Internet banking: como utilizar a seu favor

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Você já ouviu falar em internet banking? É o ambiente bancário na internet, que traduzindo para o português fica banco internético. Mas o que isso significa? Praticamente todas as instituições bancárias possuem um site e apliactivo para facilitar a vida de seus clientes.

Assim, eles podem realizar transações, pagamentos etc. pela internet gerando mais conforto e segurança. O internet banking é bastante útil, especialmente quando as pessoas precisam usar os serviços bancários fora do atendimento físico.

Porém, se você já sabe do que se trata, será que você sabe utilizá-lo a seu favor? Por isso, continue lendo o artigo e descubra como o internet banking pode ser usado a seu favor.

Descubra como utilizar o internet banking a seu favor

Internet banking é seguro?

pessoa mexendo no notebook e celular ao mesmo tempo
Pode surgir a dúvida: será que internet banking é seguro?

Primeiro de tudo é importantíssimo que você tenha um bom antívirus e firewall, pois você fornecerá informações bastante confidencias. Claro que os bancos mantém uma política de segurança, mas o seu computador precisa estar seguro também.

A maioria dos bancos pede uma senha exclusiva para ser usada no internet banking. Mas por que? Assim, fica mais seguro e sigiloso suas informações.

Caso o seu celular tenha a funcionalidade de leitura digital, então é provável que você possa habilitar essa funcionalidade no internet banking também, assim, deixando ainda mais segura a sua entrada na conta.

Na hora de confirmar uma transação, por exemplo, uma chave de segurança é requisitada. Essa chave de segurança muda toda vez que você entra no aplicativo do seu banco (a maioria possui uma chave de segurança ou algo do tipo). Ou seja, os bancos se preocuparam muito com a segurança de seus dados.

Quer conhecer melhor suas finanças? Utilize o MOBILLS WEB!

Vantagens de utilizar o internet banking

pessoa sentada segurando uma mochila e mexendo no celular
Imagina fazer tudo que você precisa sem sair de casa!

A principal vantagem com certeza é a facilidade. Com o aplicativo do seu banco você pode realizar transferências e muito mais sem sair de casa. É muito mais prático e você não precisa ficar pegando fila.

Além disso, você terá todos os seus dados, como saldo e transações na palma das suas mãos e não terá que ficar acumulando extratos e nem correr o risco de perdê-los.

Outra dica é exportar os arquivos dos bancos para programas de controle financeiro, facilitando, assim, a organização financeira dos gastos em categorias, pagamentos, etc.

Os comprovantes de pagamento, depósito e transferência também podem ser salvos em PDF ou OFX e passados para esses sistemas de controle de gastos.

O Mobills, por exemplo, permite isso apenas na sua versão Android.

Como funciona o internet banking nos principais bancos do País

duas pessoas mexendo no celular em conjunto simulando uma transferência
Com os sites e apps dos bancos você pode realizar transações, consulta de saldo etc sem sair de casa!

Qual o melhor internet banking disponível? Isso depende de cada usuário, de como você utilizará ele e do que você está precisando.

Eu uso do Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, e na minha opinião o internet banking do Bradesco é mais completo e me passa uma sensação maior de segurança.

Agora confira como funciona o internet banking nos principais bancos do Brasil:

Bradesco

Como eu já disse, o internet banking do Bradesco é meu preferido. Ele, além da sua senha tradicional, que é formada por 4 dígitos, pede uma nova senha para acessar o aplicativo ou site.

Sendo assim, para acessar o internet banking é preciso apresentar credenciais de segurança especificas como a chave de segurança (aquele que eu já citei acima), que contém um código de segurança com 3 dígitos. Esses números mudam toda vez que você entra no app.

Itaú

O Itaú trabalha com o iToken, que se assemelha a chave de segurança do Bradesco, que é um código de segurança gerado na tela inicial do internet banking que serve para fazer transações por telefone, internet ou celular.

Quando você entra pela web, o procedimento é um pouco diferente. O usuário deve conferir apenas o nome que aparece na tela do site e digitar a senha eletrônica. Se o seu nome estiver incorreto, não prossiga e procure o Itaú imediatamente.

Banco do Brasil

O internet banking do Banco do Brasil é o meu menos preferido de todos que eu já usei (como disse anteriormente). Ele pede para você baixar um módulo de segurança que garante a proteção das transações. Porém, sua interface não é muito interativa.

Além disso, o banco lembra aos clientes que sempre verifiquem se na página inicial há um símbolo de cadeado fechado (bem ao lado da URL). Isso é a sua garantia que é o site oficial do Banco do Brasil.

Santander

Para acessar o internet banking do Santander é preciso usar a tradicional senha eletrônica e o cartão de segurança com tabela de senhas. O Bradesco usava isso antigamente, mas os novos usuários não precisam.

Além disso, o banco tem o protocolo SSL, que é um tempo limitado para conexão e SMS Token, para efetivar as transações.

Caixa Econômica

A Caixa oferece uma senha para internet banking que dá acesso exclusivo ao serviço e as transações são feitas através do fornecimento de uma assinatura eletrônica.

A comunicação também é feita por teclado virtual com SSL e chaves criptografadas.

Conclusão

Você viu como o internet banking pode facilitar e muito a sua vida? Poder transferir, realizar pagamentos, conferir o saldo sem sair de casa é um sonho!

Praticamente todos os bancos possuem internet banking, ou seja, um site ou aplicativo que você tem acesso a todos os seus dados no maior conformo.

Porém, cuidado! Suas informações são bastante sigilosas e você deve ter todo o cuidado do mundo ao fornecer suas informações. Claro que as instituições financeiras mantém uma política de segurança, mas todo o cuidado é pouco. Nunca entre no site do seu banco em computadores públicos e de outro pessoa.

Ademais, eu recomendo muito que você use o internet banking. Procure pelo site ou app do seu banco e siga as dicas que mostrei ao decorrer do artigo.

Gostou do artigo? O seu comentário é muito importante para nós!

*****

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários