Saiba se pagar IPTU e IPVA em cota única vale a pena no atual cenário econômico

Banner convidando para o Mobills

Estados e Municípios oferecem descontos aos contribuintes que pagarem seus impostos em cota única. Os percentuais variam e, na maior parte das vezes, giram em torno de 3%.

Contudo, nem sempre é fácil dispor dos valores integrais destes impostos (IPTU e IPVA) no início do ano, visto que as despesas desse período, somadas com outras do mês de dezembro – como viagens e presentes -, podem comprometer a possibilidade da opção pela parcela única.

Aplicar ou pagar?

No atual cenário econômico, se o contribuinte possuir os valores necessários para quitar estes impostos de uma só vez, é indicado que o faça.

Isso porque, com as taxas de juros baixas, aplicações em renda fixa, por exemplo, não renderiam nem os 3% do desconto, ainda mais após o abatimento do imposto de renda (o que ocorre na maioria delas).

Tirar o dinheiro de uma aplicação vale a pena?

Para aqueles que dispõem dos valores, mas os mesmos estão aplicados em investimentos, pode não valer a pena a retirada do dinheiro das aplicações.

Já que para os investimentos sujeitos ao Imposto de Renda, a alíquota é regressiva. Assim, aplicações recentes estão sujeitas a uma alíquota maior do imposto, sendo desfavorável a retirada do dinheiro.

Observe as alíquotas:

  • Até 180 dias: paga 22,5% de IR
  • Até 360 dias: paga 20%
  • Até 720 dias: paga 17,5%
  • Acima de 720 dias: paga 15% de IR

Os percentuais são cobrados sobre o rendimento da aplicação.

Para saber se vale a pena no seu caso, faça o cálculo do valor do abatimento prometido nos impostos ao pagar na modalidade cota única e o valor do IR para resgatar a aplicação, sendo este último maior ou igual ao primeiro não há vantagens reais.

É importante, ainda, buscar não zerar as reservas financeiras, pois no caso de uma emergência pegar crédito emprestado sai muito mais caro.

As taxas praticadas hoje no mercado variam entre 1,2 e 8% ao mês, sendo as taxas mais baixas reservadas ao crédito consignado e outras operações diferenciadas.

Desse modo, a maior parte do crédito disponível cobra juros bem mais altos que os percentuais dos descontos da cota única.


Como investir dinheiro: o passo a passo definitivo!


Pagar no cartão ou pegar empréstimos são boas opções?

Empréstimos, como já salientado, não é uma boa opção.

Mesmo com a queda da taxa básica de juros e a consequente queda nos custos de pegar dinheiro emprestado, os valores dos descontos oferecidos para o pagamento em cota única são igualmente baixos e não compensa trocar uma dívida pela outra.

Para valer a pena, o CET (Custo efetivo total) do empréstimo teria de ser menor que 3%,  o que é muito difícil de acontecer.

O cartão de crédito, por outro lado, pode ser uma opção viável.

Não havendo custos adicionais, é uma melhor opção pagar no cartão, já que outros benefícios podem ser gerados a partir desse pagamento como os pontos em programas de fidelidade.

Não pague mais do que é devido no IPTU e IPVA

Finalmente, se não houver outra opção, o parcelamento direto com o governo será necessário. Nesse caso, programe-se para não esquecer os vencimentos.

Os juros cobrados por atraso são altos e se já é difícil arcar com uma carga tributária tão alta, imagina custear ainda mais gastos por perder os prazos para pagamento.


APRENDA MAIS:

Juros compostos: entenda melhor esse conceito que pode mudar sua vida financeira


View this post on Instagram

A SEMANA DA TRANSFORMAÇÃO FINANCEIRA COMEÇOU! QUER MUDAR DE VIDA? ⠀ Então precisa começar HOJE a mudar os seus hábitos. Porque a frequência daquilo você faz diariamente não somente determina o que você é, como reflete no que você tem e virá a conquistar. ⠀ Logo, isso acomete também a sua vida financeira. Desde a forma como usa o dinheiro para suprir suas necessidades básicas aos seus investimentos que lhe garantirão uma vida com mais liberdade e uma aposentadoria segura. ⠀ Por isso, se você realmente deseja MUDAR DE VIDA e tornar-se bem-sucedido, você precisa tomar algumas atitudes básicas. Tais como: ⠀ 📖 Desligue a TV e abra livros; 👋 Diga "Adeus" a pessoas negativas; 🎯 Comprometa-se com seus objetivos; 🤐 Pare de reclamar, simplesmente faça! 💡 Converse sobre ideias, não sobre pessoas; 🤓 Foque em uma habilidade que você quer ficar excelente. ⠀ Abra espaço para a leitura na sua vida e aprenda a usar as mídias sociais como forma de ampliar o seu conhecimento e não como um ATRASO DE VIDA. As atuais formas de entretenimento podem ser nocivas ao seu crescimento se você não souber usá-las, isso se aplica às pessoas negativas que são nocivas a nossa saúde mental e à nossa energia. ⠀ Foque em VOCÊ, nos SEUS SONHOS. Entenda que você é a ÚNICA pessoa capaz de te fazer chegar aonde você quer, pois mesmo que as outras pessoas sejam importantes e possam te ajudar na sua caminhada, nada muda se você não mudar e começar a AGIR. ⠀ A frase pode até ser um "clichê", mas o fato é que VOCÊ É O AUTOR DA SUA HISTÓRIA. ⠀ COMO VOCÊ SE VÊ DAQUI A 20 ANOS? 😎 ⠀ Siga @mobilledu e @mobillsapp ⠀ 💙 PARTICIPE DA SEMANA DA TRANSFORMAÇÃO FINANCEIRA – 7 A 14 DE JANEIRO. LINK NA BIO. ⠀ #mobillsedu #aprendizmb #planejamentofinanceiro #controlefinanceiro #financaspessoais #educacaofinanceira #dicas #dicasfinanceiras #aprender #rico #inteligenciafinanceira #liberdadefinanceira #decisoesfinanceiras #dinheiro #financas #motivação

A post shared by Mobills Educação Financeira (@mobillsedu) on