Investimentos

Será que vale a pena investir por conta própria?

Homem pensando ao pôr do sol sobre como investir por conta própria

Entenda por que essa atitude pode fazer toda a diferença para o seu bolso.

Será que vale a pena investir por conta própria?

Banner convidando para o site do Mobills

Você já parou para pensar nos benefícios e dificuldades para investir por conta própria? Caso ainda não tenha, pode ficar tranquilo que nós aqui do portal pensamos e explicamos tudo para você!

Antes de qualquer coisa, eu imagino que você seja como eu. Rale o mês inteiro, receba sua graninha no fim do mês e usa o app do Mobills para gerenciar todos os seus gastos e economizar uma gordurinha para terminar o próximo mês bem.

Você já sentiu como é triste quando alguém não trata seu trabalho, esforço e dinheiro com respeito? Bom, é isso que acontece na maioria das vezes quando você pede para alguém cuidar das suas economias.

É claro que para que você tenha condições de controlar suas finanças, você precisa aprender, se dar o trabalho de estar sempre se atualizado e procurando por melhores investimentos. A grande questão aqui é: Será que os benefícios valem mesmo todo o esforço?

Então, agora é só acompanhar esse texto até o final, descobrir minha opinião através do que eu considero desvantagens/vantagens de investir por conta própria e analisar se vale a pena para você!

Desvantagens de investir por conta própria

 

 Gasto inicial em conhecimento

Por mais simples que seja um investimento, você precisa ter em mente que será necessário a aplicação de recursos inciais (tempo e dinheiro) para que aprenda a investir corretamente e não perca seu dinheiro.

O fato é que por mais caro que seja o treinamento ou o tempo que você irá despender estudando o mercado, entendendo como as operações de renda fixa e renda variável funcionam ou fazendo qualquer outra atividade relacionada a aprendizado, no final, isso irá proporcionar uma lucratividade muito maior.

Caso você vá começar a investir com pouco dinheiro, algumas horas lendo um conteúdo bacana aqui no portal ou até mesmo vendo algum vídeo de qualidade no YouTube, já pode ser o suficiente para que você dê os seus primeiros passos rumo à independência financeira.

Entender sobre impostos

Essa pode ser a parte mais complicada e mais assustadora para quem ainda não precisou selecionar um investimento.

Acredite, quando comecei a investir, eu praticamente travei nessa etapa, não queria entender, não fazia sentido como conseguiria pagar tantas tributações com o meu pouco dinheiro investido em Tesouro Direto.

Acontece que depois que você perceber que já paga muito mais quando deixa alguém cuidando do seu dinheiro por você, sente a necessidade insana de entender e começar a gerenciar essas taxas por conta própria.

Mas não se assuste! Depois que você recebe seus juros compostos pela primeira vez, percebe que não é um bicho de sete cabeças e você pode lidar muito bem com aquilo para ter um lucro muito maior.

Você se torna unicamente responsável

Caio, mas isso não deveria estar em vantagens? Eu acredito fielmente que isso seja a melhor das coisas de investir por conta própria, contudo, muitas pessoas simplesmente não conseguem assumir a responsabilidade pelos seus ganhos e por suas derrotas.

Quando você escolhe por sua única e exclusiva análise qual será o título em que irá investir, você se torna o responsável pelos frutos.

Ou seja, a partir desse momento não é mais possível colocar a culpa no gerente de banco que não dá a mínima para você, nem para a sua corretora, que cobra taxas muito altas e escolhe investimentos com pouco lucro.

Caso você fique milionário da noite para o dia: Parabéns, mérito seu! Mas caso você vá a falência: Parabéns, mérito seu também! E é por isso que é tão importante aprender a operar corretamente, seja no mercado de renda fixa ou em renda varável.

O PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR SEU PLANO DE INVESTIMENTOS

Você deve estar pensando que investir por conta própria é o pior negócio que você pode fazer na vida, mas calma que não é bem assim.

Fica comigo que agora vou te contar todas as vantagens de tomar as rédias do seu futuro financeiro.

Vantagens de investir por conta própria

 

Livrar-se de conflitos de interesses

Todas as vezes que você vai investir por meio de um banco ou através do conselho de algum corretor, você concorda comigo que eles têm interesses alheios aos seus? 

Às vezes pode ser simplesmente bater a meta do mês ou até mesmo jogar de maneira que os investimentos cresçam de valor, mas a verdade é que você nunca saberá quando o seu “conselheiro” está sendo completamente íntegro naquilo que fala.

A boa e melhor notícia aqui, é que ninguém cuida melhor do seu dinheiro do que você mesmoPortanto, mesmo que seja o seu primeiro investimento ou que você não saiba exatamente qual título te dará maior retorno financeiro, existe um pequeno instinto dentro de nós que vai optar por aquele que mais se encaixa com nossas características pessoais.

VOCÊ SÓ PRECISA DE UM POUCO DE ATITUDE PARA COMEÇAR A INVESTIR

Cuidar do seu futuro no longo prazo

De acordo com uma pesquisa feita pela Bolsa de Nova York, os acionistas em 1950 mantinham suas ações na carteira em média por 6 anos, enquanto hoje em dia apenas 11 meses. Isso parece um movimento muito agressivo, não é mesmo?

E realmente é. Quando você está investindo por conta própria você tem a possibilidade de determinar exatamente em qual momento vai vender um título ou uma ação, de acordo com as mudanças do mercado.

Esse tempo de espera, depende muito da estratégia a qual irá adotar. Eu, particularmente, prefiro deixar em um longo prazo, pois assim tenho lucros consideravelmente maiores e não preciso ficar me preocupando com planilhas e toda aquela burocracia.

No entanto, caso eu decida por investir através de um terceiro (um fundo de investimentos, por exemplo) não tenho controle sobre isso.

Os gerentes e operadores desses investimentos poderão reagir bruscamente a qualquer oscilação do mercado, procurando garantir um pequeno lucro a fim de prestar contas positivas aos clientes e garantirem seus empregos.

Mobilidade horária e espacial

Você já pensou que bacana seria fazer dinheiro enquanto faz uma viagem pelo Caribe ou até mesmo enquanto dorme? Os investimentos aumentam e muito essa possibilidade.

Graças a nossa tão amada internet, você pode operar ações, títulos públicos e diversos outros tipos de investimentos sem precisar encarar filas de banco nem aquele cafezinho amargo que seu gerente te obriga a beber.

Quando você aprende a investir por conta própria, você se torna independente da opinião de consultores que só trabalham com hora agendada e um calendário extremamente restrito.

Quando avaliar que um papel é de alto valor e combina com seus interesses, é hora de colocar o seu dinheiro para que não perca horas ou até dias de rendimento.

É claro que um profissional de mercado não tem essa liberdade, até porque ele precisa investir horas e mais horas para conseguir justificar um simples investimento para seus clientes.

Já você, que é independente e pode levar seus investimentos da maneira que lhe for mais conveniente, não precisa entender sobre todos os papeis do mundo, apenas daqueles poucos que irão te dar um lucro real relevante.

Investir sem pressão

Ao contrário do que muitos pensam, investir por conta própria não vai te causar noites de insônia. Bem pelo contrário!

Quando você opta por investir em títulos mais conservadores, como o Tesouro Direto, dorme muito mais tranquilo e mais sereno do que quando deixa seu dinheiro na poupança (até porque Collor confiscou a poupança, não os títulos públicos).

Alguns outros investimentos, em ações por exemplo, é claro que demandam muito mais esforço e um pouco mais de dor de cabeça, mas caso seja a sua primeira vez em investimentos, eu recomendo fortemente que comece por uma renda fixa, que é muito mais simples e segura para você deixar o seu dinheiro render e trabalhar por você.

Conclusão

Optar por investir por conta própria sem sombra de dúvidas é o que vai te dar muito mais rendimento e segurança. Porém, para isso funcionar, você vai precisar gastar tempo e suor inicialmente até que entenda como é a dinâmica do mercado e quais são os melhores investimentos para você.

Vale ressaltar, contudo, que todo esse esforço é muito recompensador no final! Você poderá afirmar que é o único responsável por estar seja lá onde for, e ainda garantir uma boa qualidade de vida com a menor preocupação possível.

Além disso, encontrar as informações necessárias é muito simples! Inclusive, você que é um leitor assíduo do Portal Mobills, já está muito à frente da maioria das pessoas.

Para te ajudar a caminhar com suas próprias pernas, eu também fundei meu blog, onde ensino tudo o que sei e venho aprendendo ao longo do tempo com investimentos e cuidados com finanças pessoais.

Então, se isso tudo que você leu aqui fez algum sentido para você, confira o trabalho lá no site, veja se pode te ajudar, e compartilha esse texto com seus amigos! Vamos todos divulgar essa mensagem e conseguir alcançar o sucesso, independência e segurança financeira!

Caso você tenha qualquer dúvida, sugestão e queira compartilhar um pouco da sua experiência, aproveita e deixa aqui nos comentários, que eu terei o cuidado de ler cada um e auxiliar no que for possível!

*****

LEIA MAIS:

Boas opções para você que quer saber onde investir 1.000 reais

CDB: o que é e como investir?

LCI: Tudo que você precisa saber sobre Letras de Crédito Imobiliário

Veja onde investir 5 mil reais e ter uma boa rentabilidade

Onde investir 10 mil reais e aumentar seu patrimônio

*****

Curtiu a opinião do Caio sobre investir por conta própria? Concorda com ele? Compartilhe o que você pensa conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Será que vale a pena investir por conta própria? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Caio César do Nascimento

Caio César do Nascimento

Caio César do Nascimento, estudante de Engenharia Civil, apaixonado por educação financeira e movido por investimentos. Redator voluntário no Portal Mobills e criador do blog caionascimento.me no ano de 2017 com o intuito transformar a vida dos leitores através de conhecimento sobre investimentos.