando algo dá errado e você tem dinheiro para pagar por isso, ainda vai doer, mas você não terá medo, você não vai ficar com medo. Em vez disso, você poderá pagar por isso e não se sentirá tão preocupado em como fazer isso.

Você pode começar a economizar um fundo de emergência definindo uma meta financeira e colocando um pouco de dinheiro de reserva todos os meses.

Isso, ou você pode começar um projeto para ganhar dinheiro extra apenas para o seu fundo de emergência.

Pagamento da dívida

Parte da liberdade financeira está em ser livre da dívida. Não importa onde você esteja financeiramente, sair da dívida é uma meta financeira que deve ser uma alta prioridade para você, se quiser ter sucesso financeiro.

Veja como negociar suas dívidas e sair do sufoco

Seguro

Algo que é muitas vezes esquecido no espaço das finanças é o seguro. O planejamento de seguros é um componente do planejamento financeiro que merece tanta atenção quanto qualquer outra coisa.

Então, considere seu seguro – vida, saúde, etc., e certifique-se de ter o seguro apropriado para sua situação pessoal. Por exemplo, se você tem dois filhos e seu marido morre sem seguro de vida, como você vai sobreviver?

Planejamento Patrimonial

Tantos jovens casais com crianças pequenas que não têm nenhum plano imobiliário. Isso é aterrorizante, especialmente se você tem filhos. Planejamento Patrimonial é tão importante quanto o seguro ou como sair da dívida.

Investimentos

Investir é onde você pode ganhar muito dinheiro. Mas acredito que você deve estar livre da dívida e ter um fundo de emergência salvo antes de começar a investir.

É tentador querer investir antes que você esteja em uma posição financeira para isso, mas eu incentivo a pensar em priorizar o pagamento da dívida primeiro e a construção de uma economia sólida antes de investir.

Existem inúmeras teorias de investimento sobre as quais você pode tentar e aprender. Também é útil contratar um planejador financeiro se você está nesse estágio e não quer aprender como fazer isso sozinho. Investir não é impossível de fazer sozinho, mas requer manutenção quando você sabe o que está fazendo.

Conclusão

Eu acredito que aprender sobre dinheiro – quer você goste ou não – é parte de ser um adulto responsável. Essas 9 lições financeiras têm o potencial de mudar sua vida. Comece agora. Você não vai se arrepender!

E não desanime no primeiro tropeço, siga sempre em frente, pois não existe momento certo para aprender, todo conhecimento é válido e deve ser bem vindo ao longo da vida, utilize as ferramentas que você tem a sua disposição para aprender cada vez mais!

*****

LEIA TAMBÉM:

Lições sobre dinheiro que você deve aprender antes do casamento (mas também valem para quem já casou)

*****

Comentários