Liberdade financeira: o que significa e como trilhar essa jornada
Por favor, avalie esse Post

Liberdade financeira: o que significa e como trilhar essa jornada

Banner convidando para o site do Mobills

Desde sempre, especialmente durante a juventude, a maioria de nós foi instruída a concluir os estudos e então procurar um emprego. Quando conseguimos um trabalho fixo, a recomendação muda e nos orienta a economizar uma pequena parcela de cada salário recebido durante os próximos 40 anos até alcançarmos a sonhada aposentadoria.

Partimos do pressuposto que todos devemos seguir o mesmo caminho linear da escola primária até o fim da vida, gastando a maior parte das horas de cada dia no trabalho, tentando sempre subir de cargo, ganhar um aumento, sair do aluguel e comprar uma casa, ou mesmo comprar uma casa maior e preenchê-la com coisas que não são nem necessárias. Só depois que nos aposentamos, é que sobra espaço para explorar, relaxar ou dedicar tempo à família.

É triste pensar que a grande maioria de nós troca grande parte do tempo disponível por um cheque de pagamento e, em seguida, gastamos a maioria desse dinheiro com bens materiais muitas vezes supérfluos. Isso se torna uma bola de neve.

Muitas pessoas desejam um salário maior, mas conquistar isso exige mais horas e mais responsabilidades no trabalho, o que significa ainda menos tempo para aproveitar a renda adicional. É um ciclo vicioso que muitas vezes continua até você se ver cansado demais para continuar.

O que é liberdade financeira?

Ser livre financeiramente, significa que você pode manter seu estilo de vida desejado sem se preocupar em receber um salário regular para isso.

Em outras palavras, a liberdade financeira é a definição de aposentadoria do século XXI. É muito mais do que ter dinheiro, é a liberdade de ser quem você é e fazer o que realmente quer na vida.

Muitos de nós deixamos essa meta de lado colocando à frente muitas outras prioridades. Então, decidimos dissecar melhor o conceito de liberdade financeira nos próximos tópicos.

7 DICAS PARA TER UMA APOSENTADORIA FINANCEIRAMENTE TRANQUILA

O que a liberdade financeira significa para você?

Primeiramente, vale ressaltar que o significado de liberdade financeira pode variar de pessoa para pessoa. Sendo assim, a resposta para isso tem que vir de dentro.

Sonhe muito, faça perguntas para si mesmo e obtenha informações sobre o seu objetivo. Como você imagina a independência financeira? Talvez algumas respostas como essas apareçam:

  • Seguir a carreira que você ama sem se preocupar com dinheiro
  • Fazer compras sem se preocupar com o preço ou se a loja está em promoção
  • Poder pagar à vista por um bem que você sempre sonhou em ter
  • Ter a possibilidade de ser generoso com as pessoas que você ama ou desconhecidos
  • Tranquilidade para se aposentar enquanto ainda tem energia para aproveitar
  • Fazer uma viagem anual, sem ter que se preocupar com os gastos

Quando você é financeiramente independente, você é o dono das opções. Você não precisa se perguntar se sua conta bancária pode lidar com os gastos de uma reforma em casa ou fazer uma doação para uma mãe que acabou de perder seu emprego. Um pouco de altruísmo faz bem, parece bom para você?

Então, saiba por onde começar essa jornada!

Antes da liberdade financeira

Todo mundo tem que começar a vida de algum lugar e, para a maioria de nós, esse começo vem de baixo, através de um trabalho e da confiança em um salário para arcar com nossos custos todos os meses.

Nesta fase, precisamos perceber a importância de focar em um emprego e fluxo de renda garantidos para pagar as contas.

Sem um emprego que te pague todos os meses, qualquer poupança ou pé-de-meia que você tenha guardado poderá se esgotar rapidamente. Por isso, antes da liberdade financeira, precisamos nos concentrar em nossas despesas mensais.

Liberdade financeira temporária

Para chegar ao estágio temporário da liberdade financeira, ou alcançar a metade do caminho, você deve gastar menos do que você ganha e iniciar um plano de poupança.

O que acontecerá se você não tomar essa decisão? Você será forçado a continuar trabalhando sem prazo definido para sua liberdade porque seu estilo de vida depende da renda gerada pelo seu emprego.

À medida que você começa a economizar parte da sua renda, você pode colocar o dinheiro das suas economias em diversos tipos de investimento para produzir um fluxo de renda regular ou você pode ver formar de obter uma renda extra com algo que você gosta, criando assim outro fluxo de renda.

Sua liberdade caminha ao lado das suas economias. Eventualmente, você terá dinheiro suficiente para ficar confortável e se arriscar mais, trocar de empregos, iniciar um negócio próprio, retomar os estudos, viajar ou qualquer outra atividade que é praticamente impossível de se realizar quando você trabalha em tempo integral.

Estas podem parecer grandes mudanças de vida, mas veja bem, elas não são permanentes. Sua liberdade é temporária até que sua renda exceda todas as suas despesas.

Liberdade financeira permanente

Essa é a fase dos sonhos. Aqui, sua receita total vem de outros meios que não do seu emprego, excede suas despesas totais e você não tem mais a necessidade de um salário fixo de seu empregador.

Você provavelmente alcançou sucesso em algum empreendimento e/ou possui grandes investimentos que te geram a quantidade ideal de rendimentos.

Empreendimento? Mas liberdade financeira não significa não ter mais de trabalhar? Uma empresa ainda é trabalho, nela você está trocando seu tempo pelo dinheiro.

Contudo, nesta situação, tentamos partir do pressuposto que o negócio que você iniciou representa sua verdadeira paixão e se é algo que você gosta de fazer isso te traz satisfação e dá um significado a sua vida.

A liberdade financeira significa exatamente que você deve se retirar do mercado para ter uma vida de lazer (a menos que você não queira isso). Ela se trata de ter autonomia e independência em sua rotina, permitindo que você viva e gaste seu tempo de uma forma melhor e mais proveitosa.

Se esse processo inclui começar um novo negócio, ótimo! Fazer um trabalho significativo e receber o pagamento por isso é uma definição de vitória.

9 DICAS PARA QUEM DESEJA INICIAR UM NEGÓCIO PRÓPRIO

Você deseja ser livre financeiramente?

Faça a si mesmo estas perguntas (e compartilhe ao seu cônjuge, se você tiver):

 

  • Você está feliz com seu estilo e qualidade de vida atual?
  • Existe equilíbrio entre seu trabalho e sua vida?
  • Você gosta do seu trabalho e encontra o propósito na rotina diária?

Estas são questões importantíssimas e talvez difíceis de responder, mas conseguindo encontrar as respostas, você descobrirá informações sobre seus desejos financeiros.

Seu trabalho é significativo

Algumas pessoas encontram sim o propósito em sua carreira e não desejam deixar de trabalhar como estão hoje. E tá tudo bem, é perfeitamente possível continuar trabalhando e trilhar o caminho da liberdade financeira.

Estando nessa posição, o ideal é poupar o suficiente para alcançar a “liberdade temporária”, pois ela pode proporcionar certa tranquilidade.

Afinal, não podemos prever o futuro e sempre existe a possibilidade de que seu trabalho seja dispensado, ou que haja mudanças em suas circunstâncias de vida que façam você repensar a vontade de querer permanecer no emprego que escolheu.

Portanto, para eliminar preocupações, mesmo que não as tenha no momento, pense em atingir ao menos o estágio temporário de liberdade financeira.

Seu trabalho é chato, mas necessário

Existe também um grupo de pessoas que são indiferentes quanto ao trabalho que fazem. Se você está nesse grupo, é provável que você não ame seu trabalho, ele pode não ser sua paixão, mas é aceitável e paga as contas. Há bons dias e dias ruins, mas no geral é neutro.

Nessa situação, você deve trabalhar mais para aumentar a suas economias e alcançar a liberdade financeira, caso comece a se sentir realmente infeliz.

O trabalho é chato, terrível e você já não aguenta mais

Se você faz parte desse grupo, a liberdade financeira deve ser sua prioridade imediata. Se você realmente odeia seu trabalho, então, você deve estar disposto a fazer sacrifícios para se livrar dele.

Você pode começar com o corte de despesas desnecessárias ou um trabalho paralelo. Busque economizar o máximo possível, para que você possa ter a liberdade de fazer mudanças na sua vida, incluindo a de carreira.

Você está mesmo empenhado em alcançar a liberdade financeira?

A gente geralmente tem aquela ideia de que a liberdade financeira é uma tarefa árdua que exige décadas de economia e investimento. Isso pode ser verdade, mas não é legal ficar pensando em quantos anos vai ter de esperar para chegar lá.

Ao invés disso, que tal se concentrar nas vitórias durante a caminhada? Por exemplo, você poderia pagar todas as dívidas e acumular o suficiente para buscar uma nova carreira que seja mais tranquila. Essa é uma grandes conquistas na caminhada e merece ser celebrada.

Problemas financeiros nos enchem de estresse e ansiedade, sentimentos totalmente desnecessários em nossas vidas. O dinheiro tem esse “poder” de nos manter em contínuo descontentamento, parece que nós nunca temos o suficiente ou que não estamos progredindo.

Mas não precisa ser assim

Mesmo que alcançar a liberdade financeira possa exigir uma longa caminhada, existem fatores-chave que ajudam a trilhar esse caminho até o fim.

Eles se dividem em algumas categorias: escolha de carreira, gerenciamento de dinheiro, apoio familiar, hábitos e atitudes pessoais. Nomeie suas categorias e as organize tendo em vista seus objetivos.

Uma base forte para iniciar

Nem todo mundo teve a sorte de aprender já na infância a importância da prudência e do trabalho duro. Esse é o  caso da maioria das pessoas, então não se preocupe, pois ainda está ao seu alcance cultivar essas qualidades e isso vai te ajudar a criar as condições propícias para o seu próprio sucesso financeiro.

Paciência é a palavra de lei, suas decisões pessoais e financeiras que vão te trazer algum retorno a longo prazo exigem sacrificar pelo menos um pouco hoje. Você deve se livrar da cultura do retorno rápido, para garantir um retorno bem maior no futuro.

Aprenda a gerenciar dinheiro

Você pode ter a sorte de começar sua vida com uma excelente base familiar, ter uma carreira bem remunerada e trabalhar com o que você ama, mas se não focar em gastar menos do que ganha, você não estará caminhando para a liberdade financeira.

10 COISAS EM QUE VOCÊ NÃO DEVE GASTAR DINHEIRO

Para andar na direção certa, você deve começar rastreando suas despesas e procurar aprender sobre poupança e também sobre orçamento.

Identifique as áreas onde realmente vale a pena gastar seu dinheiro e melhore sua qualidade de vida. Nas áreas menos interessantes ou supérfluas, procure economizar.

Ter um controle total sobre suas finanças é fruto de trabalho árduo, sacrifício e tempo, porém, todo esse esforço vale a pena.

Despesas

Você não tem ideia de para onde seu dinheiro está indo? O primeiro passo para a liberdade financeira é elaborar um orçamento mensal. Além disso, acompanhe diariamente suas despesas ao longo do mês.

Se você gastar de forma consistente em determinadas áreas, você pode analisar e ajustar os valores de cada categoria. A chave para construir um plano financeiro forte para o futuro é entender o quanto você gasta e economiza agora.

Rastrear seu fluxo de despesas pode te dar uma sensação de controle e confiança e isso facilita na hora de arriscar mudanças financeiras em sua vida.

Categorias

No passo anterior você já começou a identificar seus gastos, agora é hora de separar o que é realmente necessário identificando todas as suas despesas mensais com base nos últimos meses e, em seguida, categorizar suas despesas em três categorias: Preciso, Quero, Gosto.

Anote todas as despesas (alimentação, aluguel, transporte, roupas, cartões de crédito, Internet, animais de estimação, entretenimento, etc.); Depois disso, use suas categorias para priorizar e cortar onde quer que você possa. Quanto mais rígido você for, mais cedo você será livre.

Ponha limites

Dê a cada Real um destino no início do mês. Ao estabelecer esses limites, você não vai precisar se preocupar com o que pode e o que não pode comprar porque o dinheiro que não foi atribuído no início do mês não pode ser gasto no meio do mês.

Essa é uma lógica simples, mas se preferir você também pode aprender sobre o método “Se pague primeiro“. Não importa quanto dinheiro você tenha, você precisa de um plano.

Ajuste

Você vai deslizar ao longo do caminho e está tudo bem, isso faz parte do processo. Entretanto, você deve examinar seu orçamento periodicamente, ajustando até que você esteja confortável com suas alocações mensais estabelecidas.

O primeiro mês é o mais difícil, mas no terceiro mês você vai se culpar por desperdiçar tanto dinheiro durante seus dias sem orçamento definido.

Você não precisa se privar de tudo e viver sem coisas que gosta apenas para economizar mais, mas às vezes se privar temporariamente de satisfações casuais – quando estamos tentando mover nossas vidas em uma direção melhor – faz todo sentido.

Segurança

Imprevistos acontecem, e a melhor maneira de lidar com o problema é criando uma poupança para emergências.

Mas preste atenção: não use esse dinheiro a menos que haja uma verdadeira emergência (contas médicas, perda de emprego etc).

Esse dinheiro será sua segurança, ele permitirá que você mantenha aquilo que planejou no orçamento, mesmo quando a vida virar de cabeça para baixo.

Se pague e invista

Só de ouvir a palavra “investir” você já ficou nervoso? Investir parece tão complicado, algo que simplesmente não tem espaço na sua vida?

Bem, em vez de pensar nisso como investir dinheiro, pense nisso como pagar seu “futuro eu”. Com as ferramentas disponíveis atualmente, investir se tornou mais fácil do que nunca e você pode fazer isso de qualquer lugar com a internet.

O PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR SEU PLANO DE INVESTIMENTOS

Enxugue suas finanças e elimine as dívidas

Depois de começar a aprender a gerenciar o dinheiro, você pode perceber que cometeu alguns erros com suas finanças no passado. Então, se você quer ser financeiramente independente, você tem que limpar essa bagunça.

Isso significa que se você tiver dívidas com cartões de crédito, empréstimos estudantis ou parcelas do carro, é hora de levar isso a sério e priorizar.

Quer uma motivação para fazer disso prioridade? Enquanto você deve dinheiro, seu salário tem o nome de outra pessoa nele e se você quiser alcançar seus objetivos, você precisa de sua renda total à disposição, não poucos pedaços que sobraram depois de pagar as contas do cartão de crédito e os pagamentos de empréstimos.

Uma vez que você estiver livre de dívidas, procure se manter assim, a dívida prejudica sua capacidade de construir riqueza e coloca seu plano financeiro em risco.

Defina seus objetivos

Os objetivos financeiros não simplesmente se realizam, você trabalha e faz com que eles aconteçam. Se imagine daqui a alguns anos e se pergunte, onde você deseja viver na aposentadoria e quando vai parar de trabalhar, pois você vai trabalhar em prol disso.

O seu comportamento financeiro vai apresentar mudanças quando você tiver um objetivo fixado, algo que você queira muito alcançar. Você vai começar a pensar várias vezes antes de gastar com algo que você não precisa, e que pode fazer com que seu sonho demore mais tempo para se realizar.

Alcançando liberdade financeira

Se você leu até aqui significa que realmente está interessado em iniciar essa jornada e eu tenho certeza que você é capaz de alcançar seus objetivos com o esforço necessário.

Não desanime ao saber que a liberdade financeira vai demorar alguns anos para ser alcançada, esses anos vão passar mais rápido do que você pensa e logo você estará concluindo essa caminhada.

*****

LEIA TAMBÉM:

Viver de renda: calcule o quanto você deve poupar para atingir este objetivo

Como elaborar um planejamento financeiro pessoal incrível em 13 passos

6 pensamentos errados sobre dinheiro que você precisa abandonar

*****

Curtiu essas valiosas dicas para alcançar a liberdade financeira? Conhece alguma outra? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Liberdade financeira: o que significa e como trilhar essa jornada? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários