10 lições financeiras que todo adulto deveria aprender

Banner convidando para o Mobills

Explorar o mundo financeiro pode não ser tão fácil assim, mesmo para um adulto que tenha, pelo menos, um pouco de experiência em finanças.

Com um planejamento financeiro inteligente, uma boa estratégia e compreensão dos princípios básicos, você será capaz de desenvolver as habilidades de gerenciamento de dinheiro necessárias para manter suas finanças sob controle.

Para isso, existem 10 lições financeiras que todo adulto deveria aprender para manter seu orçamento pessoal organizado. Confira agora:

Confira 10 lições financeiras que todo adulto deveria aprender

1. Tenha metas e objetivos

Se você não tem uma meta e um objetivo definidos para alcançar pode ser difícil encontrar a motivação para economizar.

Seja uma casa que você está de olho ou sua aposentadoria, defina cuidadosamente essas metas e objetivos e descubra quanto você precisará economizar para criar um plano para chegar lá.

Lembre-se que é muito importante você ter metas e objetivos a longo, médio e curto prazo. Pois toda grande meta, depende de pequenos objetivos para ser alcançada no final.

E o Mobills pode te ajudar com isto! Uma das funcionalidades do app se chama Objetivos que te permite cadastrar a sua meta, quanto você precisa para alcançá-la e quando você pretende alcançá-la. Assim, o Mobills te diz quanto você precisa economizar por mês para conseguir realizar o seu objetivo.

print da tela do mobills

2. Comece agora!

Quanto mais cedo você começar a se preocupar com as suas finanças, mais tempo seu dinheiro terá para crescer e aproveitar os bons investimentos.

O tempo é realmente uma vantagem poderosa para seus investimentos, portanto, esperar apenas alguns anos para começar a economizar pode reduzir significativamente o tamanho de seu orçamento pessoal.

Não perca tempo! Já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”? Ela nunca fez tanto sentido como agora.

3. Gaste menos do que você ganha

É muito fácil gastar dinheiro neste mundo tão voltado para o consumidor. Porém, precisamos nos controlar e economizar.

Apenas compre aquilo que você realmente precisa e que pode pagar. Do que adianta comprar tudo que quer e ficar devendo?

Compras compulsivas são um dos principais fatores para endividamentos, então é hora de ter consciência!

E lembre-se: você jamais deve gastar todo o seu salário! Economize para conquistar suas metas e objetivos.

4. Organize seu orçamento pessoal

O seu orçamento pessoal desempenha um papel fundamental na sua vida financeira, controlando seus gastos e permanecendo no caminho certo para seus objetivos e metas.

É fácil gastar um pouco mais em alguns dias do que em outros, mas se você tiver um orçamento definido ou definir um limite diário de gastos, poderá ajustar e compensar eventuais descuidos no outro dia.

E adivinha? O Mobills tem uma funcionalidade chamada Orçamentos que vai te ajudar. Por exemplo: neste mês, você quer gastar até 600 reais com alimentação, então você vai criar um nov orçamento e quando você estiver perto de atingir esse valor, o app te avisa.

Assim, fica bem mais fácil de você saber o que está acontecendo com o seu dinheiro.

print do Mobills

5. Invista seu dinheiro

A poupança é o básico do investimento, praticamente todo brasileiro possui uma conta poupança.

Porém, é essencial que você não foque apenas na poupança e passe a investir em outros investimentos, como o tesouro direto e outros de renda fixa.

Se você já é um investidor experiente, pode focar nos investimentos de renda variável, como a bolsa de valores.

O Mobills possui uma funcionalidade chamada Módulo de Investimento que te permite cadastrar todos os seus investimentos e acompanhar de perto o que está acontecendo.

Você também pode fazer um teste para descobrir qual o seu perfil de investidor entre quatro: conservador, moderado, moderado-agressivo e agressivo.

6. Construa uma reserva de emergência

É muito importante você construir uma reserva de emergência para prováveis futuros imprevistos.

Claro que ninguém quer que aconteça o pior, mas é melhor prevenir do que remediar, como diz o velho ditado.

A reserva de emergência pode está atrelada a algum investimento, como a poupança ou outro de renda fixa.

7. Planeje sua aposentadoria

Se você pensa que ainda está muito cedo para pensar em aposentadoria, você está completamente errado, principalmente porque moramos no Brasil.

Primeiro de tudo você deve reservar uma parte de seus rendimentos para aposentadoria. Se você ainda for jovem, então 10% já basta. Porém, se você for mais velho, então aumente a porcentagem.

Agora você deve ter se perguntando “como poupar se não sobra nenhum dinheiro ao final do mês?” A primeira medida necessária é adequar a sua realidade financeira para que seja possível poupar mensalmente. Elimine gastos supérfluos e faça o controle rigoroso de receitas e despesas.

8. Alugue o que tiver que ser alugado. Compre o que tiver que ser comprado

Na hora de morar sozinho ou se mudar porque casou ou qualquer outro motivo, fica a dúvida: comprar ou alugar uma casa/apartamento?

Não tem uma resposta certa para esta pergunta, tudo depende de quanto tempo você pretende ficar na nova casa, quanto pretende desembolsar, etc.

Por exemplo: você vai casar e pretende passar bastante tempo no seu novo lar, então se você tiver condições financeiras, compre logo uma casa ou apartamento.

Mas se você está mudando de cidade por causa de seu novo emprego e vai morar sozinho melhor alugar, pois ainda tudo é muito incerto.

No final de tudo, você terá a decisão final.

9. À vista é muito melhor

O cartão de crédito nos dá a sensação de facilidade e até mesmo liberdade. Liberdade por quê? Pois mesmo se não pudermos pagar por aquilo naquela hora, nosso cartão resolve.

Mas é aí que está o erro. Nenhum cartão de crédito nos liberta de nada. Na verdade, ele nos prende a uma dívida de que um dia, nós querendo ou não, vamos ter que pagar por aquilo.

A melhor opção na hora de comprar qualquer coisa que for é pagar à vista, seja em dinheiro vivo ou débito (dinheiro vivo ainda é melhor, pois você tem total noção do dinheiro que tem). Até porque é mais fácil conseguir desconto assim.

Você não precisa cancelar todos os seus cartões, mas é importante que saiba utilizá-los com consciência.

10. Você não fica rico com o dinheiro que ganha, mas sim com aquele que guarda

Se você acha que o valor total de seus rendimentos é o que vai determinar se você é rico ou não, então mude já seu pensamento. Não adianta nada seu orçamento mensal ser muito alto se você gasta tudo, não deixando sobrar nada.

Por isso, economizar todo mês é fundamental. É este dinheiro que vai te permitir alcançar seus objetivos e metas, por exemplo.

Então, não seja impulsivo, controle seus desejos por coisas que você não precisa e comece a gerenciar o seu dinheiro para que sua vida financeira se torne saudável e tranquila.

Conclusão

Infelizmente, não temos o costume de ter uma educação financeira no Brasil, então quase tudo que aprendemos sobre dinheiro veio de nossos pais. O que pode ser um problema, caso eles não mantenham uma vida financeira saudável.

Então, até mesmo, nós, adultos, temos lições financeira que devem ser aprendidas. Seja montar uma reserva de emergência ou estipular objetivos e metas, o importante é o seu dinheiro estar bem gerenciado por você.

Se você precisa de ajuda para controlar o seu dinheiro e começar a economizar, então se torne agora um usuário do Mobills!

*****

LEIA TAMBÉM:

9 lições financeiras que você provavelmente não aprendeu na infância

*****

Comentários