Lições dos videogames que você pode levar para sua vida e carreira

 

Banner convidando para o Mobills

Jogar jogos de videogame pode parecer o oposto de trabalhar. Afinal, o que mundos imaginários onde você sobe níveis, completa missões e mata dragões têm a ver com a rotina real do nosso trabalho, da nossa rotina?

Na verdade, os videogames são um ótimo treinamento estratégico: ao exigir que a gente pense sobre como podemos subir para o próximo nível, eles oferecem lições importantes, sejam nas nossas escolhas de vida, ou em nossas carreiras.

O sucesso não é apenas dinheiro na sua conta bancária. Em um videogame, toda vez que você pega o controle, você está tentando avançar para o próximo nível ou você está lutando contra um chefe um pouco mais desafiador.

O mesmo acontece quando se trata de sua carreira. Você está trabalhando em algo que você está se divertindo? Você pode encontrar uma maneira de criar um sistema que mostra que você está avançando? Você cria seus próprios desafios?

Lições dos videogames que servem para a vida

Por que o ato de subir de nível é tão importante?

Se você não tem um objetivo específico no qual você está trabalhando, é muito fácil se tornar preguiçoso e empacar no mesmo lugar.

Em qualquer videogame, sempre há uma coisa muito específica com a qual você está trabalhando. Pode ser derrotar um vilão, ou chegar ao fim de uma dungeon, ou salvar o mundo de um ataque zumbi.

Você sabe exatamente o que precisa fazer para vencer.

Você sempre sabe com o que você está trabalhando, você executa a série de pequenos passos entre onde você está agora e esse objetivo final.

Quando você tem uma carreira, você tem que criar esses níveis para si mesmo. Você tem que ter um objetivo específico e colocar os níveis no lugar como marcadores de fases, para mostrar que você está se indo na direção certa.

É fácil ficar imerso em videogames, como conciliar?

Em um videogame, se é algo que você gosta e está conseguindo progresso, é fácil perder a noção do tempo, o que pode consumir três horas em um piscar de olhos. No trabalho, três horas podem parecer dois dias e meio.

Há um conceito chamado “fluxo”, que é a ideia de que você pode entrar no projeto. Assim como em um videogame, quando você está no trabalho, você pode mostrar que você faz um progresso específico decisivo em um projeto, torna-se muito mais fácil ficar imerso nele.

Como manter o foco, fazer o que é necessário e ter sucesso

Quão importante é a sensação de vencer um adversário?

Cada um de nós tem uma batalha interna que, independentemente do sucesso que tenhamos, temos que enfrentar.

Também é divertido ter um dragão para matar. Para algumas pessoas, isso pode significar matar uma grande dívida.

Ir todos os dias ao trabalho não é mais apenas sobre ir para seu trabalho. É sobre a construção de artilharia (também conhecido como dinheiro) que você pode usar para derrotar os vilões da sua vida.

3 estratégias fundamentais para começar a quitar as dívidas

Paciência e Perseverança

“Grinding”. É um termo que descreve qualquer atividade repetitiva que não é divertida, mas realizada de qualquer maneira para obter alguma recompensa, é possível usar essa palavra para a vida real, referindo-se a ‘rotina diária’ de  um dia de trabalho.

Arcade antigos te obrigavam a sofrer com uma jogabilidade repetitiva, por exemplo, Space Invaders, Tetris, Rampage, para ver até onde você pode ir, jogos de RPG fazem isso com a mecânica de level-up, muitas vezes encorajando lutas repetitivas para ficar mais forte, por exemplo, Final Fantasy e Ragnarok Online.

O Grinding é realmente uma habilidade vida? Pode apostar que sim. A capacidade de suportar a repetição de rotina virá a calhar não importa qual seja seu objetivo final.

Grindar dinheiro para reformar a casa, comprar novos equipamentos para seu trabalho, ou até para aquela tão sonhada viagem.

Ou em outras palavras, a capacidade de sofrer por algo que é desagradável agora, a fim de garantir para si mesmo algo ainda melhor no futuro. Alguns chamam isso de “gratificação adiada.” Outros chamam-lhe “paciência e perseverança.” De qualquer maneira, a vida exige isso.

Pensamento Futuro e Planejamento Estratégico

Quebra-cabeças e jogos de estratégia nunca saem de moda. Lembre-se do Plants vs. Zombies, Angry Birds, e Sudoku? E sobre jogos mais desenvolvidos como Starcraft II, Civilization V e Dota 2?

Ambos, sejam para jogadores casuais ou hardcores, são amados e apreciados, esse tipo de jogabilidade que estimula o planejamento e a estratégia realmente é valorizada.

Alguém pode argumentar contra a praticidade do planejamento de um orçamento? De estabelecer um plano realista de longo prazo? De estar em uma carreira satisfatória?

Essas indagações podem ser muito úteis, apesar da gente não parar para pensar tanto assim na importância de estabelecer um planejamento.

Se você não entende quais são as possíveis consequências, qual é o caminho certo para abordar assunto ou situações difíceis, não se deixe paralisar ou sobrecarregar, desenvolva a habilidade de planejamento.

Liderança e Socialização

Talvez o estereótipo mais popular é o jogador que é antissocial, jogadores são frequentemente retratados como pessoas que não têm emprego, responsabilidades e dignidade.

No entanto, se olharmos para além da estereótipo, veríamos que o jogo é apenas mais uma saída, para a interação social.

Começando com os primeiros consoles, antes da conexão banda larga surgir, permitido jogar online, jogos com os amigos envolviam um encontro físico na frente de uma única TV.

Mesmo no clima de multiplayer online, os jogadores podem se comunicar através de chat de voz e vídeo. Pode-se argumentar que o jogo permite aos indivíduos uma possibilidade para ser mais social, melhorando as habilidades sociais.

No caso de alianças e clãs, a socialização pode evoluir para a liderança. Pode parecer bobagem, mas não há muita diferença entre gestão de uma guilda e, digamos, gerenciar uma equipe de projeto.

Sincronizar horários, mobilizar as pessoas para um objetivo, inspirando, motivação, e resolução de conflitos interpessoais são todas as habilidades que podem ser aprendidas a partir de jogos e aplicada à vida real.

17 hábitos imprescindíveis para uma carreira de sucesso

A solução óbvia nem sempre é a melhor solução

Ao resolver um problema, muitas vezes há uma solução óbvia, segura e convencional. Mas isso não significa que a resposta segura é sempre a melhor resposta.

Algumas vezes você tem que dar uma chance para resposta não convencional, na solução que requer uma certa quantidade de risco. Seja um jogo de computador ou o jogo da vida, a solução mais arriscada é muitas vezes a mais recompensadora.

Medo na hora de investir? Saiba como contornar esse problema!

É importante escolher suas batalhas

Assim como no mundo dos jogos, no ambiente de trabalho, parte do seu valor é medida em sua reputação com seus colegas. Você gasta tempo e esforço todos os dias construindo um relacionamento com as pessoas com quem trabalha.

Essa boa imagem deve ser gasta apenas em batalhas importantes dentro da organização. Percebendo que algumas batalhas não podem ser vencidas e que outras batalhas não valem a pena lutar em primeiro lugar podem ajudá-lo a preservar sua boa imagem para batalhas posteriores e mais significativas.

Engula seu orgulho e escolha suas batalhas com sabedoria.

15 hábitos que você deve evitar no ambiente de trabalho

É melhor permanecer fiel ao seu personagem

Uma das primeiras escolhas que você deve fazer em um RPG é como seu personagem se apresentará ao mundo. Você será um herói com intenções nobres ou será um anti-herói que resolve problemas com indiferença?

Trabalhar em uma empresa também exige que você decida como vai interagir com seus colegas. No longo prazo, as escolhas que você faz para a empresa devem refletir sua verdadeira personalidade.

Se você é do tipo prestativo, você deve ser fiel ao seu personagem e ser prestativo. No entanto, se a sua personalidade for um pouco difícil, talvez seja necessário adotar um papel mais apropriado dentro da organização, uma função que corresponda às suas predileções naturais.

Um plano estratégico ajudará a guiar suas decisões

Quando você joga, quase sempre existe um enredo, missão ou objetivo. Todas as histórias, missões e objetivos que você encontra ao longo do caminho estão lá para te guiar ao objetivo final. Há sempre um plano estratégico.

As empresas também têm planos estratégicos. Todas as decisões que você toma em uma empresa, independentemente do seu nível dentro da organização, devem ser tomadas com esse plano estratégico em mente.

Não importa se você está encarregado de comprar itens básicos ou comprar equipamentos de bilhões de dólares – você deve sempre tomar decisões com base no plano estratégico.

Planos nunca sobrevivem intactos

Esta lição tende a causar enormes frustração para muitos jogadores e funcionários. Simplificando: nenhum plano, não importa o quão bem pensado, irá sobreviver à sua implementação intacta.

Esta é provavelmente a lição mais difícil de aceitar.

Conforme seu plano é implementado, fatos e circunstâncias vão mudar. Resultados que pareciam óbvios no início não se materializaram e eventos que pareciam impossíveis durante o planejamento ocorreriam como sempre foram feitos.

É assim que a vida (e os jogos) funcionam e você deve aprender a se preparar para isso e abraçar mudanças e desafios.

SWOT: uma poderosa técnica para você utilizar na sua vida

Se divertir é essencial

A vida vai dar uma bela virada de cabeça pra baixo de vez em quando. Haverá obstáculos a superar, haverá dificuldades e haverá momentos de frustração, mas você deve manter sua perspectiva. Você não pode se levar muito a sério.

Todos esses obstáculos são o que tornam o jogo interessante. Não importa se o jogo está no seu computador ou não. A vida, real ou imaginada, é imprevisível. Superar as reviravoltas da vida é o que a torna envolvente. Essa é a parte divertida.

Como se divertir e economizar

Se no início você não tiver sucesso, tente novamente

The Legend of Zelda: Ocarina of Time, consistentemente testou sua força de vontade e coragem. Não tenho vergonha de admitir que posso ou não ter chorado uma ou dez vezes ao tentar completar o Templo da Água.

Mas sabe o que? Perseverança. Talvez você não quisesse mais tentar? Talvez você estivesse triste e cansado daquele jogo? Ninguém se importa como você fez isso, como você passou de fase ou superou um obstáculo, seja no jogo ou na sua vida, desde que você tenha conseguido isso.

Obstáculos a serem superados rumo ao sucesso

Para resolver um problema, olhe por outro ângulo

Pense fora da caixa, muitas vezes chega um ponto em um jogo em que você se encontra parado no mesmo lugar, sem progresso. Quanto mais você caminha sem rumo, mais irritante o jogo se torna, jogando qualquer coisa de Super Mario, GTA, a Dark Souls.

Com o passar dos anos, a gente aprender a controlar essa irritabilidade e respirar diante de um problema aparentemente sem solução.

É importante parar para pensar em diferentes soluções para o problema depois de deixar seu cérebro relaxar por alguns minutos. Isso funciona para lidar com chefões no modo difícil quanto para lidar com problemas cotidianos.

Horas de frustração podem se transformar em um momento de alegria

Às vezes, você pode ficar preso por horas antes de concluir um objetivo ou ir para outra fase. É difícil encontrar palavras que descrevam esse sentimento de alegria, aquele momento de euforia quando você finalmente realiza algo que parecia impossível apenas algumas horas atrás.

Os videogames me ensinaram que, às vezes, você precisa lidar com um monte de trabalho frustrante que pode parecer impossível e pouco recompensador se quiser chegar ao ponto de se sentir realmente orgulhoso do que conquistou.

O fracasso é uma oportunidade para aprender

Para ficar bom em um jogo, você precisa conhecer bem o universo e as regras e desenvolver as habilidades necessárias, por exemplo, destreza, alocação de recursos, etc. Para fazer isso, você precisa falhar um monte de vezes.

Às vezes você falha miseravelmente, morre ou até mesmo estraga tudo e recomeça do nível um com um novo personagem. Uma vez que você tenha essa mentalidade de “fracasso é meramente uma ferramenta de ensino”, você começará a aplicá-lo a outros aspectos da vida sem nem perceber.

Você pode desenvolver muita paciência e foco se passar pela vida como se estivesse jogando uma espécie de RPG imersivo.

7 erros que você (provavelmente) cometeu com suas finanças e que não deve repetir

Você encontrará coisas raras nos lugares mais estranhos

Se os jogos me ensinaram alguma coisa, é que você nunca deixa pedra sobre pedra, qualquer vaso não quebrado, ou qualquer caixa fechada, mesmo que você tenha que voltar depois de finalmente adicionar 15 pontos às suas habilidades.

Alguns jogos irão te recompensar por uma exploração extra. Pensar por si mesmo e sair da sua zona de conforto pode levá-lo a tesouros incalculáveis.

Assim como você frequentemente encontrará um item raro e incrivelmente poderoso em um armário aleatório em uma passagem escondida em um jogo, você pode encontrar uma oportunidade de carreira em um happy hour aleatório que seus amigos te convidaram.

Você nunca saberá o que poderá encontrar se não for lá e explorar.

Às vezes não é sobre ganhar, mas dar boas risadas

Ter sua mente constantemente sobrecarregada com a noção de vencer e se estressar com uma perda ou um pequeno fracasso não será realmente saudável para você a longo prazo.

Às vezes, não se trata de ser o maior, não existe um conjunto claro de objetivos que você deva concluir para vencer, trata-se de se sentir bem, se divertir e se sentir realizado e satisfeito no final do dia.

Os jogos, assim como a vida, têm um componente competitivo, mas ser rigoroso e estritamente focado em uma coisa, excluindo tudo o mais, não é o caminho a seguir se você quiser ser verdadeiramente feliz na sua carreira e na sua vida.

Controle suas finanças fora do jogo!

O Mobills é um sistema de controle financeiro pessoal online que te ajuda a organizar seu orçamento.

Você pode registrar despesas e receitas e, assim, saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo.

Desse jeito, você nunca vai gastar mais do que deveria e nem olhar para a fatura do seu cartão de crédito e se perguntar como você gastou tudo aquilo.

O aplicativo foi criado em 2013 pelos irmãos Carlos Terceiro e David Mosiah, dois estudantes de tecnologia apaixonados por soluções simples para problemas do dia a dia.

Inicialmente desenvolvido apenas para smartphones Android, o aplicativo cresceu para a Web e agora também pode ser usado nos dispositivos iOS.

Ainda não é um usuário? Se cadastre agora grátis!

Leia também:

Gosta de comer fora? Veja como economizar nas saídas!

Como aumentar seu score de crédito: 12 Hacks para crescer sua pontuação

Como aproveitar descontos em Games e produtos Geeks


Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários